domingo, 23 de agosto de 2015

PARALISIA INFANTIL

40% das crianças estão vacinadas

A vacina antipólio está disponível nos postos de saúde até o dia 31 de agosto, para crianças de 6 meses a 5 anos

22:00 · 22.08.2015
A poucos dias do fim da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, apenas 40% das crianças cearenses estão vacinadas. Até a manhã da última sexta-feira (21), 228.701 doses da vacina anti-pólio haviam sido aplicadas pelos municípios, imunizando crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos contra a paralisia infantil.
Acaraú, Bela Cruz, Guaramiranga e Santana do Acaraú foram as primeiras cidades que cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha terminará no dia 31 de agosto, com duração de 15 dias.
A coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, explica que a última apuração de Fortaleza foi comprometida por uma falha no sistema da Secretaria na semana passada, mas a estimativa é que 50% das 156 mil crianças da capital cearense foram vacinadas contra a paralisia infantil.
Baixa procura
Vanessa lamenta a baixa procura dos cearenses, para vacinação de seus filhos. "Já existe uma cultura no Brasil da campanha prorrogar, porque as pessoas não procuram os postos. É importante que os cearenses se conscientizem, quanto mais rápido os pais levarem essas crianças, mais efetiva a campanha se torna", ressalta a coordenadora explicando que a meta é vacinar 95% do público-alvo, podendo chegar a todas as 570.452 crianças cearenses devido a imunização coletiva.
A imunização coletiva acontece pela propagação do vírus pelas próprias crianças. Após a vacina oral, elas expelem o vírus no ambiente, o que pode imunizar outras crianças. Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas a campanha de vacinação ocorre todos os anos.
Na Campanha Nacional de Multivacinação, que também prossegue até o dia 31 de agosto, 56.708 crianças cearenses de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde. Deste total, 31.294 foram vacinadas durante a campanha, recebendo 47.569 doses das vacinas oferecidas de pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário