domingo, 31 de julho de 2016

Morre Pádua Barroso, advogado que defendeu mais de 100 presos políticos

O advogado Antônio Pádua Barroso, 87, que atuou como defensor do primeiro civil levado a julgamento pelo regime militar no Ceará, faleceu na manhã deste sábado. Pádua defendeu mais de 100 presos políticos e figurava entre os mais velhos associados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

O advogado descobriu um câncer de pulmão em setembro de 2015. Mesmo doente, acompanhou os acontecimentos políticos dos últimos meses e dividia momentos familiares junto aos quatro filhos, cinco netos e três bisnetos. Para antigos clientes e eternos amigos, Pádua foi exemplo de dignidade e discrição. "Ele era uma pessoa muito destemida e muito amiga, ia além da questão unicamente profissional", afirmou o jornalista Valdemar Menezes. 

O velório de Antônio Pádua Barroso acontecerá a partir do meio-dia deste sábado na funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino, na Aldeota. O enterro acontece às 10 horas do domingo, 30, no cemitério Jardim Metropolitano.

PMDB oficializa candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo

O PMDB confirmouhoje (30) a escolha da ex-prefeita e senadora Marta Suplicy como candidata do partido à prefeitura de São Paulo. A chapa será composta também por Andrea Matarazzo, candidato a vice-prefeito pelo PSD. A convenção que oficializou a chapa ocorreu na quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro, na zona norte da capital paulista.
 
Em discurso, Marta Suplicy disse que cometeu erros e acertos em sua trajetória e agora está mais preparada para administrar a cidade. Marta foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2004. A candidata relembrou a saída do PT, no ano passado, e como foi recebida pelo PMDB. "Não posso deixar de registrar o quanto sou grata pela oportunidade de estar aqui falando para todos sobre um projeto que não é apenas meu, não é do PMDB, não é do PSD. Não é da Marta, nem do Andrea. É de cada um. É de cada canto desta cidade desigual e fascinante".
 
Segundo Marta, ela e o companheiro de chapa tem como pontofundamental a paixão por São Paulo e o desejo de melhorar a cidade. "Tenho certeza de que a união entre PSD e PMDB, oficializada neste ato, tem a grandeza da nossa cidade e no nosso país. São Paulo precisa de coragem para mudar. São Paulo precisa ser menos desigual e mais tolerante. Precisa deixar de ser uma adversária para os paulistanos para ser sua amiga. Precisa deixar de ser tão árida para ser mais acolhedora. Precisa de gestão".
 
Matarazzo reforçou que a ideia é reduzir as desigualdades na cidade. "Significa não apenas formar chapa para a eleição e sim reunir pessoas de bem que querem o bem para nossa cidade e que têm ideias novas, mas que trazem experiência. Um dos objetivos da Prefeitura deve ser reduzir as desigualdades da cidade".
 
Disputa
 
Seis partidos já escolheram os candidatos para disputa municipal.
 
O PRB escolheu o deputado federal Celso Russomanno. O atual prefeito, Fernando Haddad, concorre à reeleição pelo PT, tendo como companheiro de chapa o ex-secretário de Educação do município, Gabriel Chalita.
 
O PSDB confirmou o empresário João Doria e o deputado federal Bruno Covas como candidatos a prefeito e vice-prefeito. 
 
Pelo PSOL, a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina concorre à prefeitura, tendo como candidato a vice-prefeito o também deputado federal Ivan Valente.
 
O candidato da Rede Sustentabilidade é o vereador Ricardo Young. A ativista Carlota Mingolla completa a chapa, concorrendo ao cargo de vice-prefeita.
 
Pelo Solidariedade (SD), o candidato é o deputado federal Major Olímpio. O candidato a vice-prefeito é David Martins, presidente estadual do partido e dirigente da Força Sindical.

"Jean Wyllys é um deputado pirotécnico e oportunista", ataca Feliciano

Em visita a Fortaleza na tarde de ontem, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) afirmou que Jean Wyllys (Psol-RJ) é um “deputado pirotécnico, vitimista e oportunista”. As críticas foram feitas em entrevista ao O POVO, concedida enquanto Wyllys participava de outro evento também na capital cearense, de lançamento de pré-candidatos LGBTs pelo Psol.

Já Feliciano compareceu a um debate, realizado pelo grupo “Endireita Fortaleza”, em apoio ao programa Escola sem Partido e à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em discurso, ele chegou a afirmar que o colega só “entrava mudo e saía piando” da Câmara Federal, e não teria relevância na Casa.

“Esse deputado precisava ter um pouco mais de respeito com as pessoas. Um homem que cospe em outro não respeita ninguém”, disse, em referência ao episódio que aconteceu no dia da votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT) na Casa, 17 de abril deste ano.

Questionado por um participante do evento que estava na plateia sobre qual deputado “prestava”, defendeu Jair Bolsonaro (PSC-RJ).O parlamentar é cotado pela legenda para disputar o cargo de Presidência da República em 2018.

Diretora do Endireita Fortaleza, Renata Karla explicou que o objetivo do evento era aproveitar que estava acontecendo um congresso de movimentos estudantis para discutir o tema. “Era uma oportunidade de trazer para cá um político de relevância para esclarecer a sociedade sobre esses movimentos”. (Letícia Alves)

Projetos de lei. Educação sem ideologia?

Cotidiano
  
Uma palavra está no centro da discussão sobre a educação brasileira: doutrinação — o ato de ensinar os princípios de uma crença, sistema ou ciência. Há 12 anos, a defesa do programa Escola Sem Partido é evitar que ela aconteça e impeça a pluralidade de ideias. O movimento ganha corpo em projetos de lei no Brasil. E o conceito e as implicações da proposta são questionados e suscitam uma diversidade de opiniões conflitantes. 
 
O programa tramita em projetos de lei no Senado e na Câmara. Em pelo menos dez estados, incluindo o Ceará, há propostas do mesmo teor nas assembleias legislativas. Os textos traçam deveres dos professores na educação básica da rede pública. Entre eles, não promover em sala de aula os próprios interesses e concepções ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. 
 
O movimento quer que sejam cumpridos pelos docentes deveres que já existem, segundo o advogado Miguel Nagib, coordenador da iniciativa nascida em 2004. Naquele ano, houve experiência que ele considerou negativa na escola da filha: um professor de história falou de Che Guevara e São Francisco de Assis como duas pessoas que abriram mão de tudo pela ideologia. Desde então, Nagib coleta depoimentos de alunos, pais e professores, argumentando que a doutrinação ideológica existe e é ilegal. Para Nagib, há um desequilíbrio quando o professor se aproveita da posição de autoridade e da audiência cativa dos alunos. 
 
É como se o professor tivesse absoluta capacidade de sedução e convencimento, ironiza o educador Idevaldo Bodião, aposentado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Para ele, seria necessário um esforço de orquestração para transmitir os mesmos valores. 
 
Conforme Bodião, é importante observar o contexto em que o projeto ganhou força. O professor aponta um retrocesso rápido e violento no Brasil desde 2014, com o avanço de pautas conservadoras. Um dos exemplos é a retirada do termo “gênero” do Plano Nacional de Educação, no Congresso, em 2015. Ainda segundo o professor, esta trincheira já surgiu nacionalmente articulada, com o mesmo resultado nos planos estaduais e municipais. Os projetos de lei da Escola Sem Partido trazem também a vedação da “aplicação dos postulados da teoria ou ideologia de gênero”. 
 
No Senado, a proposta é incluir o programa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com exceção para escolas particulares e confessionais (orientadas por grupos religiosos). Nesses casos, pais e responsáveis assinariam autorização concordando com os conteúdos e valores transmitidos.

É possível cuidar do jardim sem desperdiçar água

Em tempos de seca, a busca por métodos eficazes para economizar água, que deveria ser um hábito para o cearense, acaba se tornando um martírio. E, muitas vezes, na tentativa de cumprir a meta de consumo estabelecida pelo Governo, algumas pessoas acabam abdicando de ter um jardim particular em suas residências. Hoje, O POVO mostra, no entanto, que é possível manter uma área verde em casa, utilizando pouca água, evitando desperdícios.

Para tanto, é fundamental que algumas regras sejam seguidas, como orienta o técnico em jardinagem Antônio Moreira Lima, 59, especialista no cuidado com as plantas há 40 anos. “As pessoas imaginam, pelo senso comum, que se gasta muita água com a rega de plantas. E não é verdade. O problema é o desperdício na forma de regar. É preciso ter bom senso”, defende.

Em ambientes internos, Moreira orienta que a rega seja feita com o uso de vaporizadores ou regadores, a cada dois dias. No caso dos jarros, a terra deve ser molhada de modo a ficar úmida, sem que a água escorra pelo fundo dos vasos. “Quando você joga água e ela desce pelo fundo do jarro, não só agua a terra, como também lava o solo da planta, retirando os nutrientes e desperdiçando água”, alerta. O técnico destaca ainda que a água em excesso, dependendo da planta, pode causar apodrecimento em algumas partes do vegetal, podendo atrair pragas.
A rega da grama deve ser feita diariamente, dependendo da exposição ao sol. O solo deve ser molhado em, no máximo, 20 centímetros de profundidade. “Mais do que isso é desperdício”, ensina. A irrigação deve ser feita com mangueiras, com uso de gatilhos. Irrigadores de aspersão devem ser usados com cautela, pois eles acabam concentrando o foco de água em determinados pontos, encharcando o solo em demasia, ou atingindo áreas fora da vegetação. “As pessoas ligam, deixam lá e esquecem. Mais uma vez, desperdiçam”, reclama.

Equipamentos
O uso de equipamentos como gotejadores, que podem inclusive ser feitos em casa, também é recomendado. Principalmente para ocasiões de viagem, quando as plantas deverão ficar mais tempo sem serem regadas. Basta encher uma garrafa PET com água, fazer um pequeno furo na tampa e enterrar o gargalo próximo às raízes ou dentro dos vasos, de ponta-cabeça. A água escorrerá lentamente, proporcionando um maior período de irrigação. 

AS PESSOAS IMAGINAM QUE SE GASTA MUITA ÁGUA COM A REGA DE PLANTAS. E NÃO É VERDADE. O PROBLEMA É O DESPERDÍCIO NA FORMA DE REGAR.

Série C. Para manter o clima de festa do Tricolor

É tentando aproveitar o embalo do bom momento que vive que o Fortaleza entra em campo neste domingo para enfrentar o Confiança-SE, às 19 horas, no Castelão, pela 11ª rodada, tentando manter a liderança do Grupo A da Série C. Vindo de três jogos sem perder, incluindo goleada por 4 a 1 sobre o América-MG, que garantiu o time nas oitavas da Copa do Brasil, o Tricolor contará com o apoio da torcida na busca por vitória que encaminharia mais um pouco a meta de chegar aos 31 pontos — tem 18 — para assegurar classificação ao mata-mata.

A partida será especial para o volante Corrêa, que completa 100 jogos com a camisa do clube. Ídolo da torcida leonina, o camisa 5, que chegou ao clube em 2014, é simbolo de empenho. “É uma marca expressiva. Momento maravilhoso, mas seguimos cientes que tem muita coisa pra acontecer. Temos que respeitar o Confiança-SE e brigar para manter nossa liderança dentro de casa”.

Além do centésimo jogo de Corrêa, o Leão pode atingir outra marca especial na partida. O time está a um tento de chegar ao centésimo gol na nova Arena Castelão, inaugurada em 2013, onde o Tricolor já realizou 62 jogos e balançou as redes adversárias 99 vezes.

O técnico Marquinhos Santos não pode repetir o time que venceu o América-MG na quinta-feira. O lateral esquerdo Willian Simões, suspenso, está fora; Bruno Melo entra na vaga. O zagueiro Lima, com dores nas costas, é dúvida.

Se o Fortaleza vive excelente fase, o Confiança atravessa momento oposto. O time comandado pelo técnico Roberto Fernandes ocupa a 8ª posição, com apenas 10 pontos, e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

SÉRIE C 2016

FORTALEZA - Ricardo Berna, Felipe, Lima (Elivelton), Edimar e Bruno Melo; Juliano, Corrêa, Éverton e Daniel Sobralense; Juninho e AnselmoTÉCNICO: MARQUINHOS SANTOS

CONFIANÇA-SE - Júnior Beliato, Felipe Cordeiro, Mimica, Matheus Salustiano e Assis; Lucas Gomes, Wallace Pernambucano, Hygor Guimarães e Cascata; Thiago Silvy e Leandro Kivel TÉCNICO: ROBERTO FERNANDES

Local: estádio Castelão, Fortaleza-CE
Data: 31/7/2016
Horário: 19 horas
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso (AM)
Assistentes: Jander Rodrigues Lopes (AM) e Ivo Fernando da Costa de Sousa (AM)
Ingressos*: R$ 40 (Inferior Bossa Nova), R$ 60 (Setor Especial) e R$ 120 (Setor Premium)
Transmissão: EI MAXX, Rádio O POVO/CBN (AM 1010 e FM 95.5) e Tempo Real no Portal Esportes O POVO (esportes.opovo.com.br)

Custo de campanha. O que pode fazer do eleitor um doador em 2016

Até 2014, cerca de 70% das campanhas eleitorais eram financiadas por empresas. A minirreforma de 2015 acabou com a prática. A partir de agora, o eleitor assume mais um papel dentro das disputas. Além do voto, ele terá a função de fiador de candidatos e ideias. Mas será que ele está disposto a tirar do próprio bolso por uma causa?
Para o advogado Tiago Caxile, a disposição dele para doar vai depender da postura do candidato. “Estou disposto a doar a quem apresentar propostas plausíveis e caminhos para realizá-las. Vejo às vezes que floreiam demais, sem apontar como seria feito na prática”, argumenta.

Para Caxile, que se filiou ao PSC recentemente, a política deve ser um meio de unificar o País após a crise e para isso é preciso abrir discussão de propostas, ainda que sejam antagônicas. “Nunca doei. Mas, desta vez, com a situação complicada do Brasil, devemos nos unir e todos participar, com dinheiro ou com ideias. No final, todos queremos o melhor para a sociedade”, diz.

Já para a também advogada Jardane Canuto, é preciso investigar minunciosamente não só as propostas, mas o histórico do candidato e do partido. Detalhes contam na hora de colocar a mão no bolso. Apesar de estar disposta a contribuir com a campanha, ela se diz desconfiada. “Tudo que mexe no bolso deixa a gente mais atento. Isso eu levaria realmente como um investimento social. Mas no final é sempre um risco”, diz.
Ela frisa que apesar de o voto ser a maior arma do eleitor, nem sempre ele é suficiente para propagar as ideias em que ela acredita que sejam as melhores para o desenvolvimento da comunidade.

O professor e servidor público Martinho Olavo já tem o hábito de fazer doações de campanha. Nas duas últimas eleições, ele escolheu candidato e partido para ajudar a financiar. “A doação é uma maneira de autossustentabilidade de uma candidatura. Ele cria a independência financeira quando feita por eleitores. O que me motiva a doar é para que haja possibilidade de a campanha chegar ao conhecimento de outras pessoas” , afirma. Filiado ao Psol, Olavo celebra o fim da participação de empresas no processo eleitoral.

Esta será a terceira vez que ele vai tirar recursos próprios para apostar no partido. Até o momento, garante que não teve arrependimentos. “Quando você doa, veste a camisa.Não está sendo apenas eleitor passivo,mas estará envolvido na construção de debates. Você trabalha para que a ideia em que investe seja vitoriosa. Portanto, tem uma postura de democracia participativa, cidadania ativa”, completa.

O sociólogo Valmir Lopes analisa o impacto do financiamento por pessoa física nestas eleições. “Doação de eleitores era uma prática que se via até os anos 2000. Acredito que agora a classe média vai retornar a contribuir com as campanhas. Agora, na periferia, onde a tendência era receber, mais que doar em período eleitoral, haverá um choque”, explica.

Apoio de DEM a RC deve ser anunciado por Moroni Torgan

O prefeito e pré-candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT) deve ter aliança firmada com o Democratas hoje. O deputado federal Moroni Torgan (DEM) estará ao lado do prefeito na convenção do PHS (ver quadro ao lado). Assessoria de RC também espera a presença de Moroni na convenção do PDT, na próxima quinta-feira, 4/8.
Presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira confirma que Moroni Torgan também participa de convenção da sigla, que fechará aliança com Roberto Cláudio. Segundo Pereira, o anúncio do apoio de Moroni a RC será anunciado durante o evento. 

Na ocasião, o PPS lançará candidatura de 65 vereadores, “com potencial para eleger três ou quatro nomes”, conforme expectativa do presidente.

Semana de convenções
Nas convenções de Fortaleza, nomes de peso no cenário político nacional também formalizam apoio na Capital a seus candidatos. 

Amanhã, a ex-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) impulsionará o pré-candidato Heitor Férrer (PSB) na convenção da chapa, uma das poucas no município que já estão compostas, com Dimas Oliveira (Rede) como vice-prefeito.

“Está confirmado (presença de Marina). Ela chegará hoje á noite e já gravou a participação especial na convenção. A sintonia entre Rede e PSB está muito boa”, afirma Danilo Forte, presidente estadual do PSB. O partido irá anunciar também 37 candidatos a vereador, enquanto a Rede oficializa dez candidaturas a vereador.

Os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB) selarão aliança dos dois partidos com o deputado estadual Capitão Wagner (PR), em convenção realizada amanhã.

Com o apoio dos dois nomes e o maior tempo de propaganda na TV e no rádio, Wagner afirma que está “na posição que queria” e não demonstra esperança em uma aliança tardia com o PP - como desejava na última semana. “Temos tempo bem competitivo no horário eleitoral. Podem surgir surpresas, mas não tenho expectativa”, conta.

O deputado federal Genecias Noronha (SD) representa apoio de sua legenda a Wagner. Juntos, os partidos lançam 195 nomes para a 
Câmara Municipal.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparecerá à convenção de seu partido, marcada para a próxima segunda-feria (1º/8). Será a bênção oficial do petista à deputada federal Luizianne Lins (PT) em meio à queda de braço com o governador do Estado Camilo Santana (PT), que apoia o nome de RC à reeleição.

Serviço

Sábado 30 de Julho
Convenção do PPS
Pré-candidato: Roberto Cláudio (PDT)
Local: Hotel Praia Centro, avenida Monsenhor Tabosa, 740
Horário: 9h
Com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o deputado federal Moroni Torgan (DEM)

Reunião final do PTN
Pré-candidato: a ser definido
Local: Hotel Amuarama, avenida Deputado Oswaldo Studart, 888
Horário: 16h

Convenção do PRB
Pré-candidato: Ronaldo Martins (PRB)
Locoal: Ginásio Poliesportivo da Parangaba, avenida General Osório de Paiva
Horário: 15h


Domingo 31 de Julho
Convenção do PR
Pré-candidato: Capitão Wagner (PR)
Local: Farias Brito Vestibular, avenida Júlio Abreu, 284
Horário: 10h
Com a presença dos senadores Eunicio Oliveira e Tasso Jereissati - presidentes estaduais do PMDB e PSDB - e o deputado federal Genecias Noronha (SD)

Convenção do PSB
Pré-candidato: Heitor Férrer (PSB)
Local: Faculdade Ari de Sá, avenida Heráclito Graça, 826
Horário: 10h
Com a presença de Marina Silva (Rede)

Convenção do PHS, PRP e PMN
Pré-candidato: Tin Gomes (PHS)
Local: Ginásio Poliesportivo da Parangaba, avenida General Osório de Paiva
Horário: 9h

Convenção do Psol
Pré-candidato: João Alfredo (Psol)
Local: Sede do Psol, avenida do Imperador, 1397
Horário: 11h

Segunda-feira 1º de Agosto
Convenção do PT
Pré-candidato: Luizianne Lins (PT)
Local: Faculdade Ari de Sá, avenida Heráclito Graça, 826
Horário: 19h
Com a presença do ex-presidente Lula (PT)

Quinta-Feira 4 de Agosto
Convenção do PSD
Pré-candidato: Roberto Cláudio (PDT)
Local: Sede do PSD, Shopping Avenida - Avenida Dom Luís, 300
Horário: 14h

Convenção do PDT
Pré-candidato: Roberto Cláudio (PDT)
Local: Ginásio da Faculdade Ari de Sá, avenida Heráclito Graça, 826
Horário: 14h
Com a presença de Carlos Lupi e André Figueiredo, presidentes nacional e estadual do partido, Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PDT). Moroni Torgan deverá comparecer

Seleção olímpica joga bem, domina Japão e vence amistoso em Goiânia

Se a primeira impressão é a que fica, o torcedor brasileiro ganhou neste sábado bons motivos para acreditar que, finalmente, a Seleção conquistará o inédito ouro olímpico no Rio de Janeiro. Com futebol vistoso, o Brasil dominou o Japão em amistoso no Serra Dourada, em Goiânia, e venceu por 2 a 0. Poderia ter sido muito mais.

Além dos gols de Gabigol e Marquinhos, a Seleção mandou duas bolas na trave, com Neymar e Thiago Maia, teve um pênalti claro não marcado e perdeu chances quase dentro da pequena área.

Contra um adversário fechado, o Brasil trocou passes e conseguiu envolver os asiáticos. Em alguns momentos, o time canarinho chegou a ter quase 80% de posse.

Este foi só um dos aspectos que o técnico Rogério Micale pediu e treinou que a Seleção conseguiu colocar em prática. Também foi possível notar a linha defensiva jogando avançada, os atacantes trocando de posição, a marcação por pressão no campo de ataque...

Apesar de satisfeito, o treinador também sai de Goiânia e vai para Brasília, onde encara a África do Sul, quinta-feira, já pela Olimpíada, com um "problema". Felipe Anderson jogou muito bem nos 45 minutos que esteve em campo e mostrou que não cederá facilmente o lugar a Renato Augusto, que começou o amistoso na reserva.

É claro que um jogo com uma dezena de substituições e em que a torcida faz ola com 10 minutos do primeiro tempo não pode ser conclusivo. Esta equipe de jovens precisa ser testada em situações de maior pressão e contra adversários mais fortes... mas os rivais olímpicos serão tão melhores que o Japão? Saberemos a partir da próxima semana.

FICHA TÉCNICA 
BRASIL 2 X 0 JAPÃO 

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data/horário: 30 de julho de 2016, sábado, às 16h30
Árbitro: Wilson Lamoroux (Fifa-COL)
Assistentes: Humberto Prieto e John Alexander Sánchez (COL)
Público pagante/Renda: 32.517 pessoas/ R$ 1.508.070
Cartões amarelos: Oshima (JAP)
Gols: Gabriel 32'1ºT (1-0); Marquinhos 40'1ºT (2-0)

BRASIL: Uilson, Zeca (William 18'2ºT), Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan Garcia 24'2ºT) e Douglas Santos; Thiago Maia (Rodrigo Dourado 24'2ºT), Rafinha (Renato Augusto 1'2ºT) e Felipe Anderson (Luan 1'2ºT); Gabigol (Walace 17'2ºT), G. Jesus e Neymar. Técnico: Rogério Micale 

JAPÃO: Nakamura (Kushibiki 1'2ºT), Muroya, Shiotani (Iwanami 28'2ºT), Ueda e Fujiharu (Kamekawa 13'2ºT); Endo (Tomiyaso 32'2ºT), Harakawa (Oshima 1'2ºT), Yajima (Asano 1'2ºT), Nakajima (Ogawa 31'2ºT) e Minamino; Koroki (Ideguchi 22'2ºT). Técnico: Makoto Teguramori

Com golaço de William Henrique, Ceará empata com o Paraná fora de casa e segue vice-líder da Série B

O tabu de nunca ter vencido o Paraná fora de casa continua. Mas a vice-liderança da Série B está garantida. Esse foi o saldo do Ceará após o empate em 1x1 da noite deste sábado, 31, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, em confronto da 18ª rodada da Segundona do Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 34 pontos, mantendo 7 pontos de vantagem para o 5° colocado, o primeiro time fora do G4. 

O destaque do jogo foi o atacante William Henrique. Titular pela primeira vez com Sérgio Soares, o jogador aproveitou bem a oportunidade, marcando um golaço, que abriu o placar na partida. Aos 14 minutos do início da partida, recebeu passe de Wescley, aplicou um chapéu no zagueiro e bateu de chaleira de esquerda, quase tropeçando, mas balançando as redes em grande estilo. Na comemoração, o jogador não conteve as lágrimas após marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra. 

A vantagem no placar do Ceará não durou muito tempo. Aos 30 minutos, Róbson empatou o jogo, recebendo um passe de cabeça na área, girando e batendo para o gol, sem chances para o goleiro Éverson. No 2º tempo, o Ceará ainda criou algumas oportunidades, mas foi o time da casa que assustou mais, obrigando Éverson a fazer grandes defesas e garantir um pontinho fora de casa. 

O Ceará volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o líder Vasco, as 21h30min, na Arena Castelão, na última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fernando Prass volta a sentir dores e será cortado da Seleção olímpica

O goleiro Fernando Prass será cortado da Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada. O jogador de 38 anos voltou a sentir dores no cotovelo direito neste sábado e, com suspeita de fratura, não poderá disputar os Jogos do Rio de Janeiro.

É grande o risco de o camisa 1 do Palmeiras ter de passar por cirurgia e até não atuar mais nesta temporada. Em 2014, ele fraturou o mesmo cotovelo e ficou cinco meses fora, tendo que passar por duas operações (uma pra corrigir a lesão e outra pra tirar um pino que o incomodava).

Segundo a CBF, o camisa 1 fará novos exames na noite deste sábado, e só haverá um pronunciamento oficial sobre o caso no domingo. A entidade admite a chance de corte, mas ainda espera o resultado das avaliações.

Abatido, o técnico Rogério Micale não quis explicar o que aconteceu para Prass voltar a sentir dores, mas confirmou que ele teve piora no quadro clínico neste sábado. 

- Você (repórter) participou do treino ontem (sexta), pré-jogo contra o Japão, e viu o Fernando trabalhando normalmente. Trabalhou com bola, com o preparador físico... Mas temos que passar por um novo processo de reavaliação médica, para definir se vai ser cortado ou não. Não posso passar uma informação sem ter um laudo médico. Não estou mentindo ou omitindo. Após a avaliação vamos informar: o Fernando vai ser mantido ou vai ser cortado. Se ele vai passar por avaliação, logicamente uma coisa aconteceu, mas precisamos ter certeza - comentou.

Esta foi a primeira convocação da carreira de Fernando Prass. O jogador comemorou muito o chamado e chegou a dizer que se preparou e esperou muito por isso. Neste sábado, na saída do Serra Dourada, ele não quis falar com a imprensa.

Na última Olimpíada, em 2012, o Brasil também teve um goleiro cortado por lesão no cotovelo. Na ocasião, o santista Rafael deixou o grupo em Londres.

Deputado Evandro Leitão cai em palanque durante convenção partidária

O palanque da Associação Atlética Boaviagense, usado para a convenção partidária do PRB nesta sexta, 29, em Boa Viagem, que fica a pouco mais de 200 km de Fortaleza,assustou os políticos e a plateia presentes na cerimônia que oficializava a candidatura de Adriano Silva (PRB) e Ezau Fragoso (PHS) à disputa pelo executivo municipal.
Logo no início da cerimônia, uma parte da estrutura, com aproximadamente 30 pessoas, cedeu e formou uma espécie de cratera. Entre os presentes que acabaram caindo no buraco, estavam o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) e o atual prefeito Fernando Assef (PSD). Ninguém ficou gravemente ferido.
"Demos início à cerimônia. Finalizamos o Hino Nacional e, no momento da execução do Municipal, na estrutura de alvenaria de uns três metros, abriu um buraco”, disse ao O POVO Erialdo Costa, radialista e um dos apresentadores da convenção.
Segundo Erialdo, o tumulto demorou apenas alguns minutos e não foi necessário chamar atendimento médico. "Retomamos logo em seguida. Não foi nada grave".
A assessoria de Evandro informou que o parlamentar "sofreu apenas pequenas escoriações em uma das pernas e foi medicado contra dor em um hospital do município". Ela declarou também que o ex-presidente do Ceará Sporting Clube segue durante este fim de semana normalmente com o cronograma de convenções partidárias pelo Interior. 
Na tarde deste sábado, o pedetista participa, em Santana do Acaraú, da convenção do PCdoB e no domingo, em Aracati, do encontro partidário do PDT. Nossa equipe não conseguiu contato com o prefeito de Boa Viagem.

Gaudêncio será o candidato a vice na chapa de Capitão Wagner

O atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), será o candidato a vice na chapa do deputado estadual Capitão Wagner (PR), que disputará as eleições municipais de Fortaleza. O senador Eunício Oliveira (PMDB) espera que Gaudêncio seja o primeiro vice-prefeito reeleito da história de Fortaleza. A informação foi confirmada tanto por Wagner como por Eunício ao jornalista do O POVO, Arlen Medina Néri.
No último dia 22, O POVO já antecipava que o PMDB deveria indicar Gaudêncio, que também é empresário, para a vaga na chapa de Capitão Wagner. Após intensas discussão internas, o PMDB resolveu que não lançaria candidatura própria e apostaria na aliança com o PR e PSDB, firmada desde 2014 para as eleições estaduais.
Segundo o Capitão Wagner, a escolha de Gaudêncio se deve, sobretudo, à experiência, uma vez que havia dentro da chapa um certo preconceito com a pouca idade de Wagner. “O Gaudêncio tem visão tanto da máquina pública como da esfera privada. A minha juventude aliada à experiência dele na administração pública e privada vai dar maior credibilidade à nossa chapa”, aposta o candidato do PR.

Candidatura de Ronaldo Martins à Prefeitura de Fortaleza é oficializada em convenção do PRB

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) oficializou a candidatura do deputado federal Ronaldo Martins para Prefeitura de Fortaleza, neste sábado, 30, em convenção no Ginásio da Parangaba. Com a ex-conselheira tutelar Nina Carvalho como vice de Martins, o PRB entra para a disputa com chapa pura.

Na convenção, foram anunciados ainda 63 candidatos a vereador. O ato contou com prefeitos de cidades do interior do Ceará, além do líder do PRB na Câmara Federal, Márcio Marinho.

Ônibus tomba e deixa dois mortos e 31 feridos na Serra da Ibiapaba, no Ceará

Atualizada às 20h38min
Um homem de 37 anos e uma criança de dez anosmorreram no acidente envolvendo um ônibus que levava um time de futebol amador e familiares, na Serra da Ibiapaba, na tarde deste sábado, 30. Pelo menos 31 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave. Conforme a Polícia Militar (PM), o veículo perdeu o controle e sobrou na curva do São Cristóvão, caindo em um barranco, a aproximadamente dez metros de altura, numa região conhecida como Ladeira da Lapa, na CE-321, entre os municípios de São Benedito e Graça, no interior do Ceará.
A criança de dez anos, identificada como Ivanildo Lima Soares, viajava com o pai na parte frontal do ônibus e foi arremessada do veículo. Segundo informações da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Benedito, que estiveram no local, o corpo do garoto estava a aproximadamente dez metro do coletivo tombado.

O outro óbito confirmado é de Genildo Galdino Lima, 37. De acordo com informações repassadas à Polícia, ele era motorista e jogava na equipe amadora de veteranos. O time é de Barreiro, distrito de São Benedito. O ônibus tinha como destino a cidade de Graça, onde seria realizada uma partida de futebol.
Os feridos em estado grave, de acordo com a PM, foram levados para os hospitais de Sobral e Tianguá. As outras vítimas do acidente foram socorridas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Benedito. Um dos feridos na UPA informou aos policiais que viajavam no veículo cerca de 50 pessoas.

Segundo os passageiros, o motorista do ônibus não trafegava em alta velocidade. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. Uma ação em conjunta foi realizada para socorrer as vítimas, com viaturas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Pró-Cidadania, entre outros órgãos. Pelo menos seis ambulâncias estiveram no local.

Acidente com ônibus e mortes em Milagres

Na madrugada deste sábado, um veículo de passeio colidiu frontalmente com um ônibus na BR-116, no município de Milagres, interior do Ceará. Duas pessoas morreram e cinco se encontram gravemente feridas.

sábado, 30 de julho de 2016

Contas públicas têm déficit recorde em junho e no primeiro semestre

O setor público consolidado formado por União, estados e municípios, registrou déficit primário – receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros – de R$ 10,061 bilhões, em junho, informou nesta sexta-feira, 29, o Banco Central (BC). Esse foi o pior resultado para o mês na série histórica, iniciada em dezembro de 2001. O resultado do mês passou superou o déficit de R$ 9,323 bilhões registrados em junho de 2015.

No primeiro semestre, o resultado negativo chegou a R$ 23,776 bilhões, também o pior resultado para o período. No primeiro semestre de 2015, houve superávit primário de R$ 16,224 bilhões.

