sábado, 29 de abril de 2017

Maloca Dragão 2017 Operação Maloca da Paz tem mais de 500 agentes de segurança e mobilidade envolvidos

A Maloca Dragão 2017 vai até o próximo domingo, 30, com atrações musicais, de dança, teatro, literatura e até cinema no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outros espaços no entorno. Para manter tudo em ordem, vários órgãos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado trabalham na Operação Maloca da Paz, plano de segurança, limpeza e mobilidade que envolve mais de 500 agentes.
 
Dentre as ações, estão previstas reforço policial militar e civil, interdição de ruas, fiscalização de ambulantes, apoio do Conselho Tutelar, bombeiros civis e um Posto Médico Avançado. Mais de 150 mil pessoas são esperadas desta sexta, 28, até domingo.
 
 
O plano operacional organizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) traz 303 agentes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). O plano inclui equipes do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e Regimento de Polícia Montada (RPMont) em ações a pé, em motocicletas, viaturas e a cavalo.
 
 
A Plataforma de Observação Elevada (POE) e mais sete torres de observação prestam apoio, e outros 37 agendas da Guarda Municipal participam. Além disso, o festival terásegurança privada, com 58 agentes por dia. No trânsito, três viaturas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) realizam o controle do tráfego. 
 
Ruas interditadas
 
Estão interditadas permanetemente até o dia 1º de maio a via esquerda da rua Almirante Jaceguai, no trecho entre a av. Monsenhor Tabosa e a rua José Avelino; a rua Dragão do Mar, no cruzamento com a Rua Almirante Jaceguai; e a rua José Avelino, no trecho entre a Rua Boris e a Rua Almirante Jaceguai. Ficarão interditadas temporariamente, até o próximo dia 30, a rua Almirante Jaceguai, das 21h à 1 hora; a rua Almirante Tamandaré, da Pessoa Anta à rua dos Tabajaras, em ambos os sentidos, das 18 h até 3 horas; e a rua dos Tabajaras, no trecho entre a Rua dos Tremembés e Rua Almirante Tamandaré, também das 18h às 3h da manhã. A rua Tremembés terá o sentido invertido para desviar o fluxo de veículos que virão pela Rua dos Tabajaras, no sentido Poço da Draga.
A fiscalização do comércio ambulante terá fiscalização da Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), com apenas 35 ambulantes cadastrados. 41 pessoas trabalham na fiscalização e ordenamento do comércio ambulante. Equipes de limpeza e para manutenção de calçamentos e iluminação pública também ocuparão as ruas do festival. Um grupo de 32 pessoas do Nós Ambiente Comunidade, do Poço da Draga, também fará coleta de resíduos.
 
Outras ações
 
Estarão presentes ainda quatro conselheiros e dois educadores, todos os dias; 12 profissionais em um Posto Médico Avançado na Praça Almirante Saldanha; e oito bombeiros civis. O público poderá receber orientações sobre consequências negativas do excesso do álcool e outras drogas em uma tenda para redução de danos desenvolvido e executado pelo Coletivo Rede Cuca e o Balance Ceará. 
 
Serviço
 
Maloca Dragão 2017
Quando: de 25 a 30 de abril
Onde: no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e espaços do entorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário