domingo, 11 de outubro de 2015

DADOS ATUAIS

Portal fundamenta políticas públicas

Consumidor.gov marca presença do governo na web e colhe dados necessários para promover campanhas

00:00 · 11.10.2015 por Armando de Oliveira Lima - Repórter
No Consumidor.Gov, quem decide se a trataviva foi bem resolvida ou não e classifica a empresa em uma escala é o consumidor ( Foto: Kléber A. Gonçalves )
A instituição de poder ao cidadão sem que houvesse nenhuma participação do Estado, como vem acontecendo nas redes sociais, motivou também a insatisfação dos órgãos de defesa do consumidor em um patamar federal. Sem acompanhar as relações de consumo na internet, "eles se deram conta de que seria preciso ampliar o acesso (ao ato de reclamar) de forma totalmente diferente para não replicar os mesmos problemas dos canais físicos", conta Lorena Tavares, diretora substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Foi assim que desenvolveram o portal Consumidor.Gov, que, hoje, compila mais de 200 empresas dispostas a solucionar problemas de consumidores manifestados na plataforma disponibilizada pelo governo federal na web. Na prática, ele exerce a mesma função do ReclameAqui, por exemplo, mas, segundo destaca a diretora, manifestar as insatisfações no portal da Senacom pode colaborar com futuras campanhas de conscientização ou mesmo combate a abusos pelos fornecedores de serviços ou produtos. "O ruim é o Estado perder aquela informação que guiaria as políticas públicas ou acabar com uma visão míope do que acontece", defende.
"A internet veio como uma tentativa de dar vez ao consumidor, que, de forma espontânea, aderiu", analisa o professor universitário e advogado especializado em Direito do Consumidor Hércules do Amaral, apontando a inércia do governo desde as primeiras manifestações do consumidor nas redes sociais.
O atraso é reconhecido por Lorena Tavares ao afirmar que a iniciativa do portal só foi iniciada em 2013, mas, assim como tudo no mundo virtual também caminhou rápido e segue logrando sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário