terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ANÁLISE DE SEGURANÇA

Itataia: projeto de separação do minério aprovado

04.02.2014


Image-1-Artigo-1537847-1
Na última sexta-feria, o deputado Danilo Forte se reuniu com o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra
FOTS: DIVULGAÇÃO
Image-0-Artigo-1537847-1
A mina - localizada entre os municípios de Santa Quitéria, Itatira e Madalena - deve produzir 1,6 mil toneladas de urânio por ano
FOTO: DIVULGAÇÃO
O projeto de Rota Tecnológica de separação dos minérios na jazida de Itataia - mina localizada na confluência de Canindé, Itatira e Santa Quitéria, no Ceará - foi aprovado recentemente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o que torna a mina cearense a única no mundo a contar com o Relatório de Análise de Segurança. Com isso, segundo informou o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), os trabalhos da mina cearense são "respaldados".
A questão é que o urânio da mina cearense é associado ao fosfato - usado na produção de fertilizantes - e por isso a técnica deve prover uma separação mais eficiente dos minérios.
Danilo Forte teve um encontro, na última sexta-feira (31), no Rio de Janeiro, com o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra Martinez. A INB é sócia da Galvani no consórcio Santa Quitéria, responsável pela extração de urânio da mina.
"Além de promover o desenvolvimento econômico na região mais pobre do Ceará, a exploração dos minérios de Itataia vai contribuir com a redução do déficit na balança comercial", afirma Forte.
O deputado se refere aos US$ 2,5 bilhões ao ano de déficit registrado na balança comercial brasileira, cuja participação do urânio é de tremendo peso para as relações comerciais do País.
Convênio para qualificação
Também segundo o deputado Danilo Forte, a INB pretende estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado para que os 800 postos de emprego gerados diretamente pela mina sejam ocupados por pessoas treinadas na Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, em Canindé - o centro de ensino profissionalizante mais próximo do maior empreendimento daquela região, o qual tem investimento previsto de R$ 870 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário