sexta-feira, 29 de maio de 2015

REFORÇO POLICIAL

Terminais terão segurança 24 horas

29.05.2015

Equipamentos também ganharão 70 câmeras de vigilância integradas à Guarda Municipal e ao Ciops

Image-0-Artigo-1862537-1
Camilo Santana e Roberto Cláudio assinaram parceria no Terminal do Antônio Bezerra. Outras ações integradas estão previstas
FOTO: NATINHO RODRIGUES
A rotina de quem passa por um dos sete terminais de ônibus de Fortaleza envolve o cuidado com a segurança. Apesar de nem o Governo do Ceará nem a Prefeitura possuírem dados sobre assaltos e outros crimes nestes espaços, a situação levou os chefes dos Executivos estadual e municipal a formalizarem uma parceria para aumentar o efetivo de agentes nos locais de integração do transporte público. Os convênios foram assinados, na manhã de ontem, por Camilo Santana e Roberto Cláudio no Terminal do Antônio Bezerra.
Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, cada um dos sete equipamentos terá a presença de dois policiais militares durante 24 horas e contará com o apoio de rondas nos entornos. Serão, em média, sete agentes em cada unidade por turno, como explica o secretário-executivo municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Antônio Azevedo.
"Os terminais do Siqueira, Messejana e Antônio Bezerra são mais complexos e exigem maior efetivo. Já os do Conjunto Ceará e Lagoa são mais leves e aí diminuímos o número de guardas", destaca.
Azevedo garantiu, ainda, que os outros serviços de responsabilidade dos agentes não serão comprometidos. "Vamos contar com o incremento de mais 800 guardas em julho e mais 200 no fim da segunda turma, fechando, neste ano, mais mil", destacou. Outra novidade é a implantação de terminais eletrônicos, onde será possível registrar Boletins de Ocorrência (B.O.) online.
Para os usuários, qualquer iniciativa é bem-vinda para diminuir a insegurança. "Já vi assalto acontecendo em terminais. Principalmente perto das entradas. Já policiamento, eu só vejo raramente quando estou andando por aqui", afirma a vendedora Francitônia Diniz.
Vigilância
A parceria inclui ainda a instalação de 70 câmeras de vigilância, algumas com visão de 360 graus, integradas à Guarda Municipal e à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O monitoramento será do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). "Elas são online e ligadas na central da Polícia para que possa ter o acompanhamento em tempo real", ressalta o presidente da entidade, Dimas Barreira.
Os órgãos públicos não possuem dados de crimes nos espaços. Conforme a SSPDS, a migração do sistema de registro de ocorrências da Polícia Civil impossibilita a divulgação.
O Sindiônibus, entretanto, divulga informações relativas a assaltos a ônibus. Nos quatro primeiros meses de 2015, foram 554 registros. São 4,53 por dia, de acordo com o Sindiônibus. O resultado é 24,5% menor que o do igual período do ano passado, quando houve 721 crimes. Em 2014 foram 1.716 ocorrências, uma média de 4,7 diárias.
Camilo Santana ressaltou a importância do projeto. "Temos mais de um milhão de pessoas que, por dia, passam pelos sete terminais de Fortaleza. Isso representa quase a metade da população da Capital", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário