EDUCAÇÃO
Exame avalia alfabetização
25.11.2014
Estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas cearenses começaram a fazer a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Em Fortaleza, 14 mil alunos resolverão as provas nas áreas de leitura, escrita e matemática. O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é avaliar o aprendizado dos alunos no fim do ciclo da alfabetização, com idade até 8 anos.
No ano passado, os estudantes cearenses não tiveram desempenho satisfatório. Na leitura, apenas 47,93% alcançaram nível adequado. Em matemática, a situação foi pior: 57,17% não obtiveram nível mínimo satisfatório. Na escrita, apenas 44,50 tiveram bom nível.
O Inep não divulgou o número de alunos aptos a fazer o ANA. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) explica que cada município responde pelas matrículas na rede pública.
Este é o segundo ano da ANA e segundo o MEC está vinculada ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Ministério informa que o acordo estabelece que todas as crianças até os 8 anos sejam alfabetizadas em português e matemática.
Crítica
O foco excessivo no teste pode prejudicar o processo de aprendizagem, segundo especialistas. Para eles, o ANA pode aumentar a prescrição de materiais apostilados, desqualificando-se os profissionais que serão instados a seguir receitas.
Na visão da professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Paula Medeiros Ribeiro, não existe motivo para as críticas. Para ela, os modelos de avaliação da Educação Básica realizam avaliações ao final do 5º ano.
"Os problemas detectados nessa avaliação dificilmente são sanáveis àquela altura. Quanto mais cedo os alunos forem avaliados, maiores serão as chances de terem garantidos os seus direitos de aprendizagem", frisa Ana Paula, referindo-se à Prova Brasil aplicada no 5º ano.
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