CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA
Vai ficar para depois
06.12.2014
Contrariando as intenções de Ferruccio Feitosa, que previa inauguração em 13 de dezembro, Cfone não tem data para conclusão
A Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (Sege) não conseguirá cumprir a meta de entregar o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (Cfone) neste mês de dezembro. Até o início da semana, a pasta trabalhava com a intenção de entregar o equipamento ainda em 2014 para prestigiar o governador Cid Gomes, que se despede do Palácio da Abolição após 8 anos a frente do governo do Estado. Todavia, a mudança não fere o contrato, que prevê a conclusão do complexo até o mês de março de 2015.
Segundo o titular da pasta, Ferruccio Feitosa, a alteração dos planos ocorreu devido a uma mudança no projeto, que passou a prever a instalação de ar-condicionados no ginásio principal e no de treinamento.
"A climatização foi uma decisão tomada após o início das obras, visando dar mais conforto térmico aos espectadores e atletas. Pedimos rapidez aos responsáveis pelos aparelhos, mas não foi possível sequer iniciar a instalação, algo que frustrou os planos para entregar tudo ainda neste ano", comentou Feitosa.
A mudança no projeto, além de mudar a data de inauguração - até o início da semana mantido para o dia 13 de dezembro -, causou o acréscimo de R$ 23.571.043,57, o que elevou o custo total do equipamento para R$ 250.439.914,72; o aditivo foi aprovado em setembro.
O contrato prevê que o equipamento seja executado em 570 dias corridos após sua inauguração, em 6 de março de 2015.
A fazer
Segundo o secretário Ferruccio Feitosa, o Cfone, além da climatização, ainda carece de urbanização, da fachada do ginásio principal e conclusão da cobertura do mesmo. O titular da Sege justifica que as obras no equipamento poliesportivo dependem da instalação dos dutos e dos aparelhos de ar-condicionado para serem finalizados.
"Temos quase tudo pronto, mas, infelizmente, não conseguiremos finalizar o ginásio antes de 2015. Assim, não faria sentido entregar o Cfone incompleto", destacou Feitosa.
'Frustração'
O secretário, então responsável pela Secretaria Especial da Copa durante a construção da Arena Castelão, não esconde a insatisfação em não ter êxito na meta de antecipar a entrega do complexo olímpico. "Não posso dizer que estou desapontado, talvez a palavra seja frustrado. Tinha tomado como objetivo inaugurar tudo até dezembro deste ano, antecipando a entrega como fizemos com a Arena Castelão e para prestigiar o governador Cid Gomes, que encerra seu mandato, mas não vai dar. Pelo menos a obra deve ser concluída dentro do prazo estipulado", lamentou Ferruccio Feitosa.
O secretário garante que não há data para conclusão das obras, apesar de apontar março como mês limite.
"Quem irá definir um novo prazo e a data para inauguração será o governador eleito Camilo Santana e o próximo secretário. Trabalharei até o último dia do ano no Cfone, mas qualquer decisão sobre o complexo partirá da próxima gestão estadual", completou Feitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário