segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cresce a participação de mulheres no tráfico de drogas no Ceará

Mais mulheres estão sendo recrutadas pelo tráfico de drogas no Ceará. Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), 71,4% da população carcerária feminina no Estado está detida por crime de tráfico. O percentual mostra como a prática se tornou a principal forma de inserção feminina no crime.
Na tarde da última terça-feira, 19, Maria Célia Gonçalves da Silva, 55 anos, foi executada a tiros no Centro. Conhecida como “Célia do Oitão Preto”, ela era uma das mais renomadas traficantes da comunidade. Nesta sexta-feira, 22, operação prendeu 11 pessoas por tráfico em Chorozinho. eram seis homens e cinco mulheres.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o número de mulheres presas por comércio ilegal de entorpecentes em 2015 aumentou 12,6% em relação a 2014. O número de adolescentes apreendidas teve acréscimo 15,6%, em relação ao ano anterior.

Inserção no crime
Em regra, a entrada das mulheres no tráfico ocorre por influência dos companheiros. O diretor da Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Sérgio Pereira, informa que esse é o caminho de 98% das presas pela delegacia especializada. As demais são contratadas como “soldadas do tráfico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário