O pronto atendimento da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza irá
encerrar as atividades a partir da próxima terça-feira, 16. Os recursos
usados no setor serão remanejados para a criação de 73 novos leitos de
retaguarda, que irão complementar as redes da Saúde do Estado e do
Município.
Provedor da Santa Casa, Luiz Nogueira Marques
esclareceu informações repassadas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará.
Inicialmente, a associação divulgou que, a partir da próxima
segunda-feira, 16, os pacientes que procurassem a Emergência seriam
direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O motivo seria
falta de recursos financeiros.
Conforme Marques, houve uma
reestruturação na instituição e os recursos investidos no pronto
atendimento foram remanejados para criar novos leitos de retaguarda. “A
Santa Casa não tem emergência, tem pronto atendimento. E ele não é
resolutivo: não atendemos traumatologia, pneumologia, neurologia, AVC e
várias outras patologias”, ressaltou.
Transferência de recursos
Apesar
do impasse sobre o nome do setor, a assistência emergencial deixa de
ser ofertada na unidade de saúde a partir da próxima terça-feira.
“Transferimos os recursos para um setor mais útil ao Estado e ao
Município. E vamos atender muito mais pacientes que aguardavam
atendimento emergencial de internação”, explicou.
Segundo o
provedor, a instituição oferta cerca de 50 leitos de retaguarda. Esse
tipo de recurso é utilizado para internação de pacientes de complexidade
intermediária, com quadro clínico avaliado como estável, sem risco de
morte, mas sem possibilidade de alta imediata. Com o redirecionamento da
verba, a unidade passa a ter mais 73 leitos.
“A população não
tem de ficar assustada e receosa, é muito mais lógico buscar emergência
próximo de casa, onde tem uma UPA, Frotinha, Gonzaguinha, Hospital
Geral, que atende todo tipo de patologia. Aqui, só transferimos”, disse
Marques. De acordo com ele, há mais de um ano a mudança é discutida com
as secretarias da Saúde do Estado e do Município. “Estamos dando
logicidade a uma coisa que já vinha há muito tempo sendo discutido. E
vamos oferecer mais qualidade do que podíamos dar”, disse.
Após os esclarecimentos do provedor, O POVO Online entrou em contato com o Sindicato dos Médicos, mas as chamadas não foram atendidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário