domingo, 20 de dezembro de 2015

Ministério da fazenda. Para Camilo, saída de Levy oxigena Governo

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse estar “muito otimista” com a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda e consecutiva posse do ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa. A afirmação foi feita no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, onde Camilo realizou, ontem, a reunião de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp). A mudança no Ministério foi oficializada na última sexta-feira, em meio à crise política e econômica no Governo Federal.
 
Para Camilo, o governo “precisava de uma oxigenação”. Ele criticou que, em 2015, a Fazenda não autorizou novos financiamentos públicos para nenhum dos estados. “Um erro gravíssimo impossibilitar dinamizar a economia de estados e municípios, gerar mais emprego, num momento de dificuldade. É recurso que o Estado tem o direito de captar fora”, pontuou. “Foi bom para começar 2016, oxigenando essa área importante do governo”, disse Camilo.
Durante o ano, Camilo fez diversas viagens à Brasília para tratar de repasses de verba para o Estado, mas houve pouco avanço em relação à Fazenda. Na noite da sexta-feira, em seu primeiro discurso, Nelson Barbosa afirmou que vai dar continuidade ao ajuste fiscal iniciado por Levy e manter os planos do Governo de aprovar as reformas estruturais no Congresso Nacional. Diferentemente de Levy, Barbosa tem perfil político e transita melhor nas articulações de um governo desgastado que tenta implantar medidas impopulares do ajuste fiscal.

MappOntem, Camilo Santana reuniu o secretariado e diretores de órgãos vinculados ao Governo do Estado para apresentar detalhes sobre a implantação do bilhete único metropolitano. A previsão, segundo o governador, é de que o programa seja lançado entre os dias 12 e 14 de janeiro, passe por um período de cadastramento de usuários e entre em operação em março de 2016. 
 
A última reunião do Mapp contou com a presença também de representantes do Legislativo, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, e do líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). Durante o encontro, secretários apresentaram um balanço das atividades do ano. Entre as ações em discussão, estavam os projetos do Minha Casa Minha Vida, do Metrofor, do VLT, do hub da TAM e do Plano Ceará Receptivo. 

Saiba mais

Combate ao Aedes aegytpi no Ceará
O governador Camilo Santana (PT) anunciou, ontem, que, até janeiro de 2016, a meta do Governo do Estado é visitar todas as casas do Ceará em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zyka e febre chikungunya. Ontem, ele se reuniu com o comandante da 10ª Região Militar, Freire Gomes, para tratar da parceria com o Exército. O Estado já investiga 128 casos de microcefalia que podem ter relação com o zyka. Os detalhes da mobilização devem ser divulgados amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário