quarta-feira, 30 de abril de 2014

Em março

Desemprego tem leve alta na Região Metropolitana de Fortaleza

Redação Web/ Agência Brasil | 14h26 | 30.04.2014

Taxa é a menor para o mês de março desde 2009



Carteira de trabalho
Dieese estimou que o contingente de desempregados na RMF foi de 145 mil pessoas
Divulgação
A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou leve alta na taxa de desemprego total, que passou de 7,7% em fevereiro para 7,9% em março. A  Pesquisa de Emprego e Desemprego foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e mostra, que apesar da alta, a taxa de desemprego total é a menor para o mês de março desde 2009.
No comparativo entre março de 2013 e de 2014, a taxa de desemprego total na RMF apresentou uma redução passando de 8,9% para 7,9% da força laboral. Já o nível de ocupação apresentou elevação de 2,6%, sendo a maior variação em relação aos últimos doze meses.
Postos de trabalho diminuem em março
O Dieese estimou que o contingente de desempregados na RMF foi de 145 mil pessoas, 2 mil a mais do que em fevereiro. Conforme a pesquisa, a diminuição dos postos de trabalho e a saída de pessoas da força de trabalho contribuíram para o aumento do contingente. Apesar da leve alta na taxa de desemprego total, o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados diminuiu de 27 para 25 semanas, no mesmo período.
Já em relação ao nível de ocupação, a pesquisa mostra que a taxa diminuiu 1,33%  na RMF em decorrência  da redução do número de postos de trabalho na Indústria de Transformação ( -4,4%), na Construção (-4,0%) e nos Serviços (-1,1%), cujos resultados foram atenuados pela ampliação de postos de trabalho no Comércio e Reparação de Veículos (1,4%).
Em março de 2014, também houve retração de 1,2% no número de assalariados, tanto no setor público quanto na iniciativa privada.
Taxa aumenta em outras cinco regiões brasileiras 
A taxa de desemprego aumentou no conjunto das seis regiões pesquisadas pelo Dieese. O índice passou de 10,3%, em fevereiro, para 11%, em março. Foram eliminados 137 mil postos de trabalho, o que elevou o total de desempregados para 2.249.000.
De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, o nível de ocupação caiu 1,5% em Porto Alegre, 1,3% em Fortaleza, 1,2% no Recife, 0,9% em Belo Horizonte, 0,5% em São Paulo, e 0,2% em Salvador.
A indústria de transformação cortou 88 mil vagas nas seis regiões pesquisadas, com queda de 3,1%; a construção civil eliminou 26 mil postos, queda de 1,7%; o comércio e a reparação de veículos automotores e motocicletas reduziu as vagas em 24 mil, um recuo de 0,7%; e o segmento de serviços manteve-se estável, segundo a PED.
1º de maio

Saiba o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalho na Capital

Redação Web | 19h02 | 28.04.2014

Lojas estarão fechadas em toda a cidade


Lojas
Lojas de rua e do centro estarão fechadas
Arquivo
Durante o feriado do Dia do Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (1), a população deve ficar atenta para o que irá abrir e fechar em Fortaleza. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), não houve acordo entre os lojistas e todas as lojas da cidade estarão fechadas, inclusive as do centro.
Ainda segundo o Sindilojas, somente o cinema e a praça de alimentação estarão abertas nos shoppings. Já os supermercados estarão fechados o dia inteiro, de acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), tanto na Capital como no Interior, também não abre durante o dia 1º. Os voluntários em doar sangue devem procurar o posto de coleta do Hemoce do Instituto Dr. José Frota (IJF), entre 13h e 17h30.O que abre
Todos os postos de combustíveis funcionarão normalmente, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).
Os postos de saúde ainda não definiram se algum deles irá abrir na quinta-feira, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sempre ficam abertas no feriado para urgências.
A Cagece estará atendendo pelo plantão através do número 0800 275 0195. Já para falar com o plantão da Coelce é preciso ligar para o 0800 285 0196.
a 10h para o fim do prazo

56 mil contribuintes ainda não declararam Imposto de Renda no Ceará

Murilo Viana | 09h53 | 30.04.2014

Quantidade representa 14% do total de pessoas que irão declarar o imposto no Estado


Imposto de renda
Para fazer a declaração, o contribuinte precisa baixar o programa no site da Receita Federal
MARILIA CAMELO
Atualizado às 14h22
Cerca de 56 mil contribuintes do Ceará ainda não haviam declarado o Imposto de Renda (IR) até as 14h desta quarta-feira (30), segundo dados da Receita Federal.
O número é considerado dentro do esperado pelo órgão e a expectativa é de que 600 mil pessoas enviem a declaração do tributo até o fim do prazo, às 23h59 desta quarta.
A quantidade dos que não acertaram as contas com o órgão representa 9% do total. Já haviam sido enviadas 543.604 declarações no Estado até a última atualização, de acordo com a Receita.
Quem perder o prazo será multado em R$ 165,74 ou em 20% sobre o imposto devido, com prevalência do maior valor dentre os dois.
A declaração pode ser enviada pela Internet, por meio do Programa Gerador de Declaração, disponível no site da Receita, ou pelos aplicativos para iOS e Android, disponível nas lojas de aplicativo dos dispositivos.
O órgão disponibiliza, ainda, um canal no YouTube com vídeos que explicam como preencher o formulário.
Plantão fiscal da Receita funcionará até as 17h para esclarecer dúvidas
O serviço de plantão fiscal, na sede da Receita Federal em Fortaleza, estará disponível exepcionalmente nesta quarta até as 17h para esclaracer as dúvidas dos que deixaram a declaração para o último dia. O endereço é Rua Barão de Aracati, nº 909, Aldeota.
> Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o Imposto de Renda
O órgão também disponibiliza o Receitafone (146),que funciona 24 horas por dia. Das 8h às 20h, é possível falar com atendentes.
Pelo site da Receita, é possível envair dúvidas e há o link "Perguntão",  que reúne questões gerais e mais comuns sobre o preenchimento e a entrega da declaração.
PLUVIOMETRIA NO CEARÁ

Após veranico, chove em 103 municípios

30.04.2014

A Funceme prevê a continuidade das precipitações no Centro-Norte do Ceará nos próximos dias

PLUVIOMETRIA
Comporta do Arrojado Lisboa, em Banabuiú, município onde choveu 106,5mm ontem, depois de alguns dias sem ocorrências. O açude poderá chegar ao seu nível hídrico crítico, caso as precipitações continuem baixas
FOTO: APRÍGIO NETO
Banabuiú. Após um curto período sem chuvas no Interior do Estado, os pluviômetros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltaram a registrar precipitações em mais da metade dos municípios do Ceará, principalmente nas regiões litorâneas, Zona Norte, Vale do Jaguaribe e Sertão Central. No período de segunda para terça-feira, choveu em 103 cidades.
Conforme a Funceme, a maior precipitação ocorreu em Banabuiú, no Centro do Estado, com 106mm. A menor chuva foi em Quixadá, também nesta região, na área do Açude Pedras Brancas, mesmo assim acima dos 40mm.
Para hoje, a Funceme prevê a continuidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando sobre o Norte do Nordeste brasileiro, podendo ocasionar chuvas no Centro-Norte do Ceará. Nas demais regiões cearenses, a previsão é de nebulosidade variável.
Esse quadro se configurou a partir do início da semana, principalmente na região do Vale do Banabuiú. No fim da tarde da segunda-feira, por volta das 17 horas, o tempo fechou, dando início às chuvas, mas parando logo depois. No início da madrugada voltou a chover novamente. Mesmo assim os 106,5mm não foram suficientes para mudar o quadro crítico do Açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú.
Conforme o responsável pela segurança na área do reservatório do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Aprígio Neto, se não chover mais na região, o terceiro maior açude do Estado poderá atingir o nível mais crítico de sua história, como aconteceu em 2003, quando chegou a manter a reserva de apenas 1% da sua capacidade cujo volume máximo pode chegar a 1,7 bilhão/m³.
Atualmente, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Arrojado Lisboa está apenas com 19,11% do seu volume.
Conforme a meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, a falta de chuvas em boa parte dos municípios cearenses nos últimos dias já pode ser considerada um veranico. O fator responsável por esse quadro meteorológico é a instabilidade do Sistema Zona de Convergência. Está oscilando e, quando se afasta, as nuvens não se aproximam do Interior provocando a estiagem. Entretanto, no primeiro dia de maio poderão ocorrer chuvas em todo o Ceará.
O principal sistema meteorológico em atuação deverá se aproximar novamente do Centro do Estado. Há duas semanas, no dia 16, a gerência da Subbacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou no escritório regional da Cogerh, em Quixeramobim, uma reunião de alocação negociada de água do Sistema Fogareiro-Quixeramobim. A reunião teve o objetivo de avaliar a operação do segundo semestre de 2013 e alocar a vazão média para o primeiro semestre do ano corrente.
Após a apresentação dos dados técnicos do reservatório foi definida a vazão média de 280 litros por segundo. Foram discutidas demandas do sistema de adução Fogareiro-Pirabibu e uma tentativa para suprir o açude da pasta, onde membros da Comissão Gestora do Sistema Fogareiro-Pirabibu ficaram de acompanhar todo o processo.
REFORMA DA CÚRIA

Trabalhos irão terminar em 2015

30.04.2014


Image-0-Artigo-1601547-1
Federico Lombardi informou que próxima reunião para tratar do tema acontecerá em julho
FOTO: REUTERS
Cidade do Vaticano. O grupo de oito cardeais nomeado pelo Papa Francisco para assessorá-lo na reforma do governo central da Igreja irá concluir seus trabalhos em 2015, indicou ontem o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. "O trabalho a ser feito ainda é muito, mas, provavelmente, estará concluído em 2015", garantiu.
Os cardeais participam desde anteontem da quarta rodada de reuniões com o pontífice, a fim de estabelecer os eixos para uma profunda reforma da Cúria Romana, abalada por uma série de escândalos.
O Papa se reunirá pela primeira vez no dia 2 de maio com a comissão que dirige a nova Secretaria de Economia, que é responsável por todas as atividades econômicas da Santa Sé. O comitê tem quinze membros - oito cardeais e sete leigos - e é responsável por elaborar orientações a serem seguidas pela secretaria. Esse órgão deve garantir a credibilidade da Igreja. Lombardi informou ainda que a próxima reunião do "G8" está marcada para acontecer entre 1º e 4 de julho.

PETROBRÁS

Renan determina a CPI somente no Senado

30.04.2014


renan e a cpi
Em discurso no plenário, o presidente do Congresso pediu aos partidos que indicassem os membros da comissão para viabilizar a instalação na terça
Brasília. Com o objetivo de implodir a CPI mista (com deputados e senadores) da Petrobras, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) determinou ontem a instalação da CPI para investigar a estatal só no Senado, o que deve ocorrer na próxima terça-feira. Renan segue estratégia traçada pelo Planalto de priorizar a CPI no Senado por apostar que, nesse caso, o governo terá mais condições de acompanhar as investigações.

Em discurso no plenário, Renan pediu aos partidos que indicassem os membros da comissão para viabilizar sua instalação na terça. Nos bastidores, senadores da base aliada avaliam que os debates na Casa trarão menos ataques ao governo e à presidente Dilma Rousseff em ano eleitoral - o argumento pressupõe que muitos deputados buscam “holofotes” de olho em suas campanhas.

Na Câmara, a oposição, apoiada em parte pelo PMDB, insiste na CPI mista e ameaça denunciar Renan ao Ministério Público e ao Conselho de Ética do Senado. Os deputados cogitaram pedir o impeachment de Renan, mas as regras do Congresso não viabilizam essa alternativa.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), e o líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), estiveram na última segunda-feira com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para discutir uma solução para a investigação sobre a estatal e informar que a bancada do PMDB na Câmara é a favor da comissão mista.

O argumento de Renan para não instalar a CPI mista é que a decisão da ministra do STF Rosa Weber, que determinou a instalação imediata de CPI apenas para investigar a Petrobras, não se aplica à comissão mista de inquérito. Para enterrá-la de vez, o governo tenta retardar o início dos trabalhos pelo menos até o dia 20, quando deve haver sessão do Congresso. Em junho, o Legislativo reduz o ritmo de trabalhos em razão da Copa do Mundo e das eleições.

A oposição insiste que Renan tem poderes para determinar a instalação imediata da comissão mista, na contramão do que argumentam os governistas.
Renan também anunciou ontem que vai recorrer da decisão de Rosa Weber sobre a CPI exclusiva sobre a Petrobras.
FORTALEZA

Faltam recipientes para venda de combustíveis

30.04.2014

Só é possível comprar combustível de forma avulsa com embalagem aprovada pelo Inmetro para transportá-l

falta de recipientes
Desde 2008, postos de combustíveis de todo o País estão proibidos de comercializar saquinhos plásticos e garrafas pet
FOTO: FERNANDA SIEBRA
Recipientes homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Industrial (Inmetro) para a venda avulsa de combustível estão em falta em diversos postos da Capital cearense. A Redação Web do Diário do Nordeste percorreu 12 postos de combustíveis por Fortaleza e encontrou a embalagem em apenas um estabelecimento após a pesquisa.
Segundo regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização técnica no País, desde 2008 é proibida, em todos os postos do Brasil, a comercialização de combustíveis em garrafas pet e saquinhos plásticos, uma medida adotada devido à natureza inflamável do produto, para manter a segurança do consumidor, segundo a ABNT. A multa para os postos de combustíveis que descumprem esta determinação varia de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. Não há punição para o consumidor que comprar combustível embalagens fora das especificações.
A fiscalização, realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), começou a ser intensificada somente a partir do mês de novembro de 2013. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) reconhece que existe uma falha na distribuição das embalagens na cidade de Fortaleza. "A falta do equipamento ocorre, pois a demanda é grande e, quando nós temos o produto nos postos, eles acabam muito rápido. Mas isso acontece em todo o País. O mercado brasileiro está carente deste produto", destacou o assessor para assuntos econômico do Sindipostos-CE, Antônio José.
O proprietário de uma empresa revendedora dos recipientes na Capital, Henrique Sergio Sousa, relata que o problema está na demora da chegada dos pedidos encomendados em São Paulo. "Eu revendo o produto para uns 15 postos em Fortaleza, mas com a grande demanda estou encontrando dificuldade com os pedidos, que estão demorando até 15 dias para chegar no Ceará", contou.
FESTA JUNINA

Quadrilhas se preparam para festejos no Ceará

30.04.2014

Cerca de 150 grupos participarão do tradicional São João do Ceará, realizado no próximo dia 30 de maio

quadrilhas juninas
Integrantes das quadrilhas concorrerão aos postos de melhor rainha (adulta), melhor princesa (adulta) e melhor casal (adulto e infantil)
FOTO: KLÉBER GONÇALVES
Quem gosta da alegria, das comidas, das danças e das músicas típicas do período junino já pode ir se preparando para as festas de 2014. O tradicional São João do Ceará, evento anual promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), será realizado no próximo dia 30 de maio, em pleno coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira. Aquecendo para o mês em que se celebra o "Santo Festeiro", o espetáculo vai reunir as mais renomadas quadrilhas do Estado.
Cerca de 150 grupos da Capital, do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza participarão da quinta edição do festejo, que contará com uma novidade. A abertura do evento terá como principal atração o primeiro Festival de Música Junina, onde serão eleitas as dez melhores músicas-tema das apresentações desse ano. A competição, realizada em parceria com a Associação Cearense de Músicos (Ascemus), renderá aos vencedores a oportunidade de gravar um CD contendo as canções preferidas dos jurados.
Além da inovação, a festa será palco da escolha dos Destaques Fequajuce 2014. Integrantes das quadrilhas cearenses concorrerão aos postos de melhor rainha (adulta), melhor princesa (adulta) e melhor casal (adulto e infantil). Quesitos como desenvoltura, figurino e simpatia serão avaliados na disputa. No ano passado, os ganhadores receberam prêmios e representaram o Estado na Conferência Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq), sediada em Goiás.
Campeonato
No mês de julho, do dia 10 ao dia 17, a Fequajuce também organizará o Festival Cearense de Quadrilha Junina 2014, que irá selecionar, dentre os 150 grupos de dança locais, os 40 melhores. Destes, apenas um será escolhido para concorrer, pelo Ceará, no Campeonato Nacional de Quadrilhas.
Paulo Henrique Sampaio, diretor de eventos da Federação, ressalta que todas as quadrilhas do Estado já estão na fase final de preparativos para os eventos. Grupos como o Arraiá Esperança, do bairro Messejana, Filhos do Sertão, do Jardim das Oliveiras, Paixão Nordestina, do Vila Manoel Sátiro e Ceará Junino, do Álvaro Weyne, estão entre as companhias que ensaiam regularmente na Capital.
Segundo Márcio Martins, membro do conselho gestor da Fequajuce, a entidade espera que os festejos deste ano sejam especiais por conta da Copa do Mundo. "Acreditamos que, com a presença de pessoas de todo o mundo no Ceará, este será o melhor de todos os tempos", diz.
Edital
EM QUEDA

Pesquisa mostra Dilma com 37%

30.04.2014

Em discurso durante evento na Bahia, a presidente disse que o povo brasileiro não “vai retroagir”

Brasília. A avaliação do governo Dilma Rousseff (PT) e sua aprovação pessoal mantiveram trajetória de queda em abril, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)/MDA divulgada ontem.

As intenções de voto em Dilma caíram para 37%, ante 43,7% em fevereiro. Uma variação de 6,7 pontos percentuais. Já Aécio subiu para 21,6%, 4,6 pontos percentuais em relação aos 17% registrados em fevereiro. Eduardo Campos (PSB), avançou para 11,8% , antes estava com 9,9%. Esta variação, entretanto, ficou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

Em um evento para lançar ações para o enfrentamento da seca no Nordeste ontem, em Feira de Santana (BA), a presidente defendeu as ações sociais do atual governo - e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva - e disse “ter certeza” que o “povo brasileiro não vai desistir” de avanços que, segundo ela, foram obtidos em governos petistas.

“Nós não vamos voltar atrás e tenho certeza que o povo brasileiro não vai retroagir, desistir disso que nós conquistamos, como a maior redução da desigualdade social no nosso país, maior criação de empregos que o Brasil teve”, disse.

Avaliação

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, atribui a queda a “problemas levantados” no atual governo. “A grande inovação dos dados foi que eles mostraram pela primeira vez uma arrancada mais forte da oposição. Houve migração de votos da Dilma principalmente para os dois candidatos de oposição, Aécio Neves e Eduardo Campos”, disse.

No levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é mencionado, Dilma oscilou para baixo a 20,5% (21,3%), enquanto Aécio subiu para 9,3% (5,6%). Campos também subiu no levantamento espontâneo para 3,6% (1,6%).

Dos três pré-candidatos mais citados, Dilma tem a maior rejeição. 43,1% afirmam que não votariam nela de modo algum. Para Aécio esse índice foi de 32,4% e para Campos, 29,9%. A rejeição à petista era de 37,3% em fevereiro.

Num eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente venceria, mas por margem menor que a de fevereiro: 39,2% a 29,3%, 10,1 pontos percentuais. Em fevereiro, os percentuais eram, respectivamente, 46,6% a 23,4%. Isso representava 23,2 pontos percentuais.

Contra Campos, o cenário é mais confortável num possível segundo turno. Dilma o venceria por 41,3% a 24 %. Essa diferença também foi maior em fevereiro: 48,6% a 18%. A diferença que era de 30,6 pontos percentuais em fevereiro caiu para 17,3 pontos percentuais agora.

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), atribuiu a queda de Dilma nas pesquisas à “volta da inflação, à corrupção endêmica, promessas feitas e não cumpridas, como a questão da energia elétrica”. Para ele, “tudo isso é percebido”.
TRAVESSIAS DA COR

O caminho mais difícil

30.04.2014

Presos por tráfico internacional de drogas, africanos tentam a travessia do pó, que tem em Fortaleza uma das últimas paradas antes da Europa

afro
Cornélius fez da alfabetização ao ensino superior dentro da penitenciária. O nigeriano tornou-se uma referência de egresso do sistema penal brasileiro
africanos
Carentes de defesa, condenados africanos Victor e Alfredo demoram mais na prisão
FOTOS: FABIANE DE PAULA
Escolher atravessar o Atlântico com drogas pode depender de o quanto essa atividade é tão mais errada quanto não saber se estará vivo no dia seguinte porque sucessivos golpes militares mantêm mais a administração do caos do que de um país.
E quando o desejo é ir embora, mesmo que para um dia voltar ao mesmo caos (desde que com dinheiro), levar alguns quilos de cocaína parece o passaporte para o sucesso. O fracasso desses descaminhos leva homens para o Instituto Penal Olavo Oliveira (IPOO) 2, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Para lá vão as "mulas do pó", como são consideradas, dentre outras, as pessoas usadas pelo tráfico internacional de entorpecentes. A África, um conjunto de 54 países, não produz e é o menor continente consumidor de drogas, mas a figura do africano é a mais associada quando o assunto é o narcotráfico.
O continente mais velho que o "Velho Mundo" europeu é mantido office boy da rota comercial secular em que a América oferece o produto que a Europa consome. Esqueça-se o café e a cana-de-açúcar dos séculos XVII e XVIII. Vem saindo quentinha e refinada a cocaína boliviana, que chega ao Acre, atravessa a Amazônia, aterrissa no Pará e segue para Fortaleza.
Para o destino seguinte, Cornélius não conseguiu embarcar. Nem Victor. Alfredo também não. São de Nigéria, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, respectivamente. Caíram na cada vez mais fina malha da Polícia Federal. E no engano de achar que aeroportos menos movimentados não possuem os mesmos instrumentos de fiscalização.
A cor da condenação
A diferença que expõe os africanos em meio a tantos no Aeroporto Internacional Pinto Martins é a mesma que os iguala e esconde no IPPOO 2, onde predominam vários tons de negro.
Chegando ao Brasil, somente Victor Chukwueienek sabia falar português, língua oficial de Cabo-Verde. A Nigéria foi colonizada pela Inglaterra. Embora, em Guine-Bissau, a língua oficial seja o português, o crioulo ainda é falado pela maioria. Português é a língua da escola. Não frequentá-la, portanto, só aumenta o estigma de ser analfabeto. "Quando a pessoa não tem conhecimento, não tem Deus", diz Victor. Ele acusa "forças do mal" de terem-no levado para o narcotráfico, ofício que levou por dez anos, desde que foi demitido pelo Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde.
VIOLÊNCIA

Igrejas mudam rotina devido à insegurança

30.04.2014

Paróquias cancelam celebrações e instalam equipamentos de segurança para tentar evitar assaltos e furtos

igrejas asssaltadas
As grades do Santuário Coração de Jesus não são novidade, entretanto, os aparatos não garantiram o fim dos furtos no local
FOTO: NATINHO RODRIGUES
A palavra "igreja" vem do termo grego ekklesia, que significa reunião, convocação. Entretanto, o crescimento da insegurança em Fortaleza tem sido um convite para os fiéis deixarem de frequentar suas congregações. No Centro, missas foram canceladas e o acesso aos templos foi restringido para evitar assaltos.
No Santuário Coração de Jesus, localizado na praça de mesmo nome, as grades rodeando a edificação já não são novidade. Contudo, os aparatos de segurança não têm garantido o fim dos furtos que acontecem dentro do local. "Poucos dias antes da Semana Santa, roubaram o cofre do Senhor Morto durante o dia. O ladrão quebrou o cofre e saiu andando normalmente", informou o reitor do santuário, frei Sérgio Viana. "Às vezes, eles ficam andando por aqui, como quem vem rezar e praticam o assalto", completou.
Para tentar evitar o acesso de ladrões, o templo possui apenas uma entrada. Câmeras também foram instaladas e, à noite, o local é vigiado por uma empresa de monitoramento eletrônico. "Dois policiais fazem a ronda na praça e às vezes entram no santuário. Durante domingos e festas, temos seguranças particulares. Mas as tentativas de assalto são constantes", afirmou o frei.
Para o religioso, o problema da segurança deve ser combatido por todos, especialmente com relação ao crescimento do consumo de drogas. "É preciso fazer uma mobilização social".
Sem missa
Voluntário na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, José Alves Teixeira lamenta o cancelamento das missas dos sábados às 15h e dos domingos. A principal razão seria o grande número de ambulantes tomando as ruas do entorno da Praça José de Alencar. "Mas no domingo, a igreja não abre por causa da insegurança", explicou Teixeira.
A também voluntária Margarida Arraes confirma a decisão. "No domingo e nos feriados, o comércio do Centro é fechado. Por isso, não tem segurança. E as missas foram tiradas por causa dos assaltos", admite. Margarida disse que já houve assaltos dentro da igreja durante as reuniões de domingo.
Para coibir a ação de ladrões, a igreja também conta com câmeras de vigilância. Mas quem guarda o local é o funcionário da paróquia, Antônio Oliveira. Ele diz que as invasões e tentativas de furto são constantes, mas ele está sempre atento. "À noite, a gente sempre vem tirar gente aqui de cima, que sobe na torre para entrar e roubar", afirmou.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Pesquisa

Percentual de famílias brasileiras endividadas chega a 62,3% em abril

Agência Brasil | 11h52 | 29.04.2014

Já o número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas diminui na comparação mensal


Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), constatou o aumento no número das famílias brasileiras endividadas, de março para abril de 2014. O percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas alcançou 62,3%. Em março, o índice era 61%. Quando a comparação se dá com abril do ano passado (62,9%), o indicador mostra leve recuo.
 
O percentual de famílias com contas em atraso também apresentou pequena alta na comparação mensal, passando de 20,8% para 21,0% do total.
 
Houve, neste caso, também queda no percentual de famílias inadimplentes em relação ao constatado em abril de 2013, quando esse indicador alcançou 21,5% do total.
 
O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso – e que, portanto, permaneceriam inadimplentes – apresentou queda apenas na comparação mensal, alcançando 6,9% em abril de 2014, contra 7,1% de março do mesmo ano e 6,7% quando a comparação se dá com abril de 2013.
 
Aumento das dívidas de famílias com renda maior é superior
 
Segundo a CNC, a alta no número de famílias endividadas, na comparação com o mês anterior, deu-se em ambos os grupos de renda pesquisados, mas na comparação anual (abril do ano passado) houve queda apenas para a faixa de maior renda (superior a 10 salários mínimos). Para as famílias que ganham até 10 salários mínimos, o percentual das que tinham dívidas chegou a 64,1% em abril. Em março, este percentual era 63,5% e em abril do ano passado, 63,8%.
 
Em relação às famílias com renda acima de 10 salários mínimos, o percentual das que estavam endividadas passou de 49,6% para 53,3%, de março para abril. Em abril de 2013, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era 58,5%.
 
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.

Integração Nacional

Seminário debate ações para enfrentar a seca no Nordeste

29.04.2014

Ministro Francisco Teixeira prevê dificuldades na oferta até a conclusão das obras de transposição



SEMINÁRIO SECA NORDESTE
Velhas e novas práticas foram discutidas como saídas para o semiárido
Fotos: Alex Pimentel
Fortaleza. De 2011 para cá, o governo federal já investiu mais de R$ 30 bilhões em ações de enfrentamento da seca, que atinge o semiárido nordestino. Mesmo assim, não há como erradicar o uso do carro-pipa no atendimento emergencial das comunidades rurais no tocante às demandas hídricas. A junção de velhas e novas práticas são consideradas imprescindíveis para superar calamidades e até tragédias.
A informação é do Ministério da Integração Nacional (MI), ao participar, ontem, em Fortaleza Seminário "Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca". O evento culminou a realização de três encontros anteriores, ocorridos em Natal, tendo como objetivo estabelecer uma política permanente de preparação para a seca.
Durante a primeira a mesa formada pela manhã, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, chamou a atenção para os altos investimentos implementados no semiárido, destacando-se as obras de transposição do Rio São Francisco e o Programa Água para Todos, voltados, respectivamente, para as populações dos perímetros urbano e rural.
Contudo, Teixeira lembrou que as ações não podem ser pensadas de forma restritas à oferta de água e, também, preconceituosas, o que inclui as medidas emergenciais adotadas pela Defesa Civil e as de caráter sócio-econômicas. "Se uma cidade entende que a melhor solução para atender sua demanda hídrica é a construção de barragem, que se isso possa ser adotado", disse.
Durante o seminário, também foram debatidas saídas para a possibilidade de mais um ano seguido de seca, como poderá ocorrer em 2015, com a prevalência dos efeitos do "El Niño, no ciclo de chuvas na região Nordeste.
Sobrevivência
Segundo o ministro, até lá espera-se que estejam concluídas as obras de transposição do Rio São Francisco e, ao mesmo, tempo que possa ser instalado o Monitor da Seca, a exemplo do que já funciona nos Estados Unidos.
"Com esse equipamento, o governo federal vai dispor de informações não apenas pertinentes à meteorologia, como também à hidrologia, pecuária, agricultura e defesa civil. Uma reunião marcada para os dias 7 e 8 de maio, em Recife, irá definir a implantação de um portal, abrangendo informações para o Portal. "Devemos ter um olhar para frente, porque se não for assim vamos perder economias", disse o ministro, ao lembrar o exemplo de enfrentamento de seca vivido atualmente em São Paulo.
Apesar de reconhecer todos os investimentos realizados em termos de infraestrutura, como construção de barragens e adutoras, e as medidas de proteção social como as bolsas, as ações voltadas para a seca não satisfazem o secretário de Agricultura, Pecuária e Pescado do Rio Grande do Norte, Tarcísio Bezerra. Ele considerou "inadmissíveis" tanto o fato de não existir uma política de estado no enfrentamento dos efeitos da seca, quanto "o de se fazer uso do carro-pipa em pleno século XXI".
Ano Eletivo

Avaliação negativa do governo Dilma aumenta 6 pontos percentuais em 2 meses

Agência Brasil | 12h50 | 29.04.2014

Apesar dos resultados negativos, a presidente se mantém em 1º lugar na pesquisa de intenção de votos para as eleições



Dilma
A satisfação com o desempenho da presidenta também oscilou para baixo, para os entrevistados
Foto: Reuters
A avaliação do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu entre fevereiro e abril deste ano, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Há 2 meses, 36,4% da população avaliavam positivamente o governo. Em abril, esse percentual caiu para 32,9%. A avaliação negativa do governo, em contraponto, aumentou, alcançando 30,6%, contra os 24,8% da pesquisa anterior. O desempenho pessoal da presidenta também oscilou para baixo, passando de 55% para 47,9%.
Com relação à corrida eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2014, com 20,5% nas intenções de voto espontâneas, segundo a pesquisa. Na sondagem anterior, em fevereiro, Dilma tinha 21,3% das intenções de voto.
De acordo com o documento, nas intenções de voto espontâneas, a presidenta está à frente de Aécio Neves (9,3%), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (6,5%), de Marina Silva (4,5%) e de Eduardo Campos (3,6%). Em fevereiro, Aécio tinha 5,6% das intenções; Lula, 5,6%; Marina, 3,5%; e Eduardo Campos, 1,6%.
Segundo turno se torna mais provável, segundo CNT
Os pesquisadores da CNT entendem que o cenário para as eleições deste ano mostram a "arrancada de Aécio Neves e de Eduardo Campos, no momento em que ambos começam a capitalizar votos que a presidente Dilma vem perdendo" e concluem que, "com isso, aumenta-se a possibilidade de segundo turno".
Para a CNT, a deterioração de índices sociais - saúde, educação e segurança - e a vinculação do governo ao caso da compra da Refinaria de Pasadena pela Petrobras contribuíram para a queda das intenções de voto e a migração para os candidatos da oposição.
Quando a pesquisa pede que o eleitor vote em um cenário em que Dilma concorre com Aécio Neves e Eduardo Campos em primeiro turno, a presidenta alcança 37% das intenções de voto, contra 21,6% e 11,8% dos concorrentes, respectivamente. Em fevereiro, contra os mesmos candidatos, Dilma estava com 43,7% das intenções.
Em um possível segundo turno contra Aécio, Dilma venceria com 39,2% das intenções, contra 29,3% do oponente. Com relação a Eduardo Campos, a presidenta venceria com 41,3%. Caso Aécio Neves e Eduardo Campos se enfrentassem em um segundo turno, Aécio venceria com 31,3% dos votos contra 20,1%.

Plano para atendimento de saúde durante a Copa terá parcerias com hospitais privados e adiamento de cirurgias

Publicado em 29/04/2014 - 13:57 por | Comentar                         
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema. Foto: Alex Costa
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema. Foto: Alex Costa
O atendimento de saúde durante a Copa do Mundo em Fortaleza contará com parceria com dois hospitais particulares e terá adiamento de parte das cirurgias eletivas. As informações fazem parte do plano integrado de saúde para o Mundial, da Secretaria de Saúde do Estado.
De acordo com Alexandre Mont’Alverne, coordenador da saúde no Estado durante a Copa do Mundo, o plano, ainda não divulgado oficialmente, conta com explicações sobre como se dará o atendimento em caso de múltiplas vítimas, atendimentos para estrangeiros e, ainda, sobre a parceria com dois hospitais particulares da Capital para atendimento de alta complexidade.
> “O problema da segurança não é um problema da Fifa”, declara Jérôme Valcke> Site de economia dos EUA elogia Castelão, Arena Dunas e detona Arena Pernambuco
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema, onde acontecerão os Fifa Fan Fest. Segundo Mont’Alverne, durante a Copa das Confederações, 486 pessoas foram atendidas nos postos de atendimento primário e 15 foram levadas para hospitais para internamento.
Cirurgias adiadas
Questionado sobre como os hospitais da Capital poderiam receber pacientes a mais, o coordenador da saúde no Estado durante a Copa do Mundo afirmou que, além da parceria com hospitais particulares, o Estado pretende adiar algumas cirurgias eletivas para a liberação de leitos nas unidades de saúde. “Vamos agilizar algumas cirurgias antes da Copa e, durante, o que puder ser adiado, vai ser adiado”, disse Mont’Alverne.
O coordenador afirmou, porém, que os procedimentos que precisarem acontecer, mesmo que sejam marcados, irão acontecer. “No caso de pacientes com câncer, por exemplo, são cirurgias marcadas, mas nós não podemos esperar um mês, então elas irão acontecer mesmo durante a Copa”, declarou.
Preparação para VI Cúpula

Implementação de Banco para desenvolvimento é pauta central no seminário do Brics

Nayana Siebra | 16h37 | 29.04.2014

Embaixadores dos cinco países estiveram reunidos nesta terça-feira (29) na Unifor


Reunião Brics
Embaixadores do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul falaram das expectativas para a reunião da VI Cúpula
Alex Costa
Embaixadores do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul estiveram reunidos nesta terça-feira (29), na Universidade de Fortaleza (Unifor), para debater sobre as expectativas para a VI Cúpula do Brics (bloco econômico composto pelos cincos países emergentes), que acontece em julho na capital cearense. Dentre as questões levantadas, a implementação de um banco de desenvolvimento vigorou como o principal ponto a ser formalizado no encontro.
O Brasil estava representado pelo embaixador José Alfredo Graça Lima que afirmou que a criação do banco foi discutida na última Cúpula (realizada em 2013 na cidade de Durban, África do Sul,) e que deve ser sacramentada na próxima reunião, quando os detalhes serão definidos, como o presidente e o local onde será a sede. De acordo com o representante brasileiro, o novo banco deve ajudar no desenvolvimento sustentável e na infraestrutura.
A África do Sul demonstrou interesse em sediar o banco. Representada por Mphakama Nyangweni Mbete, o país se diz preparado para receber o equipamento e reforça a iniciativa como o início do progresso para um Brics cada vez mais forte.
A Rússia também sinalizou apoio a criação da instituição e espera que seja iniciado um fundo de reservas. O representante do país, embaixador Sergey P. Akopov, acredita que o Brics vive uma fase preparatória para criar laços econômicos. O embaixador apontou a VI Cúpula como uma nova etapa do grupo, caracterizada pelo lançamento dos projetos práticos de cooperação.
Países buscam modernização da esfera social
O representante brasileiro também demonstrou interesse na construção de uma internacionalidade e reforçou a expectativa do lançamento de uma cooperação financeira, na busca da redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida. Essa modernização na esfera social também é uma das expectativas do governo russo, que defende quatro interesses estratégicos para ser debatido no Brics.
Além do desenvolvimento das esferas sociais, a Rússia aposta na melhoria da economia e no aproveitamento do caráter de complementariedade dos países. A Índia e a China também acreditam que o modelo de cooperação podem avançar.
O representante indiano, Ashok Tomar, destacou que a nação pretende buscar forças nas relações bilaterais entre os membros do grupo e enxerga a VI Cúpula como uma oportunidade de coordenar sobre questões de interesse mundias, além das cooperações e ajudas mútuas. Já a China aposta modelo clássico de cooperação pode ser elevado para outro patamar.
Seminário é aberto na Unifor
O seminário preparatório para a VI Conferência de Cúpula do Brics foi aberto pelo assessor para assuntos internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão, que reforçou a importância do encontro para suscitar a discussão e reflexão do novo cenário geopolítico internacional. Além do embaixador brasileiro, o vice-reitor da Unifor, Randal Pompeu, e o embaixador da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), Sérgio Eduardo Moreira Lima, compuseram a mesa e reforçaram a importância da participação da academia nos debates do Brics.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) participou do seminário apresentando as potencialidades do Ceará. A Setur também reforçou aos embaixadores o pedido para que o turismo seja inserido na agenda da VI Cúpula. A ideia é que haja uma cooperação, com o desenvolvimento do intercâmbio entre os países do Brics.
ATÉ 20 DE MAIO

Planalto quer instalar com rapidez CPI no Senado

29.04.2014


Brasília. O governo deseja que a CPI do Senado sobre a Petrobras seja instalada na semana que vem ou, no máximo, até o dia 20 de maio. A informação foi dada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), após reunião de líderes partidários governistas realizada ontem com o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, no Palácio do Planalto.
A ideia de instalar logo a CPI no Senado faz parte de uma estratégia que tem por objetivo impedir a instalação da uma CPI mista, do Senado e da Câmara.
"Vamos aguardar a comunicação do Supremo (Tribunal Federal) e o pedido do presidente do Senado (Renan Calheiros) para indicar seus integrantes", disse Humberto Costa.
TRANSPARÊNCIA NAS PREFEITURAS

Ainda limitados, portais subsidiam fiscalizações

29.04.2014

Mesmo com algumas deficiências, endereços das prefeituras já facilitam investigações dos órgãos de controle

POLICIA FEDERAL
O chefe da CGU no CE, Fernando Menescal, diz que o órgão tem usado os portais das prefeituras para fiscalizar o uso de verbas federais
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
No próximo mês de maio, completam-se dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação e cinco da sanção da Lei da Transparência. Ambas são mecanismos que garantem ao cidadão saber como as prefeituras (e demais órgãos públicos) administram os recursos que lhes competem. Os portais da transparência dos municípios ainda deixam a desejar no tocante a uma fácil navegabilidade e rapidez no acesso aos dados, mas órgãos de controle relatam que esses endereços eletrônicos já começam a ser usados para agilizar as fiscalizações de rotina das prefeituras.
Em 2014, as transferências federais aos 184 municípios cearenses já somam R$ 1,8 bilhão, de acordo com o portal da transparência do Governo Federal. Mesmo nas cidades de grande porte, através do portal da prefeitura, não é possível detalhar de forma clara como essa verba foi gasta. Quando muito, são declarados, como no caso de Fortaleza, os valores arrecadados apenas por descrição da receita.
A capital cearense, por exemplo, confirma ter recebido da União, até abril de 2014, quase R$ 215 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Também informa que foram repassados R$ 263 milhões relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o internauta não tem maiores informações no portal da transparência sobre o destino dessas verbas.
Já a Prefeitura de Sobral, segundo município a receber mais repasses federais neste ano, apenas fornece em seu portal um link do portal do próprio Governo Federal, também sem detalhar a verba recebida da União. Um servidor da Controladoria do município informou que mais detalhes sobre as despesas estão disponíveis somente no site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, Luiz Fernando Menescal, explica que, antes da Lei Complementar 131 de 2009, a Lei da Transparência, o órgão utilizava apenas os levantamentos fornecidos pelo TCM como subsídio para as fiscalizações direcionadas ao uso das verbas federais. Após a legislação - e mais intensamente a partir de 2013 - a CGU passou a acessar os próprios portais da transparência das prefeituras para facilitar as investigações.
Planejamento
ESTUDO

Crack é droga mais usada na Capital

29.04.2014

Levantamento traça perfil dos usuários atendidos em Centro Integrado e em teleatendimento

CRACK
Quando o consumo é de mais de um entorpecente, crack e álcool lideram as estatísticas
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O crack é a droga mais consumida em Fortaleza quando utilizada sozinha, de acordo com o levantamento feito pelo Núcleo de Informação, Pesquisa e Drogas, da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas (CPDrogas). O estudo traça o perfil dos usuários atendidos presencialmente no Centro Integrado de Referência sobre Drogas e pelo teleatendimento. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.
No registro de consumo de mais um tipo de entorpecente, crack e o álcool lideram, seguido pela cocaína e a maconha. Os dados também mostram que mais 38% dos usuários não completou o Ensino Fundamental. As Secretarias Regionais IV, V, VI, que englobam grande parte dos bairros de periferia da cidade, tiveram um maior índice de atendimentos.
Tratamento
Em seis meses de funcionamento, 6.018 usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares foram acolhidos, atendidos e encaminhados para serviços de tratamento da rede municipal.
Noventa e um por cento das pessoas que buscam atendimento por telefone são familiares e amigos dos usuários para qual o atendimento é solicitado. As substâncias psicoativas mais citadas são o álcool e o crack. No teleatendimento, os bairros mais solicitados são das Regionais III, IV, VI.
De acordo com a titular da CPDrogas, Juliana Sena, o levantamento é fundamental para embasar futuros projetos e ações que devem ser voltados para o atendimento das necessidades da população. "Estamos trabalhando com um plano de ações integradas, no qual a prevenção, o tratamento e a ressocialização caminhem juntos no enfrentamento às drogas na cidade".
Mesmo com as recorrências apontadas, Juliana explica que não existe perfil único de usuários e que são inúmeros fatores psicológicos, emocionais, genéticos e sociais que ocasionam a dependência química.