quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TERMINAL PORTUÁRIO

Exportação de frutas frescas pelo Pecém cresce 38%

De janeiro a setembro deste ano, foi registrada movimentação de 82.176 toneladas desse tipo de alimento

00:00 · 08.10.2015
O melão, com 39,6 mil toneladas (ton), a manga (21,2 mil ton) e a melancia (11,5 mil ton) despontaram como as principais exportações de frutas via Porto do Pecém ( FOTO: BRUNO GOMES )
As exportações de frutas frescas através do Porto do Pecé, produzidas no Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, estão de vento em popa. De janeiro a setembro de 2015, o terminal portuário movimentou 82.176 toneladas desse tipo de alimento, o que representa aumento de 38% em relação a igual período do ano passado.
O melão, com 39,6 mil toneladas (ton), seguido pela manga (21,2 mil ton) e melancia (11,5 mil ton) despontaram como as principais exportações de frutas frescas nesse ano. Atualmente, os principais destinos das frutas são Holanda (36%), Estados Unidos (24%), Grã Bretanha (25%) e Espanha (6%).
Especificamente de unidades produtoras situadas no Ceará, foram movimentadas no terminal 26.712 toneladas nos nove primeiros meses deste ano, com destaque para o melão (15, 1 mil ton), proveniente de municípios com Icapuí e Aracati.
Dentre os motivos para o bom desempenho do Porto do Pecém nesse tipo de exportação, estão sua localização e infraestrutura. "Além de ser um porto off shore (permite a atracação de navios com grandes cargas), ele tem localização privilegiada. Se você pegar Petrolina (PE), tanto faz exportar pelo Pecém como pelo Porto de Suape. Ele também tem uma posição muito estratégica em relação aos destinos, como Holanda e Estados Unidos", destaca o secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará (Seapa) e fundador do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário