SPAECE-ALFA
Capital tem pior índice em educação no Estado
21.05.2014
Depois de Fortaleza, Icó e Morada Nova apresentaram os piores resultados no desempenho
Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza ficou em último lugar no ranking do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), que apresenta o desempenho da alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I das escolas públicas do Estado. Segundo dados da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Capital obteve a média de proficiência de 136,3 pontos. Em seguida, vem seguida por Icó, com 136,6 e Morada Nova, com 138,9.
Em relação ao desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, os alunos de Fortaleza estão no nível intermediário. O prefeito Roberto Cláudio reconhece o problema e garante que os investimentos começarão a dar bons frutos no próximo ano. "Estamos investindo em equipamentos, capacitação de professores, acompanhamento dos alunos da rede, gestão escolar por merecimento, e isso vai começar a aparecer", afirma.
O ex-secretário da Educação e deputado estadual Ivo Gomes qualifica como "vexatória" a posição de Fortaleza perante o resto do Estado. "Isso é resultado de sete anos de déficit e não podemos reverter o quadro de repente. É preciso tempo", justifica.
O Ceará vem obtendo avanços em relação à Educação. Em sete anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), o Estado obteve o índice de 81,6% de suas crianças alfabetizadas no final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, quando o Paic começou, esse índice era de 39,8%.
Ainda segundo o resultado, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, também melhorou em relação a 2008, quando começou essa avaliação específica. Na primeira, o nível adequado de aprendizagem saiu de 6,8% para 31,1%, enquanto que em Matemática, o nível adequado passou de 3,5% para 20,5%.
Prêmio
O resultado do período 2007/ 2013, foi apresentado ontem no Centro de Eventos pelo governo do Estado e contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim. O evento também marcou a entrega do Prêmio Escola Nota Dez.
As informações estão relacionadas aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao fim do 5º ano, realizadas em 2013, pelo sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Ao todo, 99,5 mil alunos do 2º ano e 122,5 mil do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.550 escolas públicas participaram da avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) no ano passado.
De acordo com o titular da Seduc, Maurício Holanda, com relação ao 2º ano, um acompanhamento do desempenho entre 2007 e 2013 demonstra que 81,6% dos estudantes estão sabendo ler, escrever e entender o que leem ao final dessa série.
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