quarta-feira, 5 de março de 2014

HIV

Busca por testes aumenta

05.03.2014


Depois do Carnaval,a procura por testes de AIDS e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis cresce

São quatro dias de folia. Durante o período, muitos seguem a premissa "Ninguém é de ninguém", exageram na bebida alcoólica e quando a Quarta-Feira de Cinzas chega, vem acompanhada de insegurança com a saúde, aumentando a procura por testes de HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Apesar de não precisar os dados desse aumento nos testes, o diretor do Hospital São José, referência em atendimento a doenças infecciosas no Ceará, Antônio da Justa, afirma que há um crescimento na procura, não só em Fortaleza, mas em todo o Brasil. "Existem estudos científicos que comprovam a maior procura por testagem após o Carnaval e isso acontece porque as pessoas não se protegem", diz.
No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Fortaleza, em média, 50 pessoas, diariamente, procuram saber se contraíram o vírus HIV, segundo a coordenadora do Centro, Natália Leite. "Existem pacientes que fazem o exame como forma errada de prevenção e todos os meses estão lá, para saber se contraíram o HIV", destaca.
Desta média de 50 pessoas, cerca de duas recebem resultado positivo para a Aids e passam a ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. "De forma sigilosa, o paciente recebe acompanhamento de enfermeira, infectologista e psicólogo, entre outros profissionais", explica.
Em Fortaleza, o CTA, localizado no Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, oferece os testes rápidos de HIV, assim como o Hospital S

Nenhum comentário:

Postar um comentário