domingo, 23 de agosto de 2015

DESIGN

Traço mágico

Julio Cesar é o nome do artista que vem se destacando com suas ilustrações coloridas e delicadas. O trabalho do cearense viralizou nas redes sociais e chamou atenção, inclusive, do astro Ashton Kutcher

22:00 · 22.08.2015
As ilustrações do artista, que teve o primeiro contato com o desenho na escola, podem ser digitais ou tradicionais zaa Ilustrador cearense Julio Cesar se auto-retratou. Ele também é conhecido como MZ09
As ilustrações do artista, que teve o primeiro contato com o desenho na escola, podem ser digitais ou tradicionais
Assim como grande partes das crianças, o primeiro contato de Julio Cesar, de 27 anos, com o desenho foi ainda na infância, durante as aulas de arte na escola, quando os pequenos são incentivados ao máximo a explorar a criatividade. O hobby, no entanto, nunca foi deixado de lado e acabou virando sua profissão atual, muitos anos depois.
Nas últimas semanas, o trabalho do cearense, também conhecido como MZ09, viralizou nas redes sociais. Na noite de terça-feira, dia 18, ele foi surpreendido ao ver o ator Ashton Kutcher compartilhar suas ilustrações em seu perfil do Facebook.
Na legenda, o ator internacional escreveu: "Amei isso". Até o fechamento desta matéria, mais de 46 mil pessoas já tinham curtido a menção ao ilustrador na rede social.
Antes do astro de Hollywood compartilhar o trabalho de Julio, seus desenhos já tinham ido parar na capa de um jornal holandês. "Um amigo ilustrador que mora na Holanda me mandou a foto. Fiquei surpreso e bastante feliz. Não esperava essa repercussão toda, mas é gratificante ter esse reconhecimento. Levanta o ânimo e põe combustível para continuar no ramo e querer melhorar sempre", comenta ele, que ainda atua como character design (em português, algo como designer de personagem).
Suas ilustrações, principalmente as que retratam fotografias, são as que mais encantam pela delicadeza. "O objetivo não é fazer um retrato fiel e realista, mas uma versão delas no meu estilo de desenho. Gosto muito de fotos de pessoas expressivas, que passem alguma emoção. É isso que me chama atenção e faz querer desenhá-las, mas, com certeza, transpor esse sentimento para o desenho é a parte mais difícil para mim", explica Julio que, por timidez, prefere não mostrar sua própria foto.
Em seu portfólio (behance.Net/mz09), também é possível ver a versão do artista para o curta-metragem da Disney "Paperman", The Beatles e até os personagens da Turma da Mônica. Um de seus projetos, o "Crossover Network", mistura desenhos da nova geração do canal Cartoon Network, como "Hora de Aventura", "Apenas um Show", "Steven Universe" e "O incrível Mundo de Gumball", em uma fan art. "Foi em parceria com mais dois amigos ilustradores, Ricardo Lira (Fortaleza) e Vencys Lao (São Paulo)".
Expor o trabalho na internet fez com que pessoas de várias lugares do mundo o procurassem para desenhá-las. "Essa minha série de ilustrações possui tanto foto de pessoas que encontro na internet como as que entraram em contato comigo", observa o artista.
O ilustrador também trabalha com desenhos sem referências fotográficas. "Tudo depende do que você quer desenhar e da biblioteca mental de cada ilustrador", completa.
No entanto, Julio (no Instagram, @mz09art) confessa que tem uma "quedinha" especial por mulheres tatuadas e estilosas. "Uso cores chamativas e a minha pintura é mais chapada. Isso chama atenção e é um ponto marcante do meu trabalho", diz.
Ele faz ilustrações digitais, mas conta que nos últimos tempos tem se aventurado com materiais tradicionais. "Uso uma mesa digitalizadora e desenho no Photoshop e Paint Tool SAI, programas específicos para esse trabalho. A dinâmica no tradicional é bem mais complexa e eu demoro mais do que no digital, mas gosto bastante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário