LOJISTAS MOSTRAM EXPECTATIVAS
Vendas: hora de ganhar fôlego no B-R-O Bró
02.09.2014
Historicamente, o segundo semestre representa cerca de 55% do movimento anual do setor
Muitos feriados, Carnaval em março e Copa do Mundo. Por diversas vezes, empresários ligados ao varejo de Fortaleza citaram esses fatores para justificar a desaceleração nas vendas ao longo do primeiro semestre de 2014. Agora, representantes do setor enxergam no último quadrimestre deste ano considerado atípico uma oportunidade de recuperação e crescimento.
As apostas, porém, são divergentes, mas todos esperam pelo bom desempenho do comércio durante os meses B-R-O Bró - setembro, outubro, novembro e dezembro - com a chegada do Dia da Criança, do pagamento da primeira parcela do 13º salário e do período natalino.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro, é o mais otimista entre os entrevistados pelo Diário do Nordeste. Ele acredita que o varejo da Capital cearense fechará 2014 com 6% de crescimento.
"Este ano não está sendo ruim para o comércio, diferentemente do que se esperava. Nossa expectativa não era das melhores, mas fomos surpreendidos de maneira agradável", afirma, citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao primeiro semestre. "Enquanto o varejo nacional cresceu cerca de 4%, no Ceará, o desempenho do setor foi maior que 8%", destaca.
Cordeiro lembra que, historicamente, o segundo semestre representa 55% do movimento anual do varejo fortalezense. Apesar da inflação estimada em torno de 7% e da redução do Produto Interno Bruto (PIB), o presidente da CDL acredita que esse cenário não será responsável por diminuir o consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário