sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

FORTALEZA

Temperatura registra queda de até 4 graus

27.02.2015

Mínima pode chegar a 22º, segundo a Funceme. Previsão é de chuvas moderadas nos próximos dias

Image-0-Artigo-1805838-1
De acordo com meteorologista, as chuvas recentes são causadas pela Zona de Convergência Intertropical, principal indutor no Ceará
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Com as chuvas recentes registradas em todo o Estado, as temperaturas vão continuar registrando quedas de até quatro graus centígrados, informa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, por exemplo, a média da máxima de 32ºC vem caindo seguidamente para 28ºC e até 27ºC. "Já a mínima, que é de 26ºC, chega a 23ºC e 22ºC, como aconteceu no último dia 21, quando muita gente sentiu frio e sensação térmica menor ainda", afirma o meteorologista do órgão, Raul Fritz.
De acordo com ele, a tendência, se o Sol continuar encoberto, é que o clima mais ameno permaneça. "Principalmente na madrugada, início da manhã e noite", acrescenta Fritz.
Para hoje à tarde/noite, sábado e domingo em todas as regiões do Estado e, em especial, Fortaleza, a Funceme prevê chuvas moderadas, com possibilidade de trovoadas, e sensação térmica podendo chegar aos 24ºC. De acordo com a instituição, apesar disso, o prognóstico para a quadra chuvosa - fevereiro a maio - ainda é abaixo da média histórica em até 64%.
Entretanto, a boa notícia é que, apesar de ainda estarmos com 80% abaixo da média histórica para os três meses - fevereiro, março e abril - que é de 517mm (até agora só choveu 97,3mm), faltam cerca de 29,7 milímetros para alcançarmos o total de 127,1mm e ficarmos dentro do ideal para este mês.
"O setor norte do Nordeste brasileiro, incluindo aí o Ceará, deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade, deixando o céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas moderadas em todas as regiões no decorrer dos próximos dois dias", afirma o meteorologista Leandro Valente.
Ele explica que as chuvas recentes são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor de precipitações no Ceará para o período fevereiro/maio.
"As precipitações devem continuar com mais intensidade na tarde e noite desta sexta-feira e sábado em todas as regiões do Estado, em especial na Capital, nos municípios do Norte e serranos, como a Ibiapaba", ressalta. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ainda indica grande probabilidade de muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.
Açudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário