segunda-feira, 30 de junho de 2014

SÃO PEDRO

Santo é festejado em todo o Ceará

30.06.2014

Na Praia do Mucuripe, procissão marítima homenageou São Pedro. Cortejo acontece há mais de 160 anos

Image-0-Artigo-1647605-1
O festejo já acontece na região há 162 anos, desde que foi construída, no Mucuripe, a Capela de São Pedro. A celebração anual do santo protetor dos pescadores é considerada patrimônio imaterial de Fortaleza
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O dia de ontem foi de festa no mar. Considerado o protetor dos pescadores, São Pedro foi comemorado em diversas igrejas em todo o Ceará. Na manhã de ontem, na praia do Mucuripe, aconteceu a procissão marítima dos pescadores com a imagem de São Pedro, seguindo a tradição da festa.
Por volta das 07h30 de ontem, foi celebrada uma missa, no calçadão em frente ao templo, antecedendo o cortejo no mar. A cerimônia concluiu os três dias do festejo em homenagem ao santo que ocorreram na capela.
O festejo já acontece na região há 162 anos, desde que foi construída, no Mucuripe, a Capela de São Pedro. Atualmente o local é tombado pela Prefeitura de Fortaleza. A celebração anual do santo protetor dos pescadores também é considerada patrimônio imaterial de Fortaleza.
"São Pedro é muito significativo para todos nós. Essa capela é dedicada a ele por causa da comunidade de pescadores que vive aqui desde a época em que ela foi construída. E esta é uma igreja histórica, pois testemunhou a história do povo de Fortaleza", conta Padre Alderi Leite, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, da qual a capela faz parte.
Padre Alderi Leite destaca ainda a participação dos fieis em mais uma edição da festa dedicada a São Pedro. "Tivemos uma grande participação dos devotos, que acompanharam os três dias de celebração e participaram dos momentos culturais promovidos depois das missas. Neste ano, trabalhamos a questão da vocação, pois, a exemplo de São Pedro, somos chamados a seguir a Jesus Cristo e transformar o mundo a partir dos seus valores", expõe o sacerdote.
Devoção
Durante a missa campal, quatro pescadores, dentre os que há mais tempo realizam o ofício na região do Mucuripe, estiveram à frente do altar ofertando peixes, representando a profissão desempenhada por São Pedro.
"Essa é uma grande festividade e é muito importante para mim. Eu tenho 80 anos e já pesco aqui no Mucuripe há 50 anos. Participo sempre dessa festa, porque eu sou devoto de São Pedro. Ele foi o primeiro pescador da Galileia e já me ajudou muito enquanto eu estive no mar", conta o pescador Lourival Basílio Ferreira, um dos escolhidos para prestar a homenagem a São Pedro no altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário