EM NOVEMBRO E DEZEMBRO
Preços de carros modelo 2016 devem ficar mais vantajosos
Com as vendas fracas em 2015, montadoras e concessionárias devem promover baixa nos preços até o fim do ano

00:00 · 01.11.2015

Quem programou a compra de carro zero, modelo 2016, para este fim de ano deve ficar de olho nas ofertas das montadoras e concessionárias. A perspectiva é que apareçam oportunidades interessantes nos últimos dois meses do ano, como feirões de fábrica com descontos sobre o preço de tabela e financiamentos com taxa zero de juros.
O motivo é que os pátios das montadoras e os estoques das concessionárias estão lotados de veículos novos, em consequência do fraco volume de vendas em 2015. Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas de carros novos caíram 21,8%, em comparação com o mesmo período de 2014.
Valor de revenda pesa
Montadoras e concessionárias farão tudo para seduzir o consumidor, que não se deve deixar levar apenas pela emoção. Em um mercado como o brasileiro, onde a maior parte das vendas é de carros pequenos e no momento que o consumidor tem dúvidas em relação ao futuro e, portanto, investe com cuidado, o principal fator de decisão na hora da compra do automóvel zero é o valor de revenda.
Ninguém quer perder muito dinheiro no momento da troca do veículo. Por causa da valorização que os modelos seminovos acumularam nos últimos anos, cujas vendas avançaram 2,2% em 2015 em comparação com 2014, os preços de revenda subiram, ficando mais próximos dos valores dos novos.
Pesquisa da Agência Autoinforme aponta que o grande campeão de valor de revenda é o Ônix, da General Motors (GM), com queda no preço de apenas 7,6% depois de um ano. Em segundo vem o HB20, da Hyundai, com depreciação de 8%, seguido pelo Ford Fiesta, 8,1%, Renault Sandero, 8,2%, e Volksvagen Up, 8,3%. A queda média de preço de um automóvel depois um ano de uso está estimada, atualmente, em 15% no mercado brasileiro.

Seminovos
Em setembro, as vendas de carros usados caíram pelo segundo mês consecutivo. Além da crise econômica, com a desconfiança do consumidor em relação ao futuro político e econômico, um dos motivos da queda nas vendas foi a grande valorização dos seminovos.
As diferenças de preço caíram bastante em relação aos valores dos modelos zero quilômetro. Mesmo com a valorização dos usados, impulsionada pelo aumento das vendas nos primeiros sete meses do ano, os carros seminovos, com até três anos de uso, continuam sendo uma boa opção para compra.
Os veículos seminovos com três anos de uso custam em média de 30% a 35% mais baratos que os carros novos. Assim, com R$ 40 mil no bolso, o consumidor em vez de adquirir um carro popular zero pequeno, com motor flex 1.0, com apenas ar-condicionado e vidros elétricos, pode levar para casa um sedã seminovo, mais potente e também mais espaçoso, e com muito mais recursos, como um Corola 2012, por exemplo.
Desvalorização
15 por cento é o quanto um veículo novo tem de queda no preço após um ano de uso, de acordo com a estimativa atual do mercado de carros brasileiro
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