sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ministro desembarca no Ceará e anuncia medidas contra seca
A- A A+
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, desembarca no Ceará para anunciar o pacote de ações que visam minimizar os efeitos da estiagem. Ao lado do governador Camilo Santana (PT), o ministro assina Termo de Compromisso para repasse de recursos federais ao Estado destinados para o abastecimento de água em áreas urbanas. Além disso, firmam o protocolo de intenção para implantação, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais em comunidades ao longo dos canais do projeto de integração do Rio São Francisco, no Ceará.
Essa semana, o governador Camilo Santana anunciou a liberação de R$ 70 milhões. O valor corresponde a quase metade dos recursos (R$ 150 milhões) que a União enviará para nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) que sofrem com a seca.  Dos R$ 70 milhões, cerca de R$ 22 milhões serão para reforço da Operação Carro-Pipa, principalmente nas sedes municipais. Outros R$ 32 milhões serão investidos na construção da adutora de Quixeramobim. E o restante será para a construção de adutoras em Arneiroz, Independência e Ibicuitinga, entre outros projetos. Além disso, outras ações vão tentar reduzir os prejuízos ocasionados pela falta de chuvas.
“Esse investimento vai servir para adutoras, mananciais e operações de carros-pipa. Tudo isso aliado aos recursos estaduais, onde já estão sendo feitos os trabalhos de perfuração de poços nos centros urbanos e nas áreas rurais dos municípios cearenses”, comemorou Camilo antes da abertura do 19° Seminário Nordestino de Pecuária (PECnordeste) no início desta semana.
O evento está marcado para iniciar às 10 horas, no Palácio da Abolição.  Após a solenidade, está prevista uma conversa com os jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário