
Ela diz que o cálculo do fator previdenciário é uma equação que depende de diferentes variáveis, como idade e expectativa de vida. Se o assegurado tiver boa educação financeira pode, por exemplo, entrar logo com pedido de aposentadoria e aplicar o valor do benefício recebido no banco, explica Alice. Caso continue trabalhando, pode deixar para usufruir a poupança apenas no futuro. O total acumulado com a aplicação poderá ser mais vantajoso do que esperar para dar entrada com mais idade em busca de obter um benefício com valor maior.
Segundo o especialista em aposentadoria especial da Brasil Previdência, o advogado Fernando Gonçalves Dias, o momento é favorável para solicitar aposentadoria. De acordo com ele, os pedidos de aposentadoria especial aumentaram, no mínimo, 500% nos últimos dois anos no Brasil.
A aposentadoria especial pode ser requerida para quem trabalhou 25 anos em ambientes com ameaça à saúde ou integridade física, por exemplo, com risco de explosão, agentes químicos, risco à integridade ou perigo biológico. Caso a pessoa tenha exercido sua função apenas parte desse tempo em ambiente de risco, também pode se beneficiar. Com a conversão do período trabalhado em tempo comum, pode ter o acréscimo de 40% no cálculo do tempo.
Fernando explica que, neste momento, conta a favor dos trabalhadores o Memorando-Circular de 23 de julho de 2015. A interpretação favorável dessa normativa pelo INSS tem favorecido o brasileiro a conseguir a aposentadoria especial, devido à falta de exigência do requisito “tempo de exposição”.
Conforme ele, não é preciso comprovar se a exposição ao agente nocivo ocorreu de modo habitual e permanente, não ocasional, nem intermitente. “Antes de 2015, a cada 10 pedidos de aposentadoria especial, no máximo uma era concedida. Agora, a cada dez pedidos, cinco ou mais são concedidos”.No entanto, o advogado adverte que pode haver mudança na interpretação da normativa, sendo importante aproveitar o momento favorável. “O memorando abriu a porteira. Se não fosse ele, o número de concessões seria muito menor”, acrescenta Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário