sábado, 29 de novembro de 2014

BALANÇO

Black Friday 2014 supera 2013 e bate os R$ 535 milhões

29.11.2014

No total, mais de 1,3 milhão de transações foram realizadas, o que representou um tíquete médio de R$ 398,02

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Além do e-commerce, a Black Friday também aconteceu em estabelecimentos físicos de redes varejistas. No Iguatemi, o Extra ficou lotado de consumidores
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No Shopping Iguatemi, por exemplo, em torno de 90 mil pessoas circularam pelo durante o dia de ontem, à procura de ofertas
A Black Friday, tradicional data de descontos do varejo, teve início às 22h da última quinta-feira e encerrou-se às 23h59 de ontem em várias lojas virtuais e físicas do Brasil. O evento movimentou R$ 535 milhões no e-commerce até as 22h (horário de Brasília), de acordo com a ClearSale, empresa especializada na prevenção e detecção de fraudes do comércio eletrônico. A movimentação financeira já era, inclusive, maior que a registrada na edição do ano passado, que foi de R$ 424 milhões.
No total, foram realizadas 1.345.048 transações durante o período, o que representou um tíquete médio de R$ 398,02 por compra. Até às 18h de ontem, a ClearSale apontava os eletrônicos como os produtos mais procura pelos consumidores, com 42,2% de participação, seguidos pela categoria esporte e lazer (com 15%), informática (10,9%), viagens (10,6%) e moda, que contava com uma participação de 7,3% nas buscas.
Apesar de terem sido ofertados vários produtos com preços convidativos, a maquiagem nos valores e ofertas de descontos acima dos anunciados, mais uma vez, foi um problema encontrados pelo consumidor, que utilizou as redes sociais dos varejistas participantes da Black Friday para reclamar.
"Há semanas que tenho olhado um tirador de miolo de maçã do Jaime Oliver, custando R$ 59", comentou a internauta Carolina Ferreira, ao se deparar com o preço do produto em "promoção": de R$ 65 por R$ 59. "Estão enganando os consumidores", avaliou. "Há 2 semanas comprei um jogo de panelas por R$260. Hoje ele está R$480,00 e com 14% desconto. Parem de comprar", alertou a internauta Andréa Scherer.
Problemas nos sites
Usuários também encontraram dificuldades em concluir compras e acessar vários sites do varejo eletrônico. O Submarino, por exemplo, alegou que a alta procura estava causando instabilidade em seu site, gerando reclamações de usuários. "Não consigo efetuar a compra. Fiz inúmeras tentativas. Vou desistir! Deveria ser considerado propaganda enganosa", reclamou a internauta Suzan Damian. "Estava desde as 21h30 (da última quinta-feira) tentando finalizar uma compra. Quando deu 0h, desisti. Às 6h tentei novamente e até agora não consegui! É brincadeira o que estão fazendo", disse Nanda Campos, nas redes sociais.
Prazos de entrega
O site Reclame Aqui também constatou que o prazo de entrega para compras realizadas na Black Friday chegava a 50 dias, prejudicando quem quis antecipar as compras de Natal, tendo em vista que os produtos poderiam só chegar no ano seguinte. Consumidores ainda relataram ao site que lojas estavam limitando as condições de pagamento a crédito, debito ou boleto.
O endereço eletrônico recebeu ontem mais de 3 mil reclamações referentes à Black Friday e elaborou um ranking das lojas sobre as quais foram detectadas as maiores quantidades de queixas. Até as 21h34 de ontem (de Brasília), a Americanas.Com liderou as reclamações (1.068), seguida pelo Submarino (950) e pela livraria, editora e loja virtual da Saraiva (623).
Lojas físicas
Além do e-commerce, a Black Friday também aconteceu em estabelecimentos físicos de redes varejistas. As mais de mil lojas de Casas Bahia e Pontofrio de todo o Brasil disponibilizaram ofertas distribuídas em várias categorias, incluindo produtos de telefonia, eletroportáteis, TVs, informática, som leve e móveis. Nas 736 do Magazine Luiza, também foram ofertados descontos.
Todos os estabelecimentos do Extra abriram às 22h da quinta-feira e funcionaram durante a madrugada. Na loja localizada no bairro Montese, um público de 3 mil pessoas esgotou o estoque de Smart TVs com apenas 20 minutos do início da ação.
Natal antecipado: shoppings ampliam fluxo em até 24%
Consumidores lotaram os shoppings em toda a Cidade para garimpar promoções na Black Friday. Em relação ao ano passado, o evento teve um incremento de público médio de 20%. Alguns estabelecimentos de Fortaleza receberam, apenas ontem, em torno de 90 mil pessoas. Muita gente aproveitou a data para antecipar as compras de Natal.
No Iguatemi, a sexta-feira foi de intensa movimentação de clientes e boas vendas, superando as expectativas, segundo o gerente geral do shopping, Luiz Carlos Queiroz. "Por conta da Black Friday, nosso fluxo de clientes é 24% superior ao da última sexta-feira de novembro de 2013. Isso significa 90 mil pessoas no Iguatemi. E como as lojas vão esticar os descontos por todo o fim de semana, estamos projetando crescimento também de fluxo no sábado e no domingo. Deveremos crescer cerca de 15%, algo em torno de 80 mil a 85 mil pessoas em cada um dos dois dias visitando o shopping", adianta Queiroz.
Segundo o superintendente do Shopping Parangaba, Leonardo Franco, a adesão do mall à Black Friday também resultou numa movimentação acima da expectativa. "Estávamos esperando um fluxo duas vezes maior e, no entanto, fomos surpreendidos com o triplo. Durante o dia de hoje já passaram cerca de 90 mil pessoas no Shopping Parangaba em busca dos descontos da megapromoção, estima.
No North Shopping Jóquei, ontem, até a hora do almoço, mais de 18 mil pessoas já tinham entrado para conferir as ofertas no centro de compras. A expectativa do empreendimento é que neste final de semana, o shopping tenha um aumento de 15% no fluxo de pessoas e de 25% nas vendas, já que os descontos da Black Friday serão estendidos no North Shopping Jóquei até domingo, dia 30.

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