A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou ontem que não autoriza a realização do primeiro torneio organizado pela Primeira Liga, com início marcado para amanhã. Diretor jurídico da liga, o advogado Eduardo Carlezzo disse que a primeira rodada, que também terá jogo na quinta, 28, acontecerá normalmente.
“A posição dos clubes é que não muda nada, e o campeonato vai sair”, disse Carlezzo.
A CBF informou que pretende se reunir com os integrantes da liga, que conta com 15 clubes da Região Sul, de Minas Gerais e do Rio, para discutir a inclusão da competição no calendário de 2017.
Pela Lei Pelé, os clubes são autorizados a formar ligas e participar de competições.
A Federação de Futebol do Rio (Ferj) não entende assim e prometeu até desfiliar os dois do Rio na liga, Flamengo e Fluminense.
Segundo a CBF, o calendário da Primeira Liga em 2016 desrespeita normas do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem jogos (intervalo de 60 horas).
A CBF aponta ainda a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor.
Estão na competição deste ano seis dos maiores clubes do Brasil - Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Grêmio.
A CBF autorizou que partidas amistosas sejam disputadas até 30 de janeiro, algo que já havia sido abordado pela Federação de Futebol do Rio, que sempre foi contrária à participação de Flamengo e Fluminense, seus filiados, no torneio organizado pela Primeira Liga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário