FORMAÇÃO DO SECRETARIADO
Petistas esperam diálogo de Camilo
03.11.2014
Com a expectativa em torno do novo secretariado do governador eleito Camilo Santana (PT), que inicia seu Governo em janeiro, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Fortaleza aponta estar à disposição do correligionário para ajudá-lo no Governo.
Com exceção de Ronivaldo Maia, aliado da ex-prefeita Luizianne Lins, os outros três vereadores petistas, Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho e Acrísio Sena, fizeram campanha para Camilo. Um dos coordenadores do comitê de Cultura na campanha, Guilherme pondera que não cabe à bancada da Casa Legislativa fazer movimentação para articular participação na gestão, mas afirmou que eles estão à disposição para colaborar com o programa de Camilo.
O vereador avalia que é necessário fazer a escolha do secretariado com base na competência técnica e gerencial aliada à representação política. Guilherme salienta ter dado sua contribuição durante a campanha e diz que não existe discussão para que sua participação seja ampliada. Ele relata que, além da Cultura, está preparado para colaborar em áreas como Educação, Direitos Humanos e Ambiental.
Segundo Guilherme, com a nova gestão, o Ceará terá oportunidade histórica de fazer um avanço significativo na Cultura, pois Camilo assumiu o compromisso de aplicar 1,5% do orçamento na área. "Entre as propostas, uma verdadeiramente revolucionária é a de multiplicar por três o atual Orçamento para política cultural do Estado que é aplicar 1,5% em Cultura", opina.
Reunião técnica
O parlamentar conta que, nos próximos dias, o PT fará uma reunião técnica com profissionais ligados ao partido para produzir sugestões para o programa de Governo de Camilo. "A Executiva do partido determinou e convidou pessoas para colaborarem na produção de ideias", informa.
Acrísio Sena conta ter conversado com o presidente estadual da agremiação, De Assis Diniz, que teria informado que o PT terá importância no Governo juntamente com o PROS, partido do governador Cid Gomes e da vice de Camilo, Izolda Cela. Segundo o vereador, haverá uma reunião entre setores da executiva do PT e o governador eleito para debater o assunto.
Para Sena, o trabalho e a responsabilidade do PT transcendem a ocupação de cargos no secretariado de Camilo. "Nós vamos trabalhar para dar sustentação, independentemente dessa história de participação no secretariado, ao novo Governo que tem como maior expoente um companheiro do PT", destaca o vereador.
Assim como Guilherme, ele defendeu que, além do componente técnico, a escolha dos novos secretários deve girar em torno do alinhamento político com o projeto. "Acho que o governador eleito tem total autonomia de escolher o melhor secretariado que ele achar, eu não estou na linha dos que aspiram", aponta.
Já Deodato Ramalho afirmou que, mesmo estando disposto a contribuir com nova gestão, não seria conveniente da sua parte se articular para obter cargos, mas destaca a disponibilidade da bancada petista na Câmara para contribuir. "O que consta da bancada do PT é que não tem discussão sobre o tema, mas a gente quer contribuir no sucesso do Governo", ressalta. Ele avaliou como positiva a iniciativa de Camilo de pregar o diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário