Em tempos de seca, a busca por métodos eficazes para economizar água, que deveria ser um hábito para o cearense, acaba se tornando um martírio. E, muitas vezes, na tentativa de cumprir a meta de consumo estabelecida pelo Governo, algumas pessoas acabam abdicando de ter um jardim particular em suas residências. Hoje, O POVO mostra, no entanto, que é possível manter uma área verde em casa, utilizando pouca água, evitando desperdícios.
Para tanto, é fundamental que algumas regras sejam seguidas, como orienta o técnico em jardinagem Antônio Moreira Lima, 59, especialista no cuidado com as plantas há 40 anos. “As pessoas imaginam, pelo senso comum, que se gasta muita água com a rega de plantas. E não é verdade. O problema é o desperdício na forma de regar. É preciso ter bom senso”, defende.
Em ambientes internos, Moreira orienta que a rega seja feita com o uso de vaporizadores ou regadores, a cada dois dias. No caso dos jarros, a terra deve ser molhada de modo a ficar úmida, sem que a água escorra pelo fundo dos vasos. “Quando você joga água e ela desce pelo fundo do jarro, não só agua a terra, como também lava o solo da planta, retirando os nutrientes e desperdiçando água”, alerta. O técnico destaca ainda que a água em excesso, dependendo da planta, pode causar apodrecimento em algumas partes do vegetal, podendo atrair pragas.
A rega da grama deve ser feita diariamente, dependendo da exposição ao sol. O solo deve ser molhado em, no máximo, 20 centímetros de profundidade. “Mais do que isso é desperdício”, ensina. A irrigação deve ser feita com mangueiras, com uso de gatilhos. Irrigadores de aspersão devem ser usados com cautela, pois eles acabam concentrando o foco de água em determinados pontos, encharcando o solo em demasia, ou atingindo áreas fora da vegetação. “As pessoas ligam, deixam lá e esquecem. Mais uma vez, desperdiçam”, reclama.
Equipamentos
O uso de equipamentos como gotejadores, que podem inclusive ser feitos em casa, também é recomendado. Principalmente para ocasiões de viagem, quando as plantas deverão ficar mais tempo sem serem regadas. Basta encher uma garrafa PET com água, fazer um pequeno furo na tampa e enterrar o gargalo próximo às raízes ou dentro dos vasos, de ponta-cabeça. A água escorrerá lentamente, proporcionando um maior período de irrigação.
AS PESSOAS IMAGINAM QUE SE GASTA MUITA ÁGUA COM A REGA DE PLANTAS. E NÃO É VERDADE. O PROBLEMA É O DESPERDÍCIO NA FORMA DE REGAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário