quinta-feira, 24 de novembro de 2016

BLACK FRIDAY 24/11/2016 Cearenses devem movimentar R$ 24 milhões

A megaliquidação Black Friday, que ocorre amanhã, é o momento esperado por muitos consumidores para ter acesso a produtos com grandes descontos. É ainda temporada estratégica para aquecer as vendas do varejo. O e-commerce (comércio eletrônico) deve faturar R$ 24,2 milhões com compras oriundas do Ceará durante a Black Friday, conforme dados da Ebit, empresa especializada em pesquisas digitais no Brasil.
[SAIBA MAIS 1]

O montante corresponde a 11,5% do faturamento da região Nordeste na data e, caso se confirme, deve superar o valor registrado em 2015, de R$ 18,6 milhões.

O incremento é de cerca de 30%. Telefonia e Celulares (26,3%), Eletrônicos (22,1%), Eletrodomésticos (17,5%), Informática (11,5%) e Casa e Decoração (4,7%) estavam entre os produtos mais procurados pelos cearenses em 2015.

Pesquisa prévia
Para além das promoções e facilidades de compra, sejam online ou não, a “Sexta Feira Negra” pode também representar um risco para quem não se contém ao ver uma promoção. “(A Black Friday) pode ser uma oportunidade e uma armadilha”, alerta Alessandra Araújo, professora dos cursos de Finanças e Economia da UFC de Sobral.

Adiciona que, principalmente em tempos de crise econômica, a primeira coisa a fazer antes de uma compra é se perguntar sobre a efetiva necessidade daquele produto. Caso a utilidade se confirme, o ideal é se preparar para pesquisar os sites de diversas lojas e acompanhar a mudança de preços. De preferência, um mês antes de o evento começar. “Têm sites que mostram a evolução dos preços.

O ideal é um mês, mas hoje ainda é possível recuperar esse tempo perdido”, opina Alessandra.

Segundo o economista Vítor Leitão, a Black Friday é um período “interessante” até mesmo para antecipar as compras de Natal, contanto que prevaleça a máxima: pesquisar. Em alguns casos, sites e empresas prometem descontos inexistentes e a pesquisa prévia possibilita saber se há economia ou não.

“Empresas investem muito em marketing e existe a promoção da metade do dobro, que não é nada”, brinca Vítor, alertando que os descontos não compensam quando incidem sobre o que é desnecessário.

A indicação é que se busque por sites idôneos e bem avaliados. Se informar previamente sobre os seus direitos enquanto consumidor também é ideal para evitar sofrer fraudes e/ou transtornos desnecessários no processo de compra, como devolução do dinheiro por indisponibilidade do produto no estoque.

Promoção prolongada
Gerente de Contas do Google, João Paulo Piccolo, observa que as marcas, de fato, se preparam cada vez mais para a data, ampliando o evento para muito mais que 24 horas de promoção. “A data se estendeu e o Google vê muito isso pelo número de buscas, cujo volume aumenta já em meados de outubro”. Na última semana antes do evento, acrescenta, o interesse do usuário pelo Black Friday “estoura”. Ele sugere a compra antecipada, tendo em vista que grandes marcas chegam a oferecer ofertas maiores na madrugada e na tarde de quinta-feira.

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