quarta-feira, 30 de abril de 2014

PLUVIOMETRIA NO CEARÁ

Após veranico, chove em 103 municípios

30.04.2014

A Funceme prevê a continuidade das precipitações no Centro-Norte do Ceará nos próximos dias

PLUVIOMETRIA
Comporta do Arrojado Lisboa, em Banabuiú, município onde choveu 106,5mm ontem, depois de alguns dias sem ocorrências. O açude poderá chegar ao seu nível hídrico crítico, caso as precipitações continuem baixas
FOTO: APRÍGIO NETO
Banabuiú. Após um curto período sem chuvas no Interior do Estado, os pluviômetros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltaram a registrar precipitações em mais da metade dos municípios do Ceará, principalmente nas regiões litorâneas, Zona Norte, Vale do Jaguaribe e Sertão Central. No período de segunda para terça-feira, choveu em 103 cidades.
Conforme a Funceme, a maior precipitação ocorreu em Banabuiú, no Centro do Estado, com 106mm. A menor chuva foi em Quixadá, também nesta região, na área do Açude Pedras Brancas, mesmo assim acima dos 40mm.
Para hoje, a Funceme prevê a continuidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando sobre o Norte do Nordeste brasileiro, podendo ocasionar chuvas no Centro-Norte do Ceará. Nas demais regiões cearenses, a previsão é de nebulosidade variável.
Esse quadro se configurou a partir do início da semana, principalmente na região do Vale do Banabuiú. No fim da tarde da segunda-feira, por volta das 17 horas, o tempo fechou, dando início às chuvas, mas parando logo depois. No início da madrugada voltou a chover novamente. Mesmo assim os 106,5mm não foram suficientes para mudar o quadro crítico do Açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú.
Conforme o responsável pela segurança na área do reservatório do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Aprígio Neto, se não chover mais na região, o terceiro maior açude do Estado poderá atingir o nível mais crítico de sua história, como aconteceu em 2003, quando chegou a manter a reserva de apenas 1% da sua capacidade cujo volume máximo pode chegar a 1,7 bilhão/m³.
Atualmente, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Arrojado Lisboa está apenas com 19,11% do seu volume.
Conforme a meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, a falta de chuvas em boa parte dos municípios cearenses nos últimos dias já pode ser considerada um veranico. O fator responsável por esse quadro meteorológico é a instabilidade do Sistema Zona de Convergência. Está oscilando e, quando se afasta, as nuvens não se aproximam do Interior provocando a estiagem. Entretanto, no primeiro dia de maio poderão ocorrer chuvas em todo o Ceará.
O principal sistema meteorológico em atuação deverá se aproximar novamente do Centro do Estado. Há duas semanas, no dia 16, a gerência da Subbacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou no escritório regional da Cogerh, em Quixeramobim, uma reunião de alocação negociada de água do Sistema Fogareiro-Quixeramobim. A reunião teve o objetivo de avaliar a operação do segundo semestre de 2013 e alocar a vazão média para o primeiro semestre do ano corrente.
Após a apresentação dos dados técnicos do reservatório foi definida a vazão média de 280 litros por segundo. Foram discutidas demandas do sistema de adução Fogareiro-Pirabibu e uma tentativa para suprir o açude da pasta, onde membros da Comissão Gestora do Sistema Fogareiro-Pirabibu ficaram de acompanhar todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário