quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Deputado quer multar e até bloquear números por trotes a órgãos públicos

Projeto prevê até bloqueio de números que passarem trotes até o pagamento de multas (Foto: Divulgação/AL)
Projeto prevê até bloqueio de números que passarem trotes até o pagamento de multas (Foto: Divulgação/AL-CE)
Projeto que cria um programa de combate a trotes telefônicos a órgãos públicos do Ceará tramita hoje na Assembleia Legislativa. Segundo a proposta, do deputado Danniel Oliveira (PMDB), cada ligação de trote a órgãos como o SAMU, Ciops, Bombeiros ou Defesa Civil seria multado em 40 Ufirce (R$ 157,76).
A proposta também prevê que, após identificado o autor do trote, o número seria bloqueado até o pagamento das multas. “Nosso intuito é criar um instrumento legal que possa auxiliar as instituições públicas a se defenderem desses atos irresponsáveis ou criminosos”, justifica Danniel Oliveira.
A proposta ainda prevê campanhas educativas de combate aos trotes. Oliveira destaca que, em 2015, o Ceará recebeu mais de 1,2 milhão de trotes – duas ocorrências por minuto. Ainda segundo o deputado, este tipo de ação cresceu 15% em relação a 2014. Em 2016, só o Ciopss registrou 111,3 mil trotes.
“Isso representa quatro ligações por minuto, em média para a central 190. Os trotes vem crescendo de forma assustadora e perigosamente”, diz o deputado. O autor da proposta destaca ainda que este tipo de ligação atrapalha procedimentos de polícia, bombeiros ou de atendimento de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário