Após ataque cibernético em massa que atinge mais de 74 países no mundo, nesta sexta-feira, 12, vários órgãos e empresas nacionais e locais suspenderam seus sites e suas páginas oficiais como medida de prevenção de ataques aos seus sistemas. Dentre eles, estão a Vivo, da espanhola Telefonica, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Previdência Social.
No Ceará, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisou as atividades de todas as suas agências por volta das 14 horas desta sexta-feira, 12. A informação foi confirmada por funcionários da instituição.
O TRE-CE comunicou que, devido à onda de ataques, suas conexões com a Internet serão desligadas "preventivamente a partir das 19 horas" desta sexta. "O TRE-CE esclarece que nenhum de seus serviços foi afetado, mas devido ao desligamento preventivo, alguns desses serviços ficarão indisponíveis durante o final de semana, sendo normalizados a partir de segunda-feira, 15", diz a nota.
"Imediatamente, foi ativado o protocolo de segurança para tais incidentes com a intenção de que os computadores afetados voltem a funcionar o mais rapidamente possível. A Telefônica Brasil informa que seus serviços não foram afetados pelo incidente", diz a nota. "A empresa está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação".
Conforme relatos de funcionários da Contax, a empresa orientou que os colaboradores desligassem os computadores "para evitar qualquer ataque cibernético". Os colabores disseram ao O POVO Online que equipes de Tecnologia da Informação estão trabalhando para restabelecer a normalidade. A assessoria da Contax não confirma a informação.
Dentre os países atacados estão Turquia, Reino Unido, Japão, Portugual, Espanha e Alemanha.
RUBENS RODRIGUES | SARAH SOUSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário