100 MILÍMETROS
Capistrano registra a maior chuva nos últimos dez anos
27.02.2015
Fortaleza A maior chuva dos últimos dez anos em Capistrano, cidade do Maciço do Baturité, localizada a 140 quilômetros de distância de Fortaleza, foi registrada ontem pela Fundação Cearense de Pesquisa e Recursos Hídricos (Funceme). A precipitação, entretanto, aconteceu entre a manhã e o início da tarde da última quarta-feira.
Apesar do volume d'água, a Cidade não sofreu grandes transtornos, segundo o secretário de Agricultura do Município José Andrade Gonçalves Costa. Para se ter uma ideia da dimensão da quantidade de água, a maior precipitação da década em Capistrano foi em 2013: 87 mm. A segunda maior foi em 2008, 70 mm.
"Em alguns locais, como na sede, onde fica o nosso único pluviômetro, foi mais forte. O Rio Pesqueira encheu e desceu muita água para a Cidade. Tivemos alguns problemas de acesso à zona rural. Algumas estradas vicinais ou de calçamento foram afetadas, o que é até previsível no período de inverno. Aqui na sede, as ruas ficaram alagadas. Porém, logo alguns minutos após a chuva, a água escoou normalmente", relata Andrade.
O meteorologista da Funceme Leandro Valente disse que a precipitação foi ocasionada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCI). Segundo ele, a tendência é que as precipitações retornem no período da tarde e noite desta sexta-feira.
Informação
Leandro ressalta que o calendário de chuvas da Funceme é atualizado várias vezes ao dia e retrata o que aconteceu das 7 horas do dia anterior às 7 horas do dia de hoje. O fato faz com que algumas pessoas estranhem algumas vezes o resultado das informações. É o caso, por exemplo, de Capistrano, cuja informação sobre a enxurrada chegou no momento em que fazia sol na Cidade. Conforme o boletim da Funceme divulgado às 13h20 de ontem, choveu em 82 municípios, um número pequeno, se comparado aos divulgados nos últimos dias. Uma hora antes, o site chegou a divulgar que tinha chovido 200 mm em Capistrano. Informação retificada depois.
Sétimo
Em Pacatuba, onde, no dia anterior, tinha sido registrada uma precipitação de 146 mm, até então a maior do ano, choveu apenas 37 mm. Até o começo da tarde, o Município serrano era apenas o sétimo em termos de registro entre as dez maiores precipitações mostradas no calendário da Funceme (ver ao lado).