segunda-feira, 30 de junho de 2014

Em shopping

Polícia do RN prende cearense que integrava lista dos bandidos mais procurados do Nordeste

Redação Web | 14h45 | 30.06.2014

Delano tem mandado em aberto em Russas e é procurado em outros municípios


bandidos
Foragido foi reconhecido em um momento de lazer, na praça de alimentação de um shopping de Mossoró
FOTO: Divulgação
O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu, na noite do último domingo (29), José Delano Diógenes Júnior, em um shopping de Mossoró. Delano é natural de Jaguaribe/CE e era procurado pela polícia do Ceará e do Rio Grande do Norte.
O foragido foi reconhecido em um momento de lazer, na praça de alimentação do shopping. Um policial militar passeava com a família no momento e imediatamente entrou em contato com o comando policial, que chegou ao local e efetuou a prisão.
Segundo o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Mossoró, o Coronel Alvibá Gomes, Delano não reagiu à prisão e foi conduzido para a Cadeia Pública de Mossoró, para ser conduzido nesta segunda-feira (30) para Fortaleza.
Confira o momento da prisão de Delano:

Secopa suspende campanha para colorir arquibancadas; balões são proibidos em estádios pela Fifa

Publicado em 30/06/2014 - 16:43 por | Comentar
Categorias:                       
10514283_568137736629610_1029690953793199429_o
A página oficial da Arena Castelão no Facebook também publicou a campanha Foto: Reprodução/Facebook
A campanha do titular da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa), Ferruccio Feitosa, que pediu para que os torcedores levassem balões verdes e amarelos para o jogo entre Brasil e Colômbia, no Castelão, na próxima sexta-feira (4), foi suspensa, segundo o órgão.
Apesar do intuito positivo do órgão, que era colorir as arquibancadas, a Secopa informou que não vai levar à frente esta campanha, após o questionamento levantado pela Redação Web do Diário do Nordeste, visto que os balões estão entre os itens proibidos que não podem ser levados aos estádios, segundo determinação da Fifa.
A Secopa disse ainda que deverá divulgar novas ações para incentivar a torcida.
A página oficial da Arena Castelão no Facebook também divulgou a campanha. “É o seguinte: já que Fortaleza é a cidade-sede da alegria, a gente tem que deixar isso registrado na história!!! Afinal, quando teremos outra oportunidade como esta? Vamos espalhar essa ideia? É baratinho! Traga e vamos fazer a torcida mais linda de todas as copas do mundo!”, diz texto publicado na rede social.
A publicação tinha cerca de 2 mil compartilhamentos na rede social e mais de 3.500 curtidas até as 16h45 desta segunda-feira (30).

Neymar se reapresenta mancando e gera preocupação

Publicado em 30/06/2014 - 16:40 por | Comentar
                                                                        
atuaçõesREUTERS
Os jogadores da Seleção Brasileira se reapresentaram na Granja Comary na tarde desta segunda-feira (30) e uma grande preocupação já paira no ar. O camisa 10 Neymar, que levou uma pancada forte na coxa direita durante a partida contra o Chile, sábado (28), ainda manca e pode virar dúvida para o jogo das quartas de final diante da Colômbia.
Após a tensa partida contra os chilenos, Neymar, que fez o gol da classificação nas cobranças de pênaltis, deixou o estádio Mineirão mancando e passou o restante do dia com bolsa térmica na perna. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari disse que a situação do jogador era “preocupante”.
O atleta, que recebeu folga no domingo junto com o restante da equipe brasileira, iniciou tratamento com um fisioterapeuta particular, na cidade de Santos, e será reavaliado pela comissão médica da Seleção.
O Brasil volta a campo sexta-feira (4), quando enfrentará a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo na Arena Castelão, em Fortaleza.
Da Av. Beira-Mar

Curiosos, estrangeiros presenciam protesto em Fortaleza e dizem não se incomodar

Redação Web | 16h36 | 30.06.2014

Manifestação da construção civil teve conflito com a Polícia na manhã desta segunda (30)


protestos
Turista acha o ato válido, mas diz que pautas da manifestação deveriam ser reivindicadas de outras formas
Murilo Viana
r
Turistas observaram o ato por trás da barreira policial, na Av.Beira-Mar
Murilo Viana
A manifestação dos operários da construção civil atraiu a curiosidade de alguns turistas estrangeiros, que observaram da Av. Beira-Mar, por trás da barreira policial, o ato no cruzamendo das Avenidas Abolição e Barão de Studart
O belga Eric Jensens, 34 anos, trabalha como cameraman da Fifa, e veio a Fortaleza já sabendo que as manifestações haviam se tornado comuns no Brasil. Ao observar o protesto de longe, disse que não entendeu os motivos, pois não compreende em português.
Ele afirma que observou parte do confronto entre polícia e os operários e disse que protestos não o incomodam. "Isso é uma democracia, e por isso eles têm o direito de protestar", defendeu.
O casal Cristina Rodríguez, 39, e Shubhayan Muckheyee, 32, também compuseram o cenário de curiosos que observava de longe o ato. Dos Estados Unidos, vieram para ver o jogo entre Holanda e México pela Copa.
Cristina se disse surpresa com a velocidade com que a Polícia agiu para controlar a manifestação e compreendia os motivos do ato.
A turista avalia que os participantes do protesto aproveitam a época da Copa para ter mais visibilidade. "Penso que isso é uma coisa normal, mas acho que deveriam haver outras formas de se expressar do que fazer manifestações com 'ações turísticas'", pondera.
CANDIDATO A GOVERNADOR

Eunício Oliveira tem o seu nome homologado

30.06.2014

A convenção do PMDB reuniu as principais lideranças do partido e mais as dos aliados PSDB e PR cearenses

Image-0-Artigo-1647675-1
Senador Eunício Oliveira faz o discurso de confirmação da sua candidatura ao Governo do Estado, na convenção do partido, ontem, no Ginásio Aécio de Borba, na presença de eleitores e apoiadores de vários partidos
FOTOS: KLEBER A. GONÇALVES
O senador Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao Governo do Estado, foi duro em suas palavras, ontem, durante a convenção que homologou o seu nome como o postulante ao cargo. Fazendo ataques a atual gestão, o parlamentar apontou falhas no atual Governo e disse que as áreas de Segurança e Saúde públicas darão o tom da disputa eleitoral no Ceará.
Declaradamente insatisfeito com as últimas movimentações em busca de apoios por parte da aliança governista, o candidato do PMDB, ao lado de Tasso Jereissati (PSDB) e outras lideranças tucanas, disse que a coligação de Cid tentou isolá-lo para ganhar a eleição. Ele ressaltou ainda que algumas lideranças queriam intrigá-lo com a presidente Dilma Rousseff, mas ressaltou que vai votar na petista.
Ele iniciou seu pronunciamento agradecendo aos partidos aliados, assim como os presentes que foram participar do evento. O senador afirmou que o Ceará quer diálogo com seus governantes, o que não estaria acontecendo no Governo atual. "As pessoas não querem saber de má educação, de xingamentos", disse, ao lado do candidato a vice-governador, Roberto Pessoa.
"O povo não aguenta mais. Quem não viu o passado, não vê o presente, e muito menos o futuro. Eu durmo e acordo todo dia com a preocupação de não decepcionar os eleitores cearenses. Ele destacou algumas leis de sua autoria, e prometeu dialogar e trabalhar para o povo. Segundo o candidato, a Saúde "está muito ruim", com o Ceará na penúltima posição no Nordeste, sendo melhor apenas do que a Paraíba.
TARJAS PRETA E VERMELHA

Preço de remédios pode cair 11%

30.06.2014

Ao todo, a lista traz 174 itens que terão a isenção de PIS/Cofins, o que deverá implicar na diminuição de preços

Brasília. O governo publicou na última sexta-feira a atualização da lista de substâncias usadas na produção de remédios de tarjas preta e vermelha, e que têm isenção de PIS/Cofins. Com a isenção, a expectativa da indústria farmacêutica é uma queda de até 11% nos preços desses medicamentos.
A última vez que o governo atualizou a lista, que hoje tem 1.643 itens, foi em 2007. A estimativa de redução é da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Entre os produtos, estão os remédios para tratamento de câncer, de uso crônico, como para hipertensão, diabetes e asma.
Ao todo, a lista, publicada no Diário Oficial da União traz 174 itens que terão a isenção. As substâncias fazem parte da composição de medicamentos de tarja preta, vermelha e de alguns produtos para hemodiálise e para alimentação por sonda.
Com a atualização, 75,4% dos medicamentos vendidos no País ficarão isentos de PIS/Cofins, segundo o Ministério da Saúde. Fernando Sampaio, diretor da Interfarma, explica que a Lei 10.147/00 prevê que todos os produtos com as tarjas podem ter a isenção, mas o incentivo fiscal ocorre somente quando o remédio tem os princípios ativos listados em decreto.
Faturamento
"Hoje, mais de 65% do faturamento do setor farmacêutico já estão isentos. São os produtos para as doenças mais graves, doenças crônicas, doenças contagiosas. Os que não estão são os sem prescrição, e os para doenças menos graves, exemplo disfunção erétil, obesidade", disse Sampaio, acrescentando que "o ideal é que o beneficio fosse para todos os produtos com tarja ou que todo ano o governo publicasse uma lista".
Com prescrição
Segundo o Ministério da Saúde, a seleção das substâncias isentas leva em conta se o remédio é para patologias crônicas e degenerativas; se atende aos programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e se o produto é essencial para a população. Para terem o incentivo, os medicamentos devem estar sujeitos à prescrição médica, ser identificados por tarja vermelha ou preta e destinados ao mercado interno.

OLUNA

Edilmar Norões

edilmar@diariodonordeste.com.br
30.06.2014


Controle Externo
Em nota a Seduc Informa sobre alteração do procedimento de bens e serviços após determinação do TCE. Segundo referida nota, "Escolas e Coordenadorias de Desenvolvimento de Educação( Credes) do Ceará passarão a utilizar a Sistemática de Cotação Eletrônica por meio da Internet", medida exigida pelo TCE, tendo em vista ser a adoção uma forma correta de repasse de verbas às escolas e Credes para a aquisição de bens e serviços. "O que antes era feito no papel, agora será realizado de forma eletrônica e transparente",diz Ricardo Dias, coordenador técnico da Secretaria de Controle Externo.
CURTAS

Mais notícias da Cidade: Imparh seleciona novos instrutores

30.06.2014


TI e Inglês
Imparh seleciona novos instrutores
Estão abertas as inscrições para a seleção de instrutores do Programa de Informática de Fortaleza (Proinfor) II. No total, 40 vagas estão sendo ofertadas, sendo 20 delas destinadas a profissionais da área de tecnologia da informação e as demais para o ensino de língua inglesa. As inscrições podem ser realizadas até 14 de julho.
Fan Fest
Equipe orienta sobre cuidados e segurança
Desde o início da Fifa Fan Fest, uma equipe extra de 12 guarda-vidas está, diariamente, no Aterrinho da Praia de Iracema, das 19h à 1h da madrugada do dia seguinte. A equipe orienta os fortalezenses e turistas sobre como aproveitar o evento e ter um lazer sem preocupação, alertando para os cuidados de segurança.
FALECIMENTO

Padre Ferreirinha morre em Fortaleza

30.06.2014


Image-0-Artigo-1647888-1
O padre Manoel de Castro Ferreira, mais conhecido pelos fieis como Padre Ferreirinha, foi vítima de um infarto
Faleceu, na manhã de ontem (29), aos 82 anos, o padre Manoel de Castro Ferreira, mais conhecido pelos fiéis como Padre Ferreirinha, vítima de um infarto. O corpo do presbítero foi velado na tarde do mesmo dia, na Igreja de Santa Edwirges. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques e concelebrada por seus amigos presbíteros.
Durante os anos de 1968 e 1969, Padre Ferreirinha foi professor e coordenador pedagógico do Colégio Salesiano, em Juazeiro do Norte. Em 1970 tornou-se vice-pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade. Em 1974, foi nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, onde permaneceu até o ano de 2013.

SEGURANÇA REFORÇADA

Combate ao crime nas divisas

30.06.2014

Do jeito que é possível, polícias nos Estados de Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí obtêm bons resultados em cooperações

Centenas de caminhos levam para um lado ou outro nos Estados de Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Tantos acessos nas divisas preocupam as polícias Civil e Militar. Para não apenas verem os bandidos atravessarem uma linha imaginária e tomarem rumo ignorado após assaltos, roubos, sequestro e tráfico de drogas, a ordem dos Estados é integração. Do jeito que é possível.
Isso porque quando as portas de entrar e sair estão escancaradas, o criminoso que tem vez quer retornar outras vezes. A reincidência é comprovada pelos órgãos de segurança que lutam para desarticular as chamadas "quadrilhas interestaduais".
Com exceção das rodovias federais, por muito tempo os acessos nas divisas entre os Estados do chamado Sertão Setentrional eram negligenciados pelos poderes públicos e, assim, pelas forças de segurança. Mas veio a sequência de explosões de bancos, caixas eletrônicos e até mesmo investigações apontando o tráfico interestadual de drogas por terra. O crime nas fronteiras obrigou a comunicação entre as secretarias de segurança.
A reportagem ouviu diretores e comandantes de Polícia do Ceará e dos quatro Estados que fazem fronteira e que compõem o Comitê Integrado Divisa Segura. Mesmo com pouca estrutura e pequeno efetivo, unidades policiais nas fronteiras começam a trabalhar de forma cooperada e já obtêm os primeiros resultados no combate à criminalidade além-fronteiras. Em junho do ano passado, uma quadrilha com cerca de 15 assaltantes destruiu uma agência bancária no município de Parambu ao explodir caixas eletrônicos. Na conta da ousada ação, policiais e funcionários do banco foram feitos reféns. Ainda foi provocado incêndio em três carros. O bando fortemente armado empreendeu fuga em carro e moto em direção a um dos vários acessos que levam ao Estado do Piauí.
Avisado do ocorrido, o Comando de Policiamento do Interior do Estado vizinho mobilizou mais de 20 homens para ajudar os policiais cearenses nas buscas nos matagais e nas estradas. A essa altura, os principais acessos na fronteira estavam fechados.
Integrar o Nordeste
"Antes não havia essa articulação e o campo estava livre para o mal feitor", afirma o coronel Lindomar Castilho, comandante de Policiamento do Interior do Piauí. "A intenção é integrar o Nordeste, não só a Polícia Militar, como a Civil. Tentamos que os policiais nessas áreas se conheçam, reforcem nas diligências", conclui o oficial.
SÃO PEDRO

Santo é festejado em todo o Ceará

30.06.2014

Na Praia do Mucuripe, procissão marítima homenageou São Pedro. Cortejo acontece há mais de 160 anos

Image-0-Artigo-1647605-1
O festejo já acontece na região há 162 anos, desde que foi construída, no Mucuripe, a Capela de São Pedro. A celebração anual do santo protetor dos pescadores é considerada patrimônio imaterial de Fortaleza
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O dia de ontem foi de festa no mar. Considerado o protetor dos pescadores, São Pedro foi comemorado em diversas igrejas em todo o Ceará. Na manhã de ontem, na praia do Mucuripe, aconteceu a procissão marítima dos pescadores com a imagem de São Pedro, seguindo a tradição da festa.
Por volta das 07h30 de ontem, foi celebrada uma missa, no calçadão em frente ao templo, antecedendo o cortejo no mar. A cerimônia concluiu os três dias do festejo em homenagem ao santo que ocorreram na capela.
O festejo já acontece na região há 162 anos, desde que foi construída, no Mucuripe, a Capela de São Pedro. Atualmente o local é tombado pela Prefeitura de Fortaleza. A celebração anual do santo protetor dos pescadores também é considerada patrimônio imaterial de Fortaleza.
"São Pedro é muito significativo para todos nós. Essa capela é dedicada a ele por causa da comunidade de pescadores que vive aqui desde a época em que ela foi construída. E esta é uma igreja histórica, pois testemunhou a história do povo de Fortaleza", conta Padre Alderi Leite, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, da qual a capela faz parte.
Padre Alderi Leite destaca ainda a participação dos fieis em mais uma edição da festa dedicada a São Pedro. "Tivemos uma grande participação dos devotos, que acompanharam os três dias de celebração e participaram dos momentos culturais promovidos depois das missas. Neste ano, trabalhamos a questão da vocação, pois, a exemplo de São Pedro, somos chamados a seguir a Jesus Cristo e transformar o mundo a partir dos seus valores", expõe o sacerdote.
Devoção
Durante a missa campal, quatro pescadores, dentre os que há mais tempo realizam o ofício na região do Mucuripe, estiveram à frente do altar ofertando peixes, representando a profissão desempenhada por São Pedro.
"Essa é uma grande festividade e é muito importante para mim. Eu tenho 80 anos e já pesco aqui no Mucuripe há 50 anos. Participo sempre dessa festa, porque eu sou devoto de São Pedro. Ele foi o primeiro pescador da Galileia e já me ajudou muito enquanto eu estive no mar", conta o pescador Lourival Basílio Ferreira, um dos escolhidos para prestar a homenagem a São Pedro no altar.
GRUPO DE CID GOMES

Convenção oficializa Camilo Santana candidato ao Governo

30.06.2014

As vagas de senador e vice-governador na chapa majoritária apoiada por Cid só serão definidas hoje

Image-0-Artigo-1647645-1
O palanque abrigou dezenas de lideranças aliadas de Cid Gomes que firmaram apoio à candidatura de Camilo Santana. Alguns grupos do PT que se colocavam contra a aliança do partido com o Governo compareceram ao evento
FOTOS: LUCAS DE MENEZES
Image-0-Artigo-1647666-1
Cid Gomes pediu licença para discursar sentado no palco, temendo passar mal novamente. No último dia 22, ele saiu desmaiado da convenção do PDT
A candidatura do petista Camilo Santana ao Governo do Estado foi oficializada na manhã de ontem durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo governador Cid Gomes. Apesar de o evento marcar, em tese, a definição dos nomes que disputarão as eleições deste ano, ainda seguem indefinidas as vagas na chapa majoritária de vice-governador e senador. O grupo só vai bater o martelo hoje.
Realizada em um ginásio no Centro de Fortaleza, a convenção reuniu milhares de militantes de dezenas de partidos que compõem a aliança da situação, além de prefeitos e lideranças do Interior. O evento estava marcado para iniciar às 9h, mas apenas depois das 10h30 o governador Cid Gomes chegou ao local acompanhado da comitiva formada pelo candidato Camilo Santana, prefeito Roberto Cláudio e deputados aliados.
O nome de Camilo Santana já havia sido cogitado anteriormente para a sucessão estadual, mas ele não integrava a lista dos favoritos para o cargo, na qual só constavam pessoas do PROS. Como a candidatura dele foi confirmada somente sábado à noite, os banners de divulgação da campanha foram produzidos na madrugada de domingo, ilustrando uma foto do petista ao lado de Lula, Dilma, Ciro, Cid e Roberto Cláudio.
Frustrada
O deputado federal José Guimarães teve grande destaque no evento de ontem. Na calçada do ginásio, era possível visualizar alguns banners dele ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, levando-se a supor que o material foi feito para uma campanha de senador, que acabou frustrada. Desde o ano passado, Guimarães tenta emplacar postulação ao Senado, mas seu nome enfrentou resistência dos partidos aliados. O deputado retirou, no último sábado, a candidatura de senador e indicou Camilo ao Governo para unificar a aliança.
Mesmo com um tom de unidade durante a convenção, ainda restaram arestas que não foram digeridas completamente por alguns líderes partidários. O encontro conseguiu reunir petistas que se posicionavam contra a aliança com o Governo Estadual, como os vereadores Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho e Acrísio Sena, mas deixou de fora os militantes da corrente da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fórum Clóvis Beviláqua

OAB-CE realiza ato em repúdio a suposta agressão cometida por PMs contra advogado

Redação Web | 14h30 | 27.06.2014

Profissional teria sido abordado de forma agressiva e chamado de "moleque" na entrada do fórum



ato
Membros da OAB, incluindo o presidente, Valdetário Monteiro, se concentraram no átrio do fórum na manhã desta sexta
Divulgação
Membros da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) realizaram um ato no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua na manhã desta sexta-feira (27). A manifestação aconteceu em repúdio a supostas agressões sofridas pelo advogado Wladimir Gonçalves Arruda (OAB-CE nº 21.066) na última quarta-feira (25).
Os destratos teriam sido cometidos por dois policiais militares do fórum: um sargento, identificado como Medeiros, e um tenente, de nome Freitas. Isso teria acontecido quando o advogado passou pela porta do local, acionando a porta magnética e sendo abordado de forma agressiva por um dos PMs.
O profissional da advocacia afirma ter recebido uma "‘mãozada’, desferida pelo sargento Medeiros e, ao se virar, foi novamente agredido, por várias vezes, no peito com o punho do policial"(sic), segundo termo de declaração feito ao Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia.
De acordo com o documento, o policial teria dito a seguinte frase ao advogado:"Você é muito gaiato, tu pensa que tu é quem, seu moleque safado?"(sic). Ele declara ainda que teve o braço torcido e foi levado a uma sala do fórum, onde ele diz ter sido algemado e obrigado a sentar-se no chão pelo tenente de nome Freitas.
Arruda também alega ter sido levado em uma viatura para uma delegacia, onde, novamente, teria sofrido agressões e intimidações pelos PMs.
OAB pede punição dos militares
A OAB-CE encaminhou uma representação ao controlador geral dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Santiago Amaral Fernandes, com dois pedidos: a instauração de processo administrativo-disciplinar para a apuração dos fatos e eventual punição dos militares; e o afastamento preventivo deles das funções que exercem até o fim das investigações do caso.
Exames de rotina

Renato Aragão recebe alta de hospital no Rio de Janeiro

Redação Web | 10h33 | 27.06.2014

De acordo com o hospital, ele apresentou resultados satisfatórios nos exames de rotina realizados


Renato Aragão
De acordo com o hospital, ele apresentou resultados satisfatórios nos exames de rotina realizados.
Foto: Agência Diário
O humorista cearense Renato Aragão recebeu alta do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (27). O ator, de 79 anos, foi internado para fazer exames de rotina na unidade hospitalar.
Em entrevista ao portal UOL na última quinta-feira (26), Lílian, esposa de Renato, afirmou que ele está bem. "Estamos fazendo check up, dando continuidade ao tratamento dos stents, que requer avaliação sempre. Está tudo bem. Optamos vir para cá pois o hospital é ótimo, tem todos os exames, só isto. Acabamos de chegar de férias e o Renato está preparando para gravar seu especial dia 21 de julho na Globo. Amanhã vamos para casa bem cedinho", disse ela.
Internado em março
Em março deste ano, o dono do personagem Didi foi internado por 4 dias devido a um infarto agudo no miocárdio. A internação ocorreu um dia depois da festa de 15 anos da filha dele, Lívia Aragão.
Uma semana depois, Aragão voltou a ser hospitalizado em decorrência de uma febre causada por uma infecção urinária, passando oito dias na unidade hospitalar.



Em Minas Gerais

Em coletiva, Felipão mantém segredo sobre equipe que enfrenta o Chile

Agência Brasil | 13h54 | 27.06.2014

De acordo com Scolari, o time vai pressionar e defender o time chileno.


Felipao
Felipão e Thiago Silva participaram da coletiva desta sexta-feira
Foto: Agência Brasil
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, não revelou qual será a escalação nem o esquema tático do Brasil deste sábado (28) contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo está marcado para às 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Em entrevista coletiva concedida no final da manhã desta sexta-feira (27) no estádio mineiro, Felipão escondeu a estratégia para a partida, porque, segundo ele, é impossível revelar isso antes do treino desta tarde, quando eventualidades podem ocorrer.
“Não sei o time que vai jogar amanhã, porque sempre tem um problema ou outro acontecendo. Em um treinamento comum pode ter probleminha”, disse ele, ao ressaltar que a equipe brasileira já alcançou 80% das condições em que estava na Copa das Confederações no ano passado, quando o Brasil foi campeão do torneio.
De acordo com Scolari, o time vai pressionar e defender. “Vamos montar nossa equipe de acordo com nosso padrão de jogo, independentemente de como o Chile vai se oferecer para nós. Se dá certo ou se dá errado, temos alternativas que vamos conversar antes do jogo para que saibamos nos portar em determinadas situações.”
Sobre o fato de jogar uma etapa eliminatória de Copa no Brasil, Felipão admitiu que isso mexe com o dia a dia da equipe, apesar de sua experiência. “É normal que a gente sinta ou que tenhamos algum incômodo e ansiedade. Na fase de mata-mata, não podemos perder. Ficamos um pouco mais envolvidos, diferentes, um pouco mais assustados, um pouco mais nervosos. E isso é normal em uma competição.”
Felipão elogiou o técnico chileno Jorge Sampaoli e disse que a equipe tem condições de vencer o Brasil. “Penso que desde a chegada dele, a equipe teve nova dinâmica, joga muito melhor. Os jogadores se adaptaram perfeitamente ao esquema”, ponderou. “Taticamente, o Chile é bem evoluído, organizado. Se não formos corretos, poderemos ter dificuldade grande e até não passar dessa fase”, acresentou.
Thiago Silva elogia rival deste sábado
Para o capitão da seleção brasileira, o zagueiro Thiago Silva, o Chile tem um dos melhores times na competição. “É uma equipe perigosa e extremamente habilidosa. Estamos tomando os cuidados para não sermos surpreendidos.”

Governo envia mensagem à AL criando mais 355 cargos para a Polícia Civil

Publicado em 27/06/2014 - 12:22 por | Comentar
Categorias:                       
601ba30329f1235f65d73288b167ce8c
O Governo do Estado do Ceará encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de Lei que cria 355 vagas de para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sendo 140 de escrivão da Polícia Civil de 1ª classe, e 215 de escrivão da Polícia Civil. Os cargos, de acordo com a matéria, serão criados mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos conforme estabelecido em edital.
Segundo as justificativas do Poder Executivo, a mensagem tem importância visto a implantação do programa Em Defesa da Vida que em linhas gerais foca as ações de Segurança Pública no combate aos crimes violentos, letais e intencionais. Ainda segundo a proposta, a medida também contempla um redimensionamento da Polícia Civil no que concerne o funcionamento de mais delegaciais policiais em regime de 24 horas
Transtorno

Treino da Holanda em horário de pico deve intensificar engarrafamentos em Fortaleza

Redação Web | 16h12 | 27.06.2014

Time chegou nesta sexta-feira (27) à cidade de Fortaleza


Treze de maio
Avenida 13 de maio deve ser uma das vias prejudicadas durante a passagem do ônibus da seleção holandesa. Foto: Arquivo
A seleção da Holanda, que chegou em Fortaleza por volta das 14h desta sexta-feira (27), deve seguir para o Estádio Presidente Vargas (PV) por volta das 18h para realizar um treino com portões fechados. A Polícia Federal (PF) vai realizar uma varredura no estádio, para garantir a segurança do local.
A equipe holandesa vai sair do Marina Park Hotel, onde está hospedada, escoltada por 8 motocicletas e 4 viaturas da Polícia Rododiária Federal (PRF), policiais federais e com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).
Devido ao horário de pico, o trânsito poderá ficar lento a depender do caminho a ser seguido pelo ônibus da seleção até o estádio. A Polícia Federal, bem como a AMC, informaram que a rota do ônibus até o PV é sigilosa e pode ser modificada, mas a orientação é que os motoristas procurem evitar as avenidas no entorno do estádio, localizado no bairro Benfica.
MINISTRO DA EDUCAÇÃO

União fará 'grande esforço' pelo PNE

27.06.2014

O Plano Nacional de Educação, que prevê 10% do PIB para a área, foi sancionado sem vetos pela presidente


Plano Nacional de Educacao
O texto original previa 7% do PIB para o setor, mas o governo foi derrotado e prevaleceu o percentual maior a ser alcançado em dez anos
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Brasília. O ministro Henrique Paim (Educação) reconheceu ontem que o governo federal deverá fazer um "grande esforço" para cumprir a meta de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) previsto no Plano Nacional de Educação. Atualmente, esse percentual é da ordem de 6,4%.
Paim afirmou ainda que o ministério dará suporte técnico a Estados e municípios para que entendam as metas e responsabilidades que lhes cabem e elaborem planos locais de educação - a lei prevê prazo de um ano para definição dos documentos.
Após tramitar por quatro anos no Congresso Nacional, o PNE foi sancionado na quarta-feira pela presidente Dilma e publicado ontem em edição extra do "Diário Oficial da União".
"É obvio que a União terá que fazer um grande esforço, mas sabemos que Estados e municípios também terão que fazer um esforço conjunto", disse Paim em entrevista coletiva. Ele afirmou que a pasta fará "um trabalho de apoio" aos demais entes, para garantir o cumprimento das metas. "Sem o apoio de Estados e municípios, não vamos conseguir atingir todas as metas. Por isso é fundamental dar suporte", disse.
Ele ponderou que o plano atual, diferente do anterior, traz metas de qualidade e objetivos mais sucintos: hoje são 20, em detrimento das 295 do plano anterior, encerrado em 2010. Ele ainda destacou o fato de a presidente não ter vetado nenhum trecho do texto aprovado pelo Congresso. "Isso é importante, porque no Plano Nacional de Educação anterior sabemos que houve vetos", alfinetou. Aprovado na gestão do PSDB, o PNE passado não trouxe a previsão de investimento do PIB em educação, vetado pela Presidência.
Paim, no entanto, evitou dizer se o MEC indicou vetos ao trecho. Segundo ele, essa é uma "discussão interna do governo". Havia a expectativa de que a presidente vetasse trecho que criava o chamado CAQ (custo-aluno qualidade). Esse conceito, a ser definido num prazo de dois anos, definiria um valor mínimo para garantir uma educação de qualidade na rede pública.
INFORMAÇÕES INTEGRADAS

PF terá novo sistema de identificação

27.06.2014

A mudança permite que a Polícia Federal cheque antes se estrangeiros estão no banco de dados da Interpol

Image-0-Artigo-1645959-1
Semelhante ao de outros países, o software vinha sendo usado experi- mentalmente, diz o ministro
FOTO: ABR
Brasília. Novo sistema de informações integradas permitirá à Polícia Federal (PF) identificar criminosos estrangeiros, procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), sempre que eles comprarem passagens aéreas ou embarcarem em um voo com destino ao Brasil.
O software que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou ontem à imprensa permite que policiais federais chequem se os nomes de turistas estrangeiros constam do banco de dados da Interpol, antes mesmo que eles deixem os países onde as passagens foram reservadas ou compradas.
As informações a respeito da vinda ao Brasil serão fornecidas por companhias aéreas estrangeiras que voam para o Brasil e pelas empresas brasileiras que têm voos internacionais.
Sempre que um foragido procurado pela Interpol for identificado, agentes do Centro de Cooperação Policial Internacional alertarão as autoridades do aeroporto brasileiro de desembarque do estrangeiro. Isso, no caso de o passageiro já não ter sido abordado pelas autoridades locais, no momento do embarque.
Semelhante aos sistemas adotados em outros países, o software já vinha sendo usado experimentalmente há alguns meses e, segundo o ministro, já possibilitou que criminosos procurados, internacionalmente, fossem detidos tentando entrar no país.
"Esse sistema de cruzamento de dados possibilita estarmos em pé de igualdade com os países mais desenvolvidos, em termos de segurança, e tem se mostrado exitoso", disse Cardozo.
Ele destacou a integração dos esforços policiais internacionais e, particularmente, do Centro de Cooperação Policial Internacional. Sediado em Brasília, o centro tem policiais de 37 países e representantes de três agências internacionais, como a Interpol.

ESTRUTURA DOS PARTIDOS

Maioria tem comissão provisória

27.06.2014

Os diretórios oferecem mais segurança aos dirigentes locais, mas há uma certa acomodação em alguns partidos

Image-0-Artigo-1645767-1
O presidente do PR cearense, Lúcio Alcântara, diz que o fato de o partido não ter diretório no Estado não é uma preocupação para a legenda
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Dos 31 partidos com atuação no Ceará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o total de 20 agremiações são registradas apenas como comissões provisórias. Essa situação incomoda a algumas das legendas, mas também há siglas que demonstram pouco interesse em se transformarem em diretórios.
De acordo com o TRE, têm diretórios apenas o PCdoB, PDT, PMDB, PMN, PP, PPS, PSD, PSDB, PSOL, PSTU e PT. Já as legendas estaduais registradas como comissões provisórias são DEM, PCB, PEN, PHS, PPL, PR, PRB, PROS, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSDC, PSL, PTB, PTC, PTdoB, PTN, PV e SD.
O presidente do PHS, deputado estadual Tin Gomes, afirmou que o partido, no Ceará, já recebeu a autorização para se transformar em diretório, mas o parlamentar alegou não haver necessidade para acelerar esse processo. Ele ressaltou que o estatuto da agremiação não impõe restrições às comissões regionais provisórias.
"A consolidação do partido no Ceará acaba sendo a mesma. O partido preza para que todos nós tenhamos a mesma liberdade. Então, não vejo necessidade. Sendo diretório ou comissão provisória, é a mesma coisa. Como não tem muita diferença, decidimos adiar e nos manter como comissão provisória", explicou o deputado.
 
Preocupação
CEARÁ

20 mil esperam por cirurgia eletiva

27.06.2014

O Governo do Estado deverá liberar R$ 35 milhões para procedimentos em hospitais conveniados

cirurgia eletiva
Os procedimentos passarão a ser realizados também em outras instituições de saúde, dentre as quais está a Santa Casa de Misericórdia
FOTO: BRUNO GOMES
Cerca de 20 mil pessoas estão na fila de espera para realizar cirurgias eletivas ortopédicas no Ceará. Com o objetivo de tentar diminuir ainda mais essa lista, o Governo do Estado do Ceará deverá liberar quase R$ 35 milhões para investir na ampliação do número de procedimentos realizados no Estado.
A estratégia é incrementar o número de hospitais que fazem cirurgias ortopédicas, principalmente de prótese de joelhos, além de próstata, vesícula e hérnia. Os procedimentos passarão a ser realizados também em outras instituições. Na Santa Casa, poderão ser realizados procedimentos de próstata 100 ;, no Hospital Fernandes Távora, cirurgias ortopédicas; no Pronto Socorro dos Acidentados, procedimentos cirúrgicos ortopédicos; e no Hospital Cura D'ars, as cirurgias de vesícula.
A liberação dos recursos foi aprovada, na última quarta-feira (25), pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Serão direcionados R$ 3,3 milhões para a Santa Casa, R$ 2,6 milhões para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), R$ 722 mil para o Hospital Cura D'ars, R$ 180 mil para a Associação Comunitária de Pajuçara e R$ 6 milhões para o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
Permanente
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lembra que as cirurgias eletivas são realizadas permanentemente. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por exemplo, foram feitas, nos anos de 2011, 2012 e 2013, um total equivalente a 19.905 cirurgias eletivas. "Não é a partir de agora que o Governo do Estado adota medidas para reduzir a espera dos pacientes", esclarece a pasta estadual.
Em 2008, para diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas, o Estado lançou o Programa Vida Nova. Apenas nos dois primeiros anos do projeto, o número de cirurgias eletivas realizadas chegou a 65.956. A quantidade desse tipo de procedimento é grande e a demanda também. "Por isso, este ano, mais uma vez a Sesa reforça as ações para redução de espera".
Leitos