Em 12 meses encerrados em junho, o déficit primário ficou em R$ 151,249 bilhões, o que corresponde a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Em junho deste ano, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) registrou déficit primário de R$ 10,451 bilhões. Os governos estaduais apresentaram déficit primário de R$ 181 milhões, e os municipais, superávit de R$ 279 milhões. As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras, registraram superávit primário de R$ 291 milhões, no mês passado.

A meta fiscal prevê um déficit primário de até R$ 163,9 bilhões nas contas públicas para este ano. Para chegar a esse resultado do setor público consolidado, a expectativa é que o Governo Federal apresente déficit primário de R$ 170,496 bilhões e estados e municípios, um superávit de R$ 6,554 bilhões.

Em junho, os gastos com juros nominais ficaram em R$ 22,113 bilhões, contra R$ 26,933 bilhões em igual mês de 2015. No primeiro semestre, os gastos chegaram a R$ 173,312 bilhões. Em 12 meses, encerrados em junho, as despesas com juros ficaram em R$ 449,228 bilhões, o que corresponde a 7,45% do PIB.

O déficit nominal, formado pelo resultado primário e os resultados de juros, ficou em R$ 32,174 bilhões, no mês passado, ante R$ 36,256 bilhões registrados em junho de 2015. No primeiro semestre, o resultado negativo ficou em R$ 197,087 bilhões, contra R$ 209,646 bilhões em igual período de 2015. Em 12 meses, encerrados em junho, o déficit nominal ficou em R$ 600,476 bilhões, o que corresponde a 9,96% do PIB.

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 2,529 trilhões, em junho, o que corresponde a 42% do PIB, alta de 2,3 pontos percentuais em relação a maio. A dívida bruta, que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais, chegou a R$ 4,130 trilhões ou 68,5% do PIB, praticamente estável em relação a maio (68,6% do PIB).

Petrobras vende por US$ 2,5 bi participação em bloco na Bacia de Santos

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda de sua participação no bloco exploratório da Bacia marítima de Santos – 8 (BM-S-8) – na área do pré-sal - para a empresa norueguesa Statoil Brasil Óleo e Gás em um negócio de US$ 2,5 bilhões e que envolve o prospecto exploratório denominado Carcará.

Segundo a empresa, a operação, divulgada nesta sexta-feria, 29, faz parte da política de gestão de portfólio da Petrobras “que prioriza investimentos em ativos com maior potencial de geração de caixa no curto prazo e com maior possibilidade de otimização de capital e de ganhos de escala, tendo em vista a padronização de projetos de desenvolvimento da produção”.

A transação faz arte do novo Plano de Parcerias e Desinvestimentos 2015-2016 que vem implantado pela Petrobras e “sua conclusão está sujeita a determinadas condições precedentes usuais, incluindo o direito de preferência por parte dos demais parceiros no BM-S-8 e a aprovação pelos órgãos competentes”.

Neste contexto, a Petrobras tem obtido vantagens competitivas relevantes no desenvolvimento do pré-sal brasileiro com a aplicação extensiva de projetos semelhantes e equipamentos padronizados.

Parceria estratégica

Em nota, a empresa informa que a venda faz parte “de um processo competitivo e representa um avanço material na parceria estratégica entre as duas companhias que já possuem acordos de cooperação com foco em desenvolvimento tecnológico na área de E&P offshore.

Com relação ao preço base da transação, de US$ 2,5 bilhões, a primeira parcela, correspondente a 50% do valor total (US$ 1,25 bilhão), será paga já no fechamento da operação. O restante do valor será quitado através de parcelas contingentes relacionadas a eventos subsequentes como, por exemplo, a celebração do Acordo de Individualização da Produção (unitização).

O BM-S-8 está localizado na Bacia de Santos e é atualmente operado pela Petrobras, que detém 66% do empreendimento, em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%). A nota lembra, ainda, que foi no bloco que ocorreu a descoberta no prospecto exploratório denominado Carcará.

Ainda segundo a Petrobras, ela continua negociando com a Statoil um Memorando de Entendimento, onde outras iniciativas de cooperação estratégica serão avaliadas com o objetivo de uma atuação de longo prazo.

A nota ressalta que “a operação em curso abre oportunidades para que parcerias com outras empresas, com forte expertise e condições de investimento, contribuam para o fortalecimento da indústria de óleo & gás no Brasil”.

Padre Fábio de Melo celebrará casamento de Viviane Araújo e Radamés

Viviane Araújo e Radamés acertam os últimos detalhes para o casório, que será realizado em novembro deste ano. O casal escolheu o padre Fábio de Melo para a celebração. De acordo com o jornal "Extra", a noiva teria gostado das palavras usadas pelo pároco no casamento de Eri Johnson e Alice Souto, em abril último. 

O casal aguarda agora a disponibilidade da TV Globo, isso porque o jogador de futebol pediu a mão da rainha de bateria do Salgueiro no palco do programa "Domingão do Faustão", que deverá cobrir com exlusividade a cerimônia.