O primeiro Centro Regional de Inteligência Integrado permanente do País será instalado no Ceará. O anúncio, por meio de vídeo, foi feito ontem à noite em Brasília pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ao lado do governador Camilo Santana (PT) e do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB). O convênio foi assinado na presença do presidente Michel Temer (MDB).
Nos próximos dias, com data ainda a ser anunciada, Jungamnn deverá visitar o Ceará para dar mais detalhes de como funcionará o equipamento. Ainda não há informações, por exemplo, de como será o tamanho do Centro e a composição específica do sistema de investigação.
A decisão da instalação em solo cearense veio depois que os nove governadores do Nordeste, conforme O POVO mostrou na edição de ontem, acordaram que o centro deveria ser instalado no Estado pela localização estratégica do crime. Um ofício foi encaminhado ao Ministério da Segurança Pública com a reivindicação.De acordo com o chefe da pasta, a unanimidade dos gestores da região foi uma das motivações para a decisão do Governo Federal de instaurar no Ceará o Centro Regional que pretende combater facções criminosas que têm dominado as principais capitais do País.
“Isso (a decisão) foi devidamente legitimado em um acordo de todos os governadores (do Nordeste) reunidos no Piauí, que concordaram que o Ceará deve receber o primeiro Centro de Inteligência”, disse o ministro Raul Jungmann.
Eunício destacou a união de todas as lideranças da região para a definição final do Palácio do Planalto. O emedebista, que tem se aproximado politicamente cada vez mais do governador, aproveitou o momento para afagar publicamente o petista.
“Nós concretizamos esse que não é um desejo apenas nosso, mas de toda sociedade cearense e porque não dizer do Nordeste brasileiro. Porque agora os governadores dos demais estados, com a articulação do governador Camilo Santana, também apoiam essa iniciativa de instalar esse importante Centro de Inteligência no estado do Ceará”, afirmou.
O governador Camilo, por outro lado, disse não ter “dúvidas do papel que esse centro terá no combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas que é hoje o grande dilema do Brasil e do Nordeste brasileiro”, e retribuiu o afago público do adversário de 2014.
“Quero aqui de forma muito especial agradecer essa decisão do Governo Federal, em nome do senador Eunício Oliveira, que teve um papel muito importante na luta para que o Centro fosse para o Ceará”, discursou o petista.
Em meio à euforia do anúncio que reforça as estratégias de combate à criminalidade, o membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Arthur Trindade, relembra que os mesmos centros foram instalados na época da Copa do Mundo e que, nesse momento, o equipamento será encarado, de forma inédita, no modelo permanente. De acordo com o professor da Universidade de Brasília, é preciso a criação de um marco regulatório para que os centros tenham condições de trazer os resultados esperados.
“A ideia de acioná-lo novamente, em caráter permanente é boa, mas precisa de um marco regulatório para as atividades de todos os entes que compõem: as polícias militares e civis, os órgãos federais, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PF (Polícia Federal), a área de controle fiscal, Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), e inteligência financeira”, disse.
Para Trindade, a movimentação para o funcionamento dos centros “é mais do que necessário”, mas “resta saber se de fato o novo ministério (da Segurança Pública) vai conseguir fazer com que a área de inteligência coopere e coordene as suas ações entre os diferentes estados; estados e união; polícias civis e militares; estaduais e a inteligência federal... É a grande incógnita”, pontuou.
BR-222O Ministério dos Transportes garantiu ontem recursos para a duplicação de trecho da BR-222 e o início das obras de dragagem do Porto do Mucuripe.
PORTOS“Estamos garantindo a integração do Porto do Pecém ao Porto do Mucuripe, com todo o percurso duplicado. Isso é fundamental, por conta do rápido crescimento do Porto do Pecém”, disse o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário