terça-feira, 10 de maio de 2016

Atividade econômica do Ceará diminui 3,5% ano passado

A atividade econômica do Ceará diminuiu 3,5% ano passado. A retração contribuiu para que a economia da região Nordeste recuasse 1,5% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo o Boletim Regional do Banco Central divulgado na segunda-feira, 9.

O desempenho negativo do Estado do Ceará foi devido às retrações nos segmentos da agropecuária (24,9%), da indústria (4,6%) e do setor de serviços (2,4%), de acordo com o  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central-Brasil e Ceará (IBCR-CE) aponta que a economia do Estado deverá seguir com resultados modestos no início de 2016. Nesse sentido, o indicador seguiu estável no trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao terminado em novembro, quando diminuiu 1,6%, no mesmo tipo de comparação, segundo dados dessazonalizados.

Nordeste


Em nível nacional, o Nordeste apresentou a menor retração em comparação com a média do País (3,8%), em conformidade com as variações anuais do PIB das principais economias: Ceará (3,5%), Pernambuco (3,5%) e Bahia (3,2%) realizadas pelas instituições públicas de pesquisas econômicas de cada estado. 

As vendas do comércio e produção da indústria, mostra uma acomodação da atividade econômica da região no início deste ano. Assim, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central-Brasil e Nordeste (IBCR-NE) permaneceu estável no trimestre encerrado em fevereiro, em comparação ao trimestre terminado em novembro (-1,5%). 

As vendas do comércio ampliado retraíram 2,3% no trimestre encerrado em fevereiro em relação ao antecedente quando houve recuo de 4,3%, de acorodo com dados dessazonalidos da PMC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Além disso, houve retração em nove segmentos, entre eles estão; móveis e eletrodomésticos (7%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (13,3%). Já o comércio varejista apresentou no período retração de (3,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário