terça-feira, 28 de abril de 2015

SÓ 50% DO VALOR

Caixa diminui financiamento de imóveis usados

28.04.2015

As mudanças, que foram anunciadas ontem, valem apenas para empréstimos com recursos da poupança

Image-0-Artigo-1842923-1
A Caixa Econômica Federal destacou que sua prioridade, neste ano, será o financiamento de imóveis novos, os quais serão poupados das novas regras de financiamento
FOTO: FABIANE DE PAULA
São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário do País, vai reduzir o limite para o financiamento de imóveis usados com recursos da poupança. A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança, vai passar de 80% para 50% nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, o que beneficia o setor de construção. A mudança, que mitiga o problema da redução de depósitos na poupança, também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o que divulgou o banco.
"A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular - operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS", informou a instituição.
Para a advogada Daniele Akamine, sócia da Akamines Negócios Imobiliários, por ora, não deve afetar os demais bancos, que poderão ser uma opção para os compradores. Com a nova alteração, segundo ela, eles estarão em um patamar de igualdade competitiva com a Caixa.
Apenas poupança
O Sistema Financeiro de Habitação regula a maioria dos financiamentos imobiliários no Brasil e usa recursos do FGTS ou da poupança. A mudança da Caixa vale apenas para financiamentos com recursos da poupança. O limite que o consumidor pode parcelar vai cair dos atuais 80% para 50% do valor total do imóvel usado. O restante do valor deverá ser pago como entrada.
Para financiamentos usando recursos do FGTS, as regras não mudam. O SFH envolve operações com imóveis de até R$ 750 mil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal; nos demais Estados, o valor é de até R$ 650 mil.
O Sistema Financeiro Imobiliário rege as operações que não se enquadram no Sistema Financeiro de Habitação. Para essas operações, a Caixa irá reduzir o limite de parcelamento de 70% para 40% do valor total do imóvel usado.
As regras anunciadas ontem não mudam para os financiamentos de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário