segunda-feira, 26 de junho de 2017

Com alta no fluxo, Governo promete mitigar danos

O primeiro voo comercial a pousar no Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, localizado no município de Cruz, riscou a pista de pouso no último sábado, 24. Com partida em Congonhas (SP), ele marcou a inauguração do equipamento. Foi recebido por entre 3 mil a 5 mil moradores da região, conforme estimativa do Governo do Estado.
Empresários e políticos também acompanharam a solenidade, na qual o desenvolvimento da região dominou os discursos. Mas a atenção à questão ambiental também entrou em pauta. Uma necessidade diante do crescimento esperado de 20% no fluxo de turistas, hoje 600 mil/ano, nos próximos três meses.
Neste aspecto, o governador Camilo Santana (PT) diz que nada será feito em Jericoacoara sem estudo, sem acompanhamento e sem licenciamento.
“Não tenho dúvida de que Jeri vai crescer muito, mas sempre de forma sustentável, respeitando aquele espaço. A gente precisa preservar não só Jericoacoara, mas todas as praias do entorno”.
O caminho a seguir, segundo Camilo, é o turismo sustentável, já que o Parque Nacional de Jericoacoara se trata de uma Unidade de Conservação.
“A ideia é que a gente construa, de forma sustentável, o turismo da região”, diz, citando o Ministério do Meio Ambiente e a população local.
Presente na inauguração, Maurício Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acrescenta que a preservação do Parque Nacional é compromisso de todos. “Temos a responsabilidade de preservar a natureza de Jericoacoara”.
Já com a chegada dos primeiros turistas em voo comercial, o governador entregou, na tarde de sábado, um caminhão compactador de lixo em Jijoca de Jericoacoara para coleta seletiva de resíduos sólidos. Com capacidade para transportar 15 metros cúbicos (m²) – equivalente a 10 toneladas, o veículo custou R$ 276 mil para o Estado. A manutenção e operação do caminhão fica por conta da Prefeitura de Jijoca.
Dos 177 passageiros do voo inaugural, cerca de 20 integravam comitiva oficial  JOÃO FILHO TAVARES
Dos 177 passageiros do voo inaugural, cerca de 20 integravam comitiva oficial JOÃO FILHO TAVARES
Turistas
Os primeiros 177 passageiros desembarcaram por volta das 14h30min. No Boeing 737-800, fretado pela CVC em parceria com a Gol, além do governador, estavam deputados, empresários, prefeitos da região e imprensa. Eram cerca de 20 pessoas. Os demais eram turistas a passeio.
A expectativa apenas da CVC em incremento de clientes com destino a Jeri é de 52%. Claiton Armelin, diretor de Produtos Gerais da CVC, contabiliza 21 mil passageiros desembarcando em Fortaleza com destino à Jericoacoara no ano passado. “Com o voo fretado, no mínimo, esse ano, queremos chegar a 32 mil passageiros”, afirma. Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado, acrescenta que o turismo será expandido para outras praias, como Almofala, em Itarema.
A empresária Maria Fernandes, de Campinas (SP), foi uma das turistas do voo inaugural. “Sempre quis conhecer e, quando houve a oportunidade do voo direto, comprei. Nem sabia que ia ter voo partindo de Campinas direto (da Azul). Vou ficar de sábado a sábado”. 

Bastidores
O voo teve apresentação surpresa do cantor Waldonys. Os passageiros do voo receberam como mimo espumante e bem-casado, apelidado de bem-voado”. Depois, todos receberam chapéus de palha, brinde do Governo Federal, e DVD de presente do Waldonys. Como o voo era fretado pela CVC e operado pela Gol, a agência de viagens colocou para tocar, no sistema de som da aeronave, propaganda da empresa. Ao anunciar a aproximação do terminal cearense, a aeromoça disse que estávamos chegando ao município de Santa Cruz e ao Aeroporto Internacional de Jericoacoara. O correto é Cruz e Aeroporto Regional de Jericoacoara. O avião foi batizado com um banho de água de carros dos Bombeiros. Na descida, teve tapete vermelho. Havia, ao menos, quatro aviões executivos no Aeroporto. 

*A repórter viajou a convite da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
BEATRIZ CAVALCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário