terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Curso em Fortaleza obtém 15% das notas mil na redação do Enem 2017

Oito alunos de um mesmo curso de Fortaleza, o Percurso, obtiveram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com o tema "Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil”. A quantidade representa 15% do total de 53 estudantes com nota mil no País. Ao todo, 12 estudantes do Estado conseguiram a nota máxima. 
O professor do cursinho, Diego Pereira, lista dicas para quem quer atingir um bom resultado na redação do próximo Enem. "Foi um percentual bastante avantajado, que não foi batido por nenhum outro curso", aponta o professor graduado em Letras. O preparatório custa R$ 1.860 (à vista) ou R$ 2.190 (parcelado em até oito vezes). Anualmente, são dez turmas, às vezes com fila de espera. O aluno tem direito ao pacote de aulas e material didático, como livro de autoria do professor, que está na 5ª edição.
Segundo Diego, o primeiro aspecto para um resultado satisfatório na redação do Enem é entender o que o certame pede. "Eu costumo dizer que o Enem não é uma prova de escrita livre, o aluno precisa escrever atendendo a uma expectativa de leitura, e essa expectativa de leitura dos avaliadores é muito bem definida na cartilha do participante", frisa.
Leia mais: Notas máximas de redação tiveram redução de 31% no Enem 2017
A prova sempre contempla grupos sociais, conforme Diego, como os surdos e mulheres, ambos assuntos de exames passados, ou mesmo as crianças, no caso da prova relacionada à publicidade infantil. "Os indígenas ainda não foram prova, a juventude com as suas demandas ainda não foi prova, os homoafetivos ainda não foram uma prova. É muito importante a gente mapear esses grupos que já foram prova e entender que existem outros que ainda não foram contemplados. A gente orienta que tenha uma argumentação eficiente sobre esses grupos", explica.
Além disso, os alunos não podem esquecer da norma padrão da língua portuguesa. "Compõem também a conquista de um bom resultado as vírgulas, as frases, a concordância, não se pode descuidar desses aspectos", diz Diego.
Por fim é preciso manter-se atualizado, acompanhando jornais, por exemplo. "O básico é uma redação por semana, mas alunos que costumam obter mais de 900 pontos, que a gente entende como (resultado) satisfatório, em geral não se limitam a uma, fazem duas e até de três a quatro (redações) no momento mais próximo (do Enem)", completa.
Serviço:
Rua Vicente Leite, 909 - Aldeota, Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário