PROVÁVEL ADIAMENTO
Cid se diz surpreso com informações sobre a refinaria
30.10.2014
Governador contou que projeto está sendo tocado normalmente e que a Petrobras não mencionou novas datas
O governador do Ceará, Cid Gomes, disse estar surpreso com as informações divulgadas na última terça-feira (28) pela Agência Reuters, a partir das declarações de uma fonte anônima, que cogitavam um provável adiamento no cronograma de instalação da Refinaria Premium II. Em contraponto a esta informação, o chefe do Executivo estadual disse da relação contínua com a Petrobras e de demandas repassadas ao Estado, para prover a infraestrutura necessária à recepção do empreendimento. "Eu estou surpreendido com essa notícia. Li, não tem fonte. Acho estranho que o Brasil, que hoje já é deficitário em combustível e tem uma tendência de descobrir mais petróleo bruto e ampliar sua margem de exportação de petróleo, vá abrir mão de um empreendimento como este", afirmou, ontem, ao Diário do Nordeste, durante a inauguração do Shopping RioMar Fortaleza.
O governador disse acreditar que pelo fato de o País ser deficitário em combustível a refinaria "já se justifica hoje" e "se justifica ainda mais por conta do crescimento da exploração de petróleo" pela Petrobras, responsável pela implantação da Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Outro argumento usado pelo chefe do Executivo estadual foi direcionado ao "auto-endividamento da Petrobras". Para Cid, "é um círculo vicioso que a Petrobras tem de se livrar dele". "(A estatal) se endivida porque está importando derivado de Petróleo e vendendo mais barato do que compra. Se permanecer nisso, a tendência é piorar", disse.
Burocracia acabou
O governador garantiu ainda que "tudo que era de burocracia (em relação ao empreendimento de refino para o Ceará) já foi feito". Questionado sobre o termo de compromisso que deveria ser assinado até o fim de outubro deste ano, ele afirmou que "não há mais nada a ser assinado". "O terreno já é 100% da Petrobras. A área reservada aos (índios) Anacé já foi adquirida e o Estado já fez mais este investimento", disse o governador.
Ponte redimensionada
Nenhum comentário:
Postar um comentário