quarta-feira, 5 de março de 2014

RELIGIOSIDADE

Retiros espirituais são opção saudável durante o Carnaval

05.03.2014


Image-0-Artigo-1559197-1
A 28ª edição do Renascer levou mais de 10 mil pessoas por dia ao ginásio Paulo Sarasate. O evento também arrecadou alimentos e sangue
FOTOS: NATINHO RODRIGUES
Image-1-Artigo-1559197-1
Comunidade próxima ao acampamento da Igreja Batista Central recebeu a visita de 100 jovens que levaram flores e abraços aos moradores
Image-2-Artigo-1559197-1
1ª Clínica de Música Sacra da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida reuniu 95 jovens em aulas de canto e instrumentos como violino e flauta
Image-3-Artigo-1559197-1
O evento espírita Evoluir, em sua 16ª edição, teve como proposta desenvolver os seguidores da doutrina e também arrecadou alimentos para doação
Acampamentos, encontros e oficinas com temática religiosa são cada vez mais comuns em Fortaleza
Seja como uma contrapartida aos excessos comuns nesta época do ano ou mesmo para aproveitar as oportunidades que quatro dias de feriado proporcionam, as opções de retiros espirituais aumentam a cada ano no período do Carnaval. Nos últimos dias, milhares de fortalezenses se dedicaram à oração, ao serviço e à busca do crescimento espiritual em diversas denominações religiosas.
De todos os eventos, a 28ª edição do Renascer, organizado pela Comunidade Shalom, foi o maior. Com o tema "Há mais alegria", o encontro foi baseado no Evangelho de Lucas 15:7 e nas orientações do papa Francisco de anunciar a mensagem de Cristo com alegria. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo ginásio Paulo Sarasate em cada um dos três dias de atividades, que incluíram missas e cursos introdutórios e avançados para os todos os participantes.
"Nossa proposta é possibilitar uma opção de um Carnaval diferente. Ter um espírito de diversão mais sadia, sem riscos à vida e à saúde", explica Tobias Cortez, um dos organizadores. De acordo com ele, o resultado do encontro é visível na vida dos fiéis: "As pessoas experimentam uma alegria que não vai acabar na Quarta-Feira de Cinzas".
O evento contou com o apoio de cerca de 2 mil voluntários, nas mais diversas funções, como na venda de lanches e na execução das músicas. Além disso, o Renascer também realizou um trabalho social, arrecadando 2,5 toneladas de alimentos e 411 bolsas de sangue coletadas num posto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) montado no local.
Rosas e abraços
Outro exemplo de solidariedade foi dado por 200 jovens do acampamento da Igreja Batista Central (IBC), no bairro Ancuri. Com o tema "Céu na Terra", os participantes foram estimulados a transmitir a ideia de que as boas ações demonstram o amor de Deus por todas as pessoas. Em um dos dias do retiro, metade do grupo foi a casas de detenção para levar solidariedade aos reclusos, enquanto a outra parte percorreu uma comunidade próxima distribuindo rosas e abraços, além de ouvir as pessoas e ajudá-las no que fosse possível.
"As rosas são um instrumento para a gente poder entrar nas casas e falar do amor de Cristo, poder abraçar e ouvir as pessoas. O nosso intuito é ouvir e não impor o Evangelho. Queremos mostrar que há quem se preocupe com elas", explicou Renan Alves, responsável pela ação.
O bombeiro civil Davi Magno já participou de vários acampamentos e vê o gesto como um ato de amor. "É mais amor do que obrigação social. Porque não adianta a gente se trancar aqui e esquecer quem está de fora", disse. Contudo, o mais importante para ele é a comunhão com Deus. "O que sempre me motiva a vir é a oportunidade de poder aprender mais sobre a Palavra de Deus", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário