quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PARCERIA BILATERAL

Brasil e Cuba desenvolverão medicamentos contra o câncer

29.01.2014
O acordo permite que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam "conjuntamente" novos medicamentos
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou carta que estabelece parceria bilateral entre Brasil e Cuba para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer e doenças autoimunes, segundo informou, ontem, o Blog do Planalto. Padilha está no país caribenho acompanhando a presidente Dilma Rousseff na 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac).

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não especificou quais tipos de câncer serão tratados pelos remédios desenvolvidos por meio da parceria Foto: agência brasil
Segundo o blog, vinculado à Presidência da República, o acordo, assinado na última segunda-feira (27), permite que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam "conjuntamente" processos de desenvolvimento para novos medicamentos.

Em nota, o governo federal informou que o texto prevê ainda a redução no custo desses medicamentos e produtos, além de "estímulo à inovação tecnológica" no Brasil. Padilha, contudo, não especificou durante a assinatura do acordo quais tipos de câncer serão tratados pelos remédios desenvolvidos por meio da parceria.

A assinatura do documento entre os ministérios da Saúde dos dois países e o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica (BioCubaFarma), explicou o governo, se dá no âmbito do Comitê Gestor Binacional (CGB), criado em 2011. O colegiado é responsável por coordenar, monitorar e priorizar os projetos de desenvolvimento conjunto, desde as etapas iniciais de pesquisa até a possibilidade de produção em ambos os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário