O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com sede em Fortaleza, é líder no ranking nacional das ouvidorias de instituições financeiras, segundo o Banco Central. O BNB lidera na faixa acima de 4 milhões de clientes. O Bradesco aparece em quarto e o Itaú em quinto.
O Índice de Qualidade de Ouvidorias é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. Também considera a iniciativa das instituições na adesão a plataformas públicas de resolução de conflitos (consumidor.gov.br).
As ouvidorias das instituições financeiras foram instituídas pela Resolução nº 3.477/2007 para atuar como canal de comunicação. Ademais, têm a missão de mediar conflitos entre as instituições e seus clientes e usuários de produtos e serviços.
Para fins de ranking, as reclamações registradas no Banco Central são classificadas como: reguladas procedentes (quantidade de ocorrências associadas a queixas encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento); reguladas (quantidade de ocorrências em que não se verificou indício de descumprimento); não reguladas (quantidade de ocorrências não relacionadas a lei ou regulamentação); e total de reclamações (valor obtido somando reclamações reguladas procedentes, reclamações reguladas, outras e queixas não reguladas).
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