quarta-feira, 21 de maio de 2014

VIAGENS PARA O EXTERIOR

Emissão de passaportes para cearenses salta 24% neste ano

21.05.2014

Crescimento da renda dos brasileiros e maior facilidade para fazer intercâmbios justificam o crescimento

Image-0-Artigo-1617367-1
De janeiro a abril deste ano, 15.423 passaportes foram emitidos pela Polícia Federal no Estado, registrando um aumento de 24,3% em relação a igual período do ano passado
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Os cearenses estão viajando mais ao exterior, se levarmos em conta os 15.423 passaportes emitidos pela Polícia Federal no Ceará de janeiro a abril deste ano. A quantidade revela um incremento de 24,3% em comparação aos 12.403 documentos expedidos pelo órgão no primeiro quadrimestre de 2013.
De janeiro a dezembro do último ano, foram emitidos 38.745 passaportes no Estado, uma média de 3.228 documentos por mês. Em todo o território nacional, foram expedidos 2,1 milhões de passaportes. Neste ano, a média local está em 3.855 documentos por mês. Caso esse comportamento se mantenha ao longo dos próximos meses, é possível que o número de passaportes liberados até o fim de 2014 chegue a 46 mil, 19,3% a mais que o volume de 2013.
Fatores
Um dos principais fatores que contribuem com o aumento da emissão de passaportes é o crescimento da renda dos brasileiros, que estão gastando mais dinheiro com viagens para fora do País. Embora grande parte dos documentos expedidos esteja relacionada a férias escolares ou de trabalho, cada vez mais pessoas solicitam passaportes para fazer intercâmbio.
Nesse contexto, vale destacar a contribuição do programa do governo federal "Ciência Sem Fronteiras", em que jovens brasileiros têm a oportunidade de estudar em diversas universidades do exterior. No Ceará, 1.743 bolsas de estudo foram concedidas em dois anos de programa, conforme o Diário do Nordeste noticiou na edição da última segunda-feira (19). O Estado é o 2º no Nordeste e o 9º no País na quantidade de jovens em intercâmbio.
Impactos positivos
A Experimento Intercâmbio Cultural em Fortaleza já vem sentindo os impactos positivos desse novo cenário, principalmente, no que se refere a programas de férias para adolescentes. Para julho próximo, 27 estudantes, entre adolescentes e adultos, estão com viagem marcada para Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido.
Apesar da Copa do Mundo, da qual Fortaleza é uma das cidades- sede, o número é duas vezes maior que o contabilizado em igual período em 2013. "Eles vão passar duas semanas estudando inglês. Para mim, foi uma surpresa, pois achava que a procura por intercâmbio no meio do ano não seria tão grande por causa da Copa", afirma o diretor da empresa, Wellington Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário