O primeiro voo comercial a pousar no Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, localizado no município de Cruz, riscou a pista de pouso no último sábado, 24. Com partida em Congonhas (SP), ele marcou a inauguração do equipamento. Foi recebido por entre 3 mil a 5 mil moradores da região, conforme estimativa do Governo do Estado.
Empresários e políticos também acompanharam a solenidade, na qual o desenvolvimento da região dominou os discursos. Mas a atenção à questão ambiental também entrou em pauta. Uma necessidade diante do crescimento esperado de 20% no fluxo de turistas, hoje 600 mil/ano, nos próximos três meses.
Neste aspecto, o governador Camilo Santana (PT) diz que nada será feito em Jericoacoara sem estudo, sem acompanhamento e sem licenciamento.
“Não tenho dúvida de que Jeri vai crescer muito, mas sempre de forma sustentável, respeitando aquele espaço. A gente precisa preservar não só Jericoacoara, mas todas as praias do entorno”.
O caminho a seguir, segundo Camilo, é o turismo sustentável, já que o Parque Nacional de Jericoacoara se trata de uma Unidade de Conservação.
“A ideia é que a gente construa, de forma sustentável, o turismo da região”, diz, citando o Ministério do Meio Ambiente e a população local.
Presente na inauguração, Maurício Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acrescenta que a preservação do Parque Nacional é compromisso de todos. “Temos a responsabilidade de preservar a natureza de Jericoacoara”.
Já com a chegada dos primeiros turistas em voo comercial, o governador entregou, na tarde de sábado, um caminhão compactador de lixo em Jijoca de Jericoacoara para coleta seletiva de resíduos sólidos. Com capacidade para transportar 15 metros cúbicos (m²) – equivalente a 10 toneladas, o veículo custou R$ 276 mil para o Estado. A manutenção e operação do caminhão fica por conta da Prefeitura de Jijoca.
Turistas
Os primeiros 177 passageiros desembarcaram por volta das 14h30min. No Boeing 737-800, fretado pela CVC em parceria com a Gol, além do governador, estavam deputados, empresários, prefeitos da região e imprensa. Eram cerca de 20 pessoas. Os demais eram turistas a passeio.
A expectativa apenas da CVC em incremento de clientes com destino a Jeri é de 52%. Claiton Armelin, diretor de Produtos Gerais da CVC, contabiliza 21 mil passageiros desembarcando em Fortaleza com destino à Jericoacoara no ano passado. “Com o voo fretado, no mínimo, esse ano, queremos chegar a 32 mil passageiros”, afirma. Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado, acrescenta que o turismo será expandido para outras praias, como Almofala, em Itarema.
A empresária Maria Fernandes, de Campinas (SP), foi uma das turistas do voo inaugural. “Sempre quis conhecer e, quando houve a oportunidade do voo direto, comprei. Nem sabia que ia ter voo partindo de Campinas direto (da Azul). Vou ficar de sábado a sábado”.
Bastidores
O voo teve apresentação surpresa do cantor Waldonys. Os passageiros do voo receberam como mimo espumante e bem-casado, apelidado de bem-voado”. Depois, todos receberam chapéus de palha, brinde do Governo Federal, e DVD de presente do Waldonys. Como o voo era fretado pela CVC e operado pela Gol, a agência de viagens colocou para tocar, no sistema de som da aeronave, propaganda da empresa. Ao anunciar a aproximação do terminal cearense, a aeromoça disse que estávamos chegando ao município de Santa Cruz e ao Aeroporto Internacional de Jericoacoara. O correto é Cruz e Aeroporto Regional de Jericoacoara. O avião foi batizado com um banho de água de carros dos Bombeiros. Na descida, teve tapete vermelho. Havia, ao menos, quatro aviões executivos no Aeroporto.
*A repórter viajou a convite da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
BEATRIZ CAVALCANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário