LUTO
Edilmar: vida dedicada à imprensa
Diretor de programação do Sistema Verdes Mares faleceu, na manhã de ontem, aos 80 anos
00:00 · 21.10.2015 / atualizado às 02:14
A radiodifusão cearense perdeu um de seus mais brilhantes e dedicados profissionais. Faleceu, ontem (20), o diretor de programação do Sistema Verdes Mares (SVM), Edilmar Norões. Ele estava internado no Hospital São Mateus desde o último domingo (18), após sofrer uma queda em sua residência e ter duas paradas cardíacas.
Antes do incidente, ele trabalhou normalmente, escreveu sua coluna para a edição da segunda-feira (19) do Diário do Nordeste, foi a um shopping com familiares e amigos, conversou e brincou, segundo conta um de seus seis filhos, o jornalista Paulo César Norões. "Ele nos deixou às 8h29, após ter mais três paradas cardíacas, sendo ressuscitado por duas vezes. Na terceira, não resistiu", lamenta. A Missa de corpo presente será hoje, às 8h, na Ethernus, e o sepultamento no Parque da Paz, às 10h.
Uma vida dedicada ao rádio e à comunicação. Essa foi a trajetória de José Edilmar Norões Coelho. Dos 80 anos de idade, 50 foram a serviço do Sistema Verdes Mares (SVM). Ele, com formação em Direito e Jornalismo, deixa a esposa, Lucila Maria Studart Coelho, com quem teve seis filhos, sete netos e dois bisnetos.
Edilmar Norões nasceu no dia 11 de agosto de 1935, em Barbalha, no Cariri. Começou a carreira como radialista na Rádio Araripe, do Crato e não parou mais. Em janeiro de 1957, ingressou na Rádio Verdes Mares. Em dezembro do mesmo ano, teve participação no antigo jornal Tribuna do Ceará, no qual assinou uma coluna social e, logo depois, uma coluna política. Em 31 de janeiro de 1970, ajudou na implantação da TV Verdes Mares, ainda exerceu a função de diretor de programação da Rádio FM Verdes Mares. Em 1986, no jornal Diário do Nordeste, foi responsável por uma coluna política de sucesso.
Edilmar presidiu, por vários mandatos, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e participava do Conselho da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). Foi membro também da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo e presidente do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Ceará (Sindatel), e, em março deste ano, foi reeleito para mais um mandato até 2018. A entidade foi fundada em 2003.
Homenagens
Recebeu muitas homenagens e honrarias, como as comendas do Defensor Público, do Benfeitor da Criança da Cidade (outorgada pela Prefeitura de Fortaleza), Amigo do Corpo de Bombeiros, do 23º BC e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma das mais importantes foi a da Câmara de Deputados Federais, em Brasília, por seu trabalho em prol do Ceará e do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário