segunda-feira, 27 de julho de 2015

Governo amplia capacitação para fugir da crise
A- A A+
Rochana Lyvian
Da Redação

Otitular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Virgínio Clementino, em entrevista exclusiva ao jornal O Estado, tratou sobre os programas sociais desenvolvidos pela Pasta, bem como a capacitação profissional aos jovens do Estado, mostrando resultados positivos, diante da crise econômica instalada no Brasil. Ainda este ano, a meta é que pelo menos 25 mil jovens cearenses sejam capacitados, e programas como o Primeiro Passo, atenda a 12 mil adolescentes. As atividades desenvolvidas pela pasta entre outros órgão no Estado, segundo Josbertine,  foi fundamental para evitar uma queda desenfreada da economia do Estado, evitando um índice maior de desemprego no Ceará.

Como a STDS atua, e quais os maiores desafios da Pasta?
Josbertini. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ela tem algumas finalidades importantes, entre elas é dá capacitação e qualificação profissional aos cearenses. Nós também fazemos toda a gestão do Sistema Público de Empregos, que é o Sine/IDT, para que nós possamos estar fazendo a inclusão e a integração dos cearenses no mercado de trabalho, a partir dos 37 postos em todos os Estados. Nós temos uma importante participação no campo da economia solidária, inclusive, nós vamos, agora, no mês de agosto, inaugurar nosso primeiro centro público de economia solidários do Estado, em Tauá, em que está previsto mais dois centros. É uma ação cooperativa para inclusão no mercado. Nós temos outra ação importante, que é na área do artesanato, a partir de da Ceart, onde nós atendemos, aproximadamente, 40 mil artesãos. Apoiamos a produção e comercialização das peças, sempre buscando agregar valor, inclusive, com a experiência inovadora de levar esse artesanato para outros países, especialmente para Europa, onde temos um show rum do artesanato cearense em Berlim. A STDS tem ações importantes no campo do empreendedorismo, onde fazemos uma trabalho  com microempreendedor individual e fazemos um trabalho de apoio aos negócios que devem ser constituídos ou que devem se constituir a partir da nossa Central Fácil, que é um espaço importante, onde lá se encontra a Junta Comercial, Sebrae, órgãos da Prefeitura e do Estado, para que se possa na maior velocidade possível, construir com serenidade o seu negócio. Esse espaço nós temos em Fortaleza, Juazeiro do Norte e vamos implantar, este ano, em Sobral.

Na área social, como a STDS atua?
Josbertini. Nós temos na área social, a responsabilidade de cuidar de centros de recuperação de adolescentes, das medidas socioeducativas, dos jovens que tiveram conflito coma Lei. Nós temos vários abrigos de crianças, inclusive, para encaminhamento para adoção, assim como abrigo de idosos, de pessoas com deficiências, de mulheres vítimas de violência e, também, estamos fazendo um trabalho articulado com a Prefeitura de Fortaleza e outros municípios, que diz respeito a população de rua. A STDS eu costumo dizer, que ela talvez seja, a última porta que os cearenses estão em condições de fragilidade, vulnerabilidade, vão buscar. Porque todos os outros órgãos eles buscaram e nós fazemos esse acolhimento. Além da outra área que diz respeito a segurança alimentar e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário