sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ABERTURA

Romaria de Finados triplica população de Juazeiro do Norte

Segundo estimativa dos organizadores, cerca de 500 mil pessoas devem passar pela Cidade até o dia dois de novembro

00:00 · 30.10.2015 por André Costa - Colaborador
A missa celebrada ontem, na Basílica Menor, reuniu uma multidão ( Foto: André Costa )
Juazeiro do Norte Conhecida por praticamente triplicar a população de Juazeiro do Norte com a chegada de devotos vindos de vários Estados do País, a Romaria de Finados, também intitulada como da Esperança, começou nesta quinta-feira (29), com a celebração de uma missa na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
A Secretaria de Cultura e Romaria estima que cerca de 500 mil romeiros devam passar pela "Capital da Fé" até o dia do encerramento, em 2 de novembro. Os principais pontos de visitação dos peregrinos são a estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto, e as igrejas da Matriz, Salesianos, Franciscanos e Socorro, local onde está sepultado o corpo do Padre Cícero.
De acordo com padre Cícero José da Silva, atual vigário paroquial da Basílica Santuário, a Romaria de Finados possui grande apelo junto aos devotos por ter sido uma criação do próprio fundador da cidade. "Durante as demais romarias, Padre Cícero sempre pedia que os fiéis encontrassem tempo para visitar sues entes queridos aqui sepultados", detalha o pároco.
Romaria Segura
O número de peregrinos, no entanto, poderia ser maior caso o transporte em veículos de carga, conhecido como "paus de arara" não tivesse sido proibido pela Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE), muito embora a proibição seja uma medida para reduzir acidentes e garantir a segurança dos deslocamentos em rodovias federais.
Durante a última quarta-feira (28), a fiscalização apreendeu seis veículos irregulares em Icó, quando seguiam para Juazeiro do Norte. A ação retirou 130 romeiros de condições de vulnerabilidade no trânsito. A operação "Romaria Segura", desenvolvida desde o ano passado, teve início na terça-feira (27) e se estende até o dia 2 de novembro. A ação também promove o reforço no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de morte e feridos por conta do feriado prolongado do Dia de Finados.
Preocupada com a grande aglomeração de devotos, a secretária de Cultura e Romaria, Marli Bezerra, garantiu que todo o processo de organização, desenvolvido nas romarias anteriores, será mantido para "atender aos romeiros da melhor forma".
Reforço

Nenhum comentário:

Postar um comentário