ALTA
Ventos do Ceará geram 41% a mais de energia neste ano
Considerando todas as fontes, a geração de energia no Estado registrou incremento de 9% de janeiro a outubro
00:00 · 21.10.2015
Com a crise hídrica do País e com o desenvolvimento tecnológico, a participação da energia eólica cresceu consideravelmente em 2015, se tornando viável economicamente a produção desta energia renovável. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a geração de energia do Ceará foi de 1.700,8 MW, registrando alta de 9%, em comparação a igual período do ano passado. Deste total, 468,15 MW - equivalente a 27,54% - foram produzidos pelas usinas eólicas, o que corresponde a um acréscimo de 41,2% na produção energética, ante 2014. É o que mostra o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
No País, a geração total de energia no acumulado do ano foi de 61.042 MW, ante 61.514,02 MW no ano passado, um recuo de 0,8% na variação. O Ceará se posiciona assim na contramão do cenário brasileiro, registrando um crescimento tanto na produção como no consumo de energia, enquanto que o País apresentou recuo nos dois índices. O Estado também teve alta de 2,9% no consumo, enquanto o Brasil apresentou uma retração de 0,8%.
O coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço, explica que antes o custo das energias hidráulica e térmica era bem mais acessível do que o da eólica, por isso não era explorado todo o potencial energético desta fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário