quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SAÚDE PÚBLICA

27 cidades do Interior do Ceará possuem apenas um médico

Os profissionais da medicina argumentam que, além dos baixos salários, a estrutura de trabalho é precária

00:00 · 03.09.2015 por André Costa - Colaborador
O município de Guaramiranga, apesar de ser um dos principais destinos turísticos do Ceará, está entre as que possuem apenas um médico para atender a rede de saúde pública estadual ( FOTO: KLEBER. A. GONÇALVES )
A outra ponta dessa história mostra Juazeiro do Norte, cidade que sedia o Hospital Regional do Cariri ; segundo o Cremec, 584 médicos estão registrados, o que significa uma média de 4,2 médicos para cada mil juazeirenses ( FOTO: ANDRÉ COSTA )
Juazeiro do Norte Encontrar um único médico em algumas cidades do interior tem sido uma tarefa difícil para muitos, isto porque, em 27 municípios cearenses, existe apenas um profissional registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec). A entidade ressalta, entretanto, que em alguns casos isolados, profissionais residem em outras cidades e se deslocam para realizar atendimento em municípios vizinhos.
A má distribuição de médicos entre as pequenas e grandes cidades têm sido um desafio. O maior obstáculo são as condições de trabalho nestes locais. Com a falta de infraestrutura, os médicos se sentem inseguros e, por conta disso, optam por cidades "com maior porte", conforme ponderou a médica Luana Barbosa, recém-formada.
"A rede de saúde em muitos municípios, principalmente nas cidades pequenas, são mal estruturadas e não disponibilizam de mínimas condições para o exercício adequado dos profissionais dessa área".
Em relação aos médicos, "além da baixa remuneração, se comparada aos grandes centros, falta material como instrumentos básicos para a avaliação inicial do paciente, medicamentos essenciais para controle de comorbidades usuais, como a hipertensão e diabetes, dentre outras carências. Em sumo, a estrutura é muito precária e acabamos buscando condições melhores de trabalho", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário