terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Professores acionam Ministério Público para convocação de aprovados

O Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) está acionando o Ministério Público Estadual (MP-CE) para a convocação de 341 profissionais aprovados em concurso público. O último certame da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) foi realizado em 2013, com mais de 4 mil convocados, entre classificados e classificáveis.
 
Os candidatos que ainda não foram chamados pediram reclassificação para concluir a formação acadêmica. A categoria teme que a convocação não aconteça a tempo, já que o prazo do concurso termina no próximo mês de abril.
O presidente do sindicato, Anízio Melo, declarou que o sindicato não trabalha com a hipótese de não haver convocação. "Seria uma ilegalidade do Governo do Estado ter contratações temporárias em vagas definitivas".
 
De acordo com a Apeoc, das 22 mil jornadas de trabalho de 200 horas, cerca de nove mil têm sido ocupada por professores temporários. O número representa cerca de 41% de docentes da rede estadual.
 
Segundo o parecer 9/2009 do Conselho Nacional de Educação, os Estados e as Prefeituras só podem contratar 10% do total de professores temporários. Seguindo a determinação, a Apeoc pleteia um novo concurso público após a convocação.
 
A Seduc declarou que ainda está analisando o caso dos 341 candidatos que pediram a reclassificação. Por meio de nota, a secretaria afirmou que todos os professores classificados e classificáveis em 2013 foram convocados e que os contratos por tempo determinado de 2015 já foram encerrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário