Após a aprovação de oito detentos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outros treze internos do sistema penitenciário cearense foram selecionados pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e ganharam bolsas em cursos de graduação e tecnológicos em faculdades particulares do Estado. São oito internos das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e alunos da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, que receberam bolsas integrais. Os outros cinco são da Cadeia Pública de Aracati.
Dos detentos da RMF, dois passaram no curso de Direito e um reeducando da CPPL II passou em 1º lugar no curso de Licenciatura em Educação Física em uma faculdade particular de Fortaleza.
Além deles, cinco internos foram aprovados nos seguintes cursos tecnológicos: um para Sistemas para internet, um para Gestão de Recursos Humanos, um para Gestão Hospitalar e dois para Logística.
Já os cinco aprovados em Aracati são remanescente de uma turma de apenas 25 alunos-detentos, uma índice de aprovação de 20%. Entre os cinco aprovados em Aracati, um garantiu a bolsa integral e os outros quatro, bolsas parciais que custearão 50% do valor da universidade. Os internos conseguiram vaga nos cursos de Administração, Química e Comércio Exterior.
O assessor educacional de Secretaria da Justiça Rodrigo Moraes acredita que as aprovações despertam o sentimento de esperança entre os demais detentos. “O pensamento de que ‘se um conseguiu, eu também posso’. E nos aprovados gera um sentimento de que ele volta a ser cidadão. Para além de ser interno, ele ganha outro título: o de aprovado”, conta. O assessor diz que a expectativa é que na segunda chamada do Sisu o primeiro número, o de oito aprovados, aumente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário