sábado, 11 de junho de 2016

Transposição do São Francisco fica pronta em dezembro, garante ministro

As águas da Transposição do Rio São Francisco já chegam às torneiras do cearense em dezembro deste ano. Ao menos foi o que garantiu o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em visita às obras do projeto, em Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira. "Nós temos a previsão de que as obras integralmente estarão prontas até dezembro", disse em entrevista coletiva. 
DIVULGAÇÃO/ ASSESSORIA CARLOS MATOS
Ministro da Integração Nacional visita obra da Transposição do São Francisco

A visita do ministro do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) foi acompanhada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelos deputados federal e estadual do PSDB, Raimundo Matos e Carlos Matos, respectivamente. 

Barbalho disse, ainda, que a responsabilidade, depois da conclusão das obras, é de garantir o enchimento dos reservatórios, para que água já possa ser utilizada. 

"Nós não podemos deixar que a integração do São Francisco fique apenas à margem do acesso humano e produtivo, fique apenas a olhar o canal passando com a água sem que isso represente água na torneira da população, agua pra irrigar a produção", afirmou.

Ele informou que se está discutindo a possibilidade de integração da Bacia do São Francisco com a Bacia Araguaia-Tocantins. 

Aumento de recursos
O ministro informou, ainda, que as construtoras responsáveis pela obra "estão autorizadas a ampliar ao máximo a sua capacidade de execução, sinalizando que estamos absolutamente disponiveis sobre o aspecto financeiro para o cumprimento e honrar aquilo que for executado". 

O aumento dos recursos, segundo Camilo, também também pode acelerar Cinturão das Águas. "Esse primeiro trecho, se conseguirmos acelerar e um volume melhor de recursos (...), a gente consegue (terminar) ainda esse ano juntamente com a conclusão da obra do Sao Francisco e garantir água para o Castanhão", afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